DICAS

Alimentos bons para o fígado: lista com top 10

A gordura no fígado é uma complicação séria, e se não houver um cuidado, pode ser necessário inclusive o transplante do órgão. E além do excesso de gordura, existem outras complicações envolvendo este importante órgão, como é o caso dos vários tipos de Hepatites por exemplo.

Para evitar essas complicações, é necessário mantermos uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, enfim, cuidar da saúde num contexto  geral.

Pesando justamente no quesito alimentação, iremos hoje mostrar alguns alimentos bons para o fígado. Procure consumir pelo menos 3 deles todos os santos os dias, você pode inclusive mesclar, em prol do cardápio não ficar repetitivo.

Alimentos bons para o fígado

alimentos bom para o figado

Alho: Este alimento possui propriedades importantes para o fígado, como é o caso da alicina e também do selênio.

Frutas vermelhas: As frutas vermelhas possuem antioxidantes que eliminam toxinas existentes no fígado. Portanto, consuma frutas como a acerola, e também cereja.

Além disso, a melancia é uma das mais poderosas frutas vermelhas, pois além de proteger o seu fígado, ela também é super indicada para evitar complicações sérias como o câncer de próstata por exemplo.

Folhas escuras: O fígado é um dos responsáveis pela digestão, e alguns alimentos podem diminuir a capacidade de funcionamento deste órgão.

Folhas escuras como espinafre e couve por exemplo, são essenciais para o fígado, pois possuem uma substância cujo nome é clorofila. Com isso, ela potencializa a produção do bile, que por sua vez trabalha na eliminação de substâncias nocivas, como metais pesados por exemplo.

alimentos bom para o figado 0

Limão: O limão é outro importante alimento que também potencializa a quantidade do bile no fígado.

Maçã: E como não falar dela, não é mesmo? pois bem, a maçã possui a pectina, substância essa que faz uma faxina no fígado, eliminando toxinas e outros elementos.

Azeite: O azeite possui ômega 9, um nutriente mais do que essencial para proteção da saúde do fígado.

Salmão: Já o salmão, este contém o famoso ômega 3, ácido graxo que elimina toxinas, além de proporcionar inúmeros outros benefícios para a  nossa saúde.

Chá verde: O chá verde contém antioxidantes importantes que eliminam as toxinas existentes no fígado. Além disso, ele também é indicado para quem busca emagrecer.

Água: A água é um elemento importante para literalmente realizar uma faxina no fígado. Ela elimina as substâncias danosas ao fígado, e além disso, é essencial para a nossa saúde em outros âmbitos.

alimentos bom para o figado 045

Gengibre: A gengibre é mais um dos alimentos que potencializa a bile existente no fígado. Uma maneira bem interessante de consumi-la é ralada, em saladas no almoço ou jantar.

Beterraba: A beterraba possui os flavanóides, propriedade esta que também contribui na eliminação de substâncias danosas ao órgão.

Observação sobre problemas no fígado

fígado como vimos, pode causar algumas complicações de saúde, como a Hepatite e o excesso de gordura por exemplo.

Uma observação importante é que, doenças ocorrentes no fígado nem sempre manifestam sinais. Por este motivo, recomendo veementemente a realização de exames periódicos, como é o caso do check-up por exemplo.

Em caso de Icterícia, que é o amarelamento dos olhos e da pele, é de extrema importância procurar um médico, caso este sintoma efetivamente ocorra. Isso pode ser um indício claro de que a enfermidade envolvida evoluiu.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com