DICAS

Adoçante faz mal? mito ou verdade?

adoçante é um produto artificial que simula o sabor do açúcar, sem propiciar ganho calórico. Normalmente o adoçante é utilizado mais por pessoas com doenças crônicas, como é o caso da diabetes por exemplo.

Assim como qualquer outro alimento industrializado, sempre surgem as dúvidas referentes à possíveis malefícios do mesmo. De uns tempos para cá, muito se fala que o adoçante faz mal à saúde.

Mas seria isso um mito ou verdade? posso consumir o adoçante sem nenhum problema? é justamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Explicaremos como age o adoçante no nosso organismo, e você verá se de fato o adoçante faz mal.

Adoçante faz mal mesmo?

adoçante faz mal

Não. O adoçante não faz mal algum à saúde. Algumas instituições renomadas como a NCI(abreviação de National Cancer Institute), concluíram que o adoçante não faz mal à saúde. Os pesquisadores fizeram vários testes com o adoçante, e efetivamente não houve nenhuma comprovação acerca desta possível tese.

Também não há indícios comprovados de que o adoçante cause anomalias adversas como diabetes por exemplo. Na verdade ele é extremamente indicado para pessoas que sofrem desta doença, por justamente conter poucas calorias.

Fatos interessantes sobre o adoçante

Possui calorias: Alguns tipos de adoçante possuem uma baixa quantia de calorias. Ou seja, nem todos os produtos são literalmente isentos de calorias. Logicamente que a quantidade envolvida não influencia muito, afinal de contas 1 gota de adoçante possui em média 0,2 calorias.

Nem todos podem consumir: Pessoas que têm problemas nos rins, como a insuficiência renal, devem averiguar o índice de sódio. Normalmente o adoçante possui uma boa quantidade de sódio, o que obviamente pode causar retenção de líquido.

Não engorda: Apesar do adoçante ser circunstancialmente referenciado como um alimento que engorda, ainda assim não há comprovações sobre esta hipótese. O que ocorre na maioria das vezes, são mitos envolvendo este  e outros alimentos semelhantes; portanto, não acredite em tudo o que você ouve falar.

Os benefícios do adoçante

Dentes: O açúcar agride os dentes, podendo ocasionar cáries e consequentemente amarelamento dos mesmos. Consumindo o adoçante, este tipo de problema deixa de ocorrer.

Diabetes: Como bem sabemos, o alto consumo de açúcar pode ocasionar à longo prazo, a temida e rigorosa diabetes.

Ajuda a emagrecer: Por conter poucas ou quase nenhuma caloria, o adoçante é indicado para quem luta constantemente contra a balança.

Gordura no fígado: Dentre todos os malefício do açúcar, uma possibilidade real é o acumulamento de gordura no fígado. Excessos de gordura no fígado pode desencadear sintomas como cansaço excessivo, enjoos e vômitos, cefaleia, dentre outros sintomas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com