DICAS

Acantose nigricans: descubra quais são as causas!

Acantose nigricans   é uma doença ocorrente na região da pele. Esta anomalia se trata do surgimento de manchas escuras que, aparecem nas mais variadas partes do corpo. A Acantose nigricans pode manifestar o sintoma na região das virilhas, axilas, e mais comumente no pescoço.

A causa mais comum envolvendo a Acantose nigricans, é a diabetes tipo 2. Esse tipo de diabetes é aquela que, normalmente surge com o tempo, devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.

Caso a pessoa que sofra de Acantose nigricans, ainda não tiver feito o teste para averiguação de uma possível diabetes, este é o momento. Apesar da diabetes ser uma das causas mais comuns envolvendo a Acantose nigricans, ainda assim, outras anomalias e complicações também podem desencadeá-la.

Como exemplo temos o excesso de peso. Pessoas com uns quilinhos a mais, são mais vulneráveis à Acantose nigricans. Um detalhe importante sobre a Acantose nigricans, é o fato desta complicação surgir mais frequentemente, em pessoas negras. Apesar de ser plausível o surgimento da mesma em indivíduos claros, ainda assim, pessoas de pele escura são propensas ao surgimento.

A Acantose nigricans pode ser indício também, de possíveis distúrbios hormonais, como é o caso de Hipotireoidismo por exemplo. Além disso, até alguns medicamentos como corticoides por exemplo, podem estar relacionados ao surgimento de Acantose nigricans.

Como tratar a Acantose nigricans

Acantose nigricans

A Acantose nigricans pode ser tratada com base na causa. É necessário buscar a ajuda médica, e realizar o exame para averiguação de uma possível existência de diabetes. Havendo-a, é crucial seguir os tratamentos indicados pelo médico.

Esses tratamentos consistem na utilização de medicamentos e, na utilização de insulina na veia, como comumente conhecemos. Tratando a diabetes, possivelmente as manchas providas da Acantose nigricans sumirão, ou, diminuirão de proporção.

Se a Acantose nigricans for ocasionado devido ao excesso de peso, neste caso, o médico recomendará que você reveja os seus conceitos alimentares. A indicação de uma dieta é uma possibilidade. Além disso, poderá ser necessário, praticar exercícios físicos todos os dias.

Em casos mais extremos, onde a Acantose nigricans se encontra em um estágio tido como exacerbado, pode ser necessário a utilização de algum tipo de pomada. Além disso, um tratamento via laser, é mais uma das possibilidades reais.

Tem como evitar a Acantose nigricans?

Artigos mais lidos:

A única maneira de evitar o surgimento de Acantose nigricans, é cuidando da sua saúde. Portanto, evite o consumo de alimentos ricos em açúcar. Além disso, procure manter o seu peso sempre em dias. E se, por ventura, a Acantose nigricans for ocasionada devido a utilização de quaisquer medicamentos, aborte imediatamente o consumo dos mesmos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com