DICAS

Banana engorda? mito ou verdade

Muitas pessoas têm a mania de dizer que bana engorda, que ela é uma verdadeira vilão de quem procura emagrecer de verdade, mas seria isso mito ou verdade? seria um pecado comer a banana em plena dieta?

Pecado seria não comer a banana, independentemente se você está ou não praticando uma dieta. Então essa afirmação é um mito, a banana não engorda. Na verdade a banana possui inúmeros nutrientes que auxiliam no emagrecimento.

Porém se a banana for consumida exacerbadamente, neste caso ela pode sim engordar. Na verdade toda fruta pode engordar, tudo depende da quantidade em que a mesma for consumida, por isso é necessário um certo controle alimentar para que você não ingira frutas em excesso.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Só para se ter ideia, 100 gramas de banana possui aproximadamente 89 calorias. Essa quantidade calórica é muito baixa devido aos inúmeros benefícios que a banana proporciona, mas se por exemplo consumirmos 20 bananas por dia, teríamos consumido  mais de 1700 calorias, que neste caso ultrapassa o teto de valores energéticos recomendados diariamente.

Banana engorda 022

Procure sempre aliar a banana a sua dieta, digo dieta pelo fato de que é preciso sim, ter um controle alimentar baseado em regras. Quem precisa emagrecer tem que adotar uma dieta, e isso não significa que a pessoa tem que passar fome, nada disso.

Confira a seguir quais sãos os principais benefícios da banana:

  • Ajuda na saciedade: A banana possui fibras solúveis, que ajuda e muito na absorção de gordura. Além de auxiliar nessa absorção de gordura, as fibras também te deixam mais saciados, o que é ótimo, evitando assim ataques de fome ou alimentação irregular nas horas erradas.
  • Age diretamente nos músculos: A banana possui  o amido o  e potássio, ambos auxiliam e muito na fortificação dos músculos. Quem pratica musculação ou academia geralmente ingere pelo menos 2 bananas antes do início das atividades; inclusive se você pratica atividades físicas, fica aí a nossa recomendação.
  • Banana reduz a pressão das artérias: Outro benefício do potássio é o fato do mesmo auxiliar na diminuição da pressão arterial. Isso porque além dele realizar essa função, a banana possui pouco sódio, o que a configura uma grande aliada no controle da pressão arterial.
  • Banana auxilia na digestão: Citamos anteriormente mas vale a pena falar novamente. A banana, devido à suas fibras, ajuda e muito no processamento dos alimentos no estômago.
  • Banana auxilia na visão: A banana auxilia e muito na visão, isso porque a mesma possui quantidade significativa de vitamina A e beta-caroteno, que protegem a retina dos olhos.

Prefira a banana o mais verde possível

Banana engorda 02

Quanto mais verde for a banana, melhor ela será para o consumo. Digo isso pelo fato de que a banana verde possui um amido resistente que diminui o açúcar do sangue e auxilia ainda mais na saciedade, em conjunto com as fibras solúveis.

Esse amido está presente na banana verde, porém quando a banana começa a amadurecer, esse amido é transformado em açúcar natural, o que torna a banana mais calórica; por isso prefira ingerir a banana o mais verde possível.

O fato da banana verde ser a mais recomendada para o consumo não diminui a relevância da banana madura, ao contrário, a banana madura possui os mesmos nutrientes que a banana verde, o que muda é o fato da banana verde possuir esse amido, que ajuda ainda mais a saúde, em conjunto com todos os nutrientes da banana madura.

Qual o horário ideal para comer a banana

Banana engorda 03

Aposto que alguém já lhe disse que comer banana à noite engorda, e/ou pode trazer pesadelos. Caso você não tenha ouvido esse tipo de afirmação, com certeza você virá a ouvi-la futuramente.

Essa é uma ideia errônea, a banana pode ser consumida tanto à noite quanto de dia, ao levantar ou ao amanhecer, não importa. A única regra que deve ser seguida é o consumo moderado da banana, portanto fique atento neste aspecto para não exagerar na dose.

Receitas de banana verde

Como dissemos anteriormente que banana verde é melhor para o consumo, iremos mostrar algumas receitas bem deliciosas que você pode fazer na sua casa. Além das que mostraremos aqui, há outras inúmeras possibilidades, pois a banana é realmente versátil. Confiras as receitas.

Biomassa de banana verde 

Banana engorda 04

O que precisaremos nessa receita é de um cacho inteiro de banana verde. Porém as bananas não podem está de vezes, ou em processo de amadurecimento, genuinamente elas tem que estarem bem verdes mesmo.

Como se prepara: Ferva uma quantidade de água equivalente a 1 panela de pressão, depois que essa água estiver devidamente fervida, coloque-a na panela de pressão. Lave bem as bananas e coloque-as com a casca dentro da penela de pressão e deixe fervendo por 8 minutos com fogo alto.

Depois disso desligue o fogo, porém deixe as bananas na panela  com o fogo desligado por mais 13 minutos. Quando esse tempo for concluído, permaneça com as bananas na panela com a água quente, o que terás de fazer agora é remover banana por banana, uma a uma, depois descasque-as e coloque-as no liquidificador

A banana ideal é a nanica, mas caso não haja a disponibilidade, pode ser qualquer uma mesmo.

Sucos com  a biomassa da banana

Banana engorda 05

Depois que retiramos a biomassa da banana, o nosso objetivo é consumir aquela poupa de alguma forma. Os jeitos mais tradicionais são através de vitaminas e sucos. A seguir mostraremos uma receita bem deliciosa de uma vitamina, confira os ingredientes necessários:

  • 1 colher de linhaça
  • 1 copo comum de leite de soja
  • 1 colher da biomassa que retiramos da banana no processo anterior
  • 5 morangos
  • 1 banana nanica madura, pode ser outra qualidade

Depois que todos esses ingredientes tiverem devidamente preparados, é hora de batê-los no liquidificador. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata-os, em seguida basta beber a vitamina de banana.

Versatilidade

Essa biomassa de banana é realmente incrível, podemos adicioná-la a qualquer vitamina ou suco por exemplo. Lembra da vitamina de abacate com leite, com certeza o acréscimo da biomassa da banana verde deixará a receita mais saborosa ainda, vale a pena testar.

Procure seguir a regra alimentar 3 em 3

Banana engorda 06

Essa é uma regra alimentar estipulada por nutricionista e todos os especialistas na área de saúde, sempre que possível procuro recomendar essa pequena regra, que consiste em comer a banana ou qualquer outro alimento de 3 em 3 horas.

Independentemente da receita envolvendo a banana, seja ela uma vitamina, um suco, ou a banana pura mesmo, não importa, o ideal é fazer uma refeição a cada 3 horas.

A importância dessa regra é que o cérebro entenderá que não faltará alimentos para o organismo, e dessa forma ele irá liberar mais calorias, para que verdadeiramente não haja um acúmulo de energia no organismo.

Em contrapartida, caso haja um jejum prolongado, o efeito será o inverso, pois o nosso organismo, temendo a falta de alimentos, tentará ao máximo segurar os alimentos, em prol de não faltarem.

Considerações finais

Pudemos conferir que a banana verdadeiramente não engorda, ou seja, isso é um mito. O que poderá engordar é a sua alimentação diária, se logicamente ela não tiver regras.

Qualquer fruta, se consumida em exagero, poderá sem a menor sobra de dúvidas engordar, e com a banana isso não é diferente, porém se o consumo for moderado e na medida certa, não haverá problema algum, tanto é que existe a dieta dos pontos.

Uma última dica, que não tem muito a ver com a banana, é  a seguinte: se o seu tempo for curto, e logicamente não houver a disponibilidade da prática de uma atividade todos os dias, opte por práticas como utilizar a escada ao invés do elevador, ir ao trabalho a pé, se logicamente o local não se encontrar tão distante.

Essas mudanças de hábito trazem muitos resultados, por isso vale muito a pena. Caso haja a disponibilidade da prática de uma atividade física, faça pelo menos 30 minutinhos todos os dias, ou 1 hora 3 vezes por semana.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com