DICAS

Açaí engorda: mito ou verdade?

Afinal, açaí engorda ou emagrece? Esta pergunta deve vir a sua mente cada vez que você se delicia com uma tigela de açaí.

Uma peculiaridade do açaí é que este fruto  pode ser consumida de diversas maneiras, inclusive hoje em dia o fruto  é extremamente popular. Nota-se que, por mais que o açaí já era consumida antigamente, de uns tempos para cá a demanda aumentou veementemente.

Tendo em mente que o açaí está cada vez mais popular, as dúvidas referentes às calorias ocorrem. Mas será mesmo que o queridinho açaí engorda? seria isso um mito? A seguir iremos falar justamente sobre esses assunto.

Comer açaí engorda?

Açai engorda

Cada 100 gramas, seja fruta ou polpa, possuem 60 calorias. Mas o que isso quer dizer? Depende de como você costuma consumir o açaí, com acompanhamentos como xarope de guaraná, castanhas, granola, banana, e leite em pó, o valor calórico aumenta.

A inserção desses demais ingredientes, pode fazer com que a junção possua até mil calorias, portanto os vilões da história são os acompanhamentos. Quando o açaí  é consumido sem estes acompanhamentos, o mesmo pode até auxiliar no emagrecimento.

Quando consumir açaí?

O açaí é considerado um fruto extremamente rico em ferro, vitaminas B1, B2, C e E, e é considerado um ótimo repositor, ou seja, como o próprio termo repositor diz, é aconselhável seu consumo após as atividades físicas.

Quais os benefícios do açaí?

O açaí por ser rico em ácido oleico, fortalece o coração; dá a sensação de saciedade por ser muito rico em fibras; é antioxidante; auxilia na memoria e concentração; ajuda a acelerar o metabolismo; tem ação anti-inflamatória, combate a anemia e reduz índice da glicemia, insulina e o colesterol ruim.

Como consumir o açaí?

Açai engorda 01

Para não engordar é indicado seu consumo:

  • de forma natural ou sua polpa sem acompanhamentos;
  • no formato de suco batido com água de coco;
  • não exagere nas porções;
  • consuma com intervalos, que tal a cada 5 dias?
  • se precisar adoçar utilize mel;

Conclusão sobre o açaí

O açaí não engorda, na verdade o fruto possui  poucas calorias, em comparação com a banana por exemplo.

O grande problema é que as receitas envolvendo o açaí que são consumidas hoje em dia, envolvem uma série de alimentos extremamente calóricos. Ou seja, as pessoas optam por consumir não apenas o açaí puro.

Por exemplo, na receita de creme de açaí, utilizamos o leite em pó, o xarope de guaraná,  banana, e até mesmo granola. E só a banana por exemplo, pode ter quase o dobro de calorias do açaí.

Por este motivo, não é aconselhável consumir o açaí com outros alimentos, caso esteja praticando uma dieta séria. Logicamente que, vez ou outra é até plausível consumir uma receita com alto teor de calorias, afinal de contas não somos de ferro.

Todavia, se você criar o hábito de consumir creme de açaí, ou outras receitas do gênero cotidianamente, pode ter certeza que você irá engordar. Caso você possua um metabolismo preguiçoso, e desse modo tenha dificuldade em perder peso, o consumo desse tipo de alimento não é aconselhável nem em ocasiões específicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com