FITNESS E NUTRIÇÃO

Alimentação equilibrada: quais alimentos comer?

Uma alimentação equilibrada é fundamental para que possamos emagrecer, caso estejamos acima do peso. E mesmo que você não tenha problemas com excesso de peso, ainda sim é sumamente importante manter uma boa alimentação.

Só para termos uma mínima ideia do quão importante é uma alimentação equilibrada, se por exemplo ingerirmos por longos períodos alimentos gordurosos, podemos adquirir pressão alta, e pode haver ainda o desencadeamento de complicações cardíacas.

Mas o que comer para termos uma alimentação equilibrada? é justamente sobre isso que este artigo falará. Logo mais iremos contextualizar quais são os alimentos que devem ser priorizados em uma alimentação equilibrada.

O que comer em uma alimentação equilibrada?

alimentação equilibrada

Fibras: As fibras são importantes para uma alimentação equilibrada pelo fato de serem essenciais no processo de digestão. As frutas são alguns dos principais alimentos ricos em fibras, logo o consumo das mesmas deve ser priorizado sempre.

Proteínas: As proteínas devem ser inseridas em uma alimentação equilibrada. Esse nutriente é importante essencialmente para os músculos. Ou seja, ela evita desgaste muscular, sendo assim ideal para atletas ou até mesmo pessoas que não praticam nenhuma atividade. As carnes são as principais fontes de proteínas.

Vitaminas: Existem uma gama enorme de tipos diferentes de vitaminas, que são essenciais para a nossa saúde. Então para que haja uma alimentação equilibrada, o ideal é consumir bastante frutas e verduras, pois tais alimentos são riquíssimos em vitaminas.

Cálcio e vitamina D: O cálcio e a vitamina D são essenciais para os ossos, logo, uma alimentação equilibrada deve conter alimentos com estes nutrientes. O cálcio pode ser encontrado em vegetais verdes e no leite e seus derivados; já a vitamina D pode ser adquirida através do consumo de ovos, e  através da exposição solar.

Ômega 3: O ômega 3 é um ácido graxo que deve ser consumido corriqueiramente, ele ajuda a melhorar as funções cognitivas, além de contribuir com a eliminação de LDL, dentre outros fatores. Podemos encontrar este nutriente em peixes e em vegetais como couve por exemplo, além de suplementos.

Água: A água deve ser priorizada na alimentação equilibrada. Para que de fato tenhamos uma alimentação equilibrada, devemos consumir pelo menos 2 litros de água por dia. O motivo? a água ajuda a hidratar, elimina toxinas, além de ser fundamental em outros aspectos.

O que evitar em uma alimentação equilibrada

Em plena alimentação equilibrada, evite alimentos gordurosos, enlatados, comidas de fast food, carne vermelha, salgadinhos, carnes processadas como salsicha e também refrigerantes. Quanto aos doces, evite o consumo dos mesmo, afinal de contas o carboidrato transforma-se em açúcar dentro do organismo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com