DICAS

Alimentos alcalinos: descubra quais são eles!

Os alimentos alcalinos são extremamente importantes para a nossa saúde, e devem ser consumidos com frequência. Dentre os principais benefícios em se consumir alimentos alcalinos, podemos citar a eliminação de acidez no sangue.

Só para você ter ideia, quando há acidez no sangue, o PH diminui, e o organismo tenta a todo custo extirpar esta acidez sanguínea. A consequência disso são eventos adversos como respiração profunda por exemplo, além de outros possíveis sintomas.

Também devemos destacar a importância dos alimentos alcalinos no que se refere aos antioxidantes. Isso porque os alimentos alcalinos são riquíssimos em antioxidantes. Esses mesmos antioxidantes, agem beneficamente no organismo de diversas maneiras.

Por exemplo, eles contribuem com a proteção dos neurônios, potencializando assim a memória. Também devemos destacar o fato de que, os antioxidantes presentes nos alimentos alcalinos, ajudam a proteger a pele.

Quais são os alimentos alcalinos?

alimentos alcalinos

Depois de termos falado um pouco sobre os benefícios dos alimentos alcalinos, é hora de citarmos quais são alguns deles. Vale salientar que para se beneficiar dos efeitos positivos dos alimentos alcalinos, é extremamente importante você consumir os alimentos alcalinos todos os dias. Veja quais são eles:

  1. Couve;
  2. Pepino;
  3. Coentro;
  4. Salsa;
  5. Semente de abóbora;
  6. Algas;
  7. Beterraba;
  8. Abacate;
  9. Soja;
  10. Alho;
  11. Ervilha;
  12. Gengibre;
  13. Orégano;
  14. Limão;
  15. Rabanete;

Esses são alguns dos principais alimentos alcalinos, inclusive há outros alimentos alcalinos, mas menos eficientes. Vale salientar novamente que, para se beneficiar, é necessário consumir os alimentos alcalinos todos os dias.

Alimentos ácidos

Além dos alimentos alcalinos, existem também os alimentos ácidos. Mas o que são eles? bom, diferentemente dos alimentos alcalinos, os alimentos ácidos aumentam a acidez no sangue, podendo provocar a complicação citada no início deste artigo.

É  muito importante evitar o consumo desse tipo de alimento, logicamente que é viável consumi-los, mas, é sempre bom consumir o mínimo possível. Veja a seguir quais são os principais alimentos ácidos que você deve evitar ao máximo:

  1. Café;
  2. Maçã;
  3. Bebidas alcoólicas;
  4. Refrigerante;
  5. Chocolate;
  6. Açúcar e doces;
  7. Vinagre;
  8. Queijo;
  9. Ovo;
  10. Batata;
  11. Iogurtes;
  12. Manteiga;
  13. Maionese;
  14. Cookies;
  15. Avelã;

Observe que alguns desses alimentos são extremamente importantes para a nossa saúde, já outros são secundários. Então evite o consumo justamente desses alimentos que não agregam muito valor nutricional à sua saúde.

Para evitar complicações adversas, evite o consumo exagerado de alimentos ácidos, e priorize sempre o consumo dos alimentos alcalinos. O ideal é você formalizar uma dieta com base nas suas necessidades nutricionais. Caso necessário, procure um nutricionista, ainda mais se a acidez sanguínea estiver lhe incomodando.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com