Scroll Top

ALIMENTAÇÃO FITNESS E NUTRIÇÃO MITO OU VERDADE

Batata yacon emagrece: mito ou verdade?

Hoje, existem muitas receitas e fórmulas para chegar ao corpo perfeito.

Entre tanta informação recebida de diversas fontes, fica difícil saber o que é verdade e o que é mito quando o assunto é emagrecer.

Entre as possíveis opções, está a batata yacon. Se você já ouviu falar que a batata yacon emagrece, mas não conhece a respeito da mesma, continue a leitura do artigo e descubra.

Iremos hoje mostrar se de fato a batata yacon emagrece mesmo ou não.

Batata yacon emagrece? 

batata yacon emagrece

A batata yacon é um tubérculo que auxilia no controle do colesterol e do diabetes (saiba mais sobre a origem abaixo). Mas afinal, será que a batata yacon emagrece mesmo?

A resposta é sim, e por diversos fatores. O primeiro deles é a quantidade de calorias. Enquanto uma batata inglesa possui mais de 50 calorias para cada 100 gramas, a batata yacon possui pouco mais de 30 na mesma proporção.

Além disso, a batata yacon possui em grande quantidade um carboidrato chamado de frutooligossacarídeo, cujo processamento pelo organismo acontece de maneira mais lenta que os demais.

Ao ingerir carboidratos simples, o corpo libera mais glicose no sangue. Isso faz com que o pâncreas tenha de produzir mais insulina – o que acarreta no acúmulo de gordura. Isso também interfere diretamente na sensação prolongada de saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos.

batata yacon emagrece 01

Mas não é só isso. A batata yacon é conhecida por ser um alimento funcional. Isso significa que seu consumo traz uma série de benefícios para organismo. A batata yacon ajuda a controlar o intestino, com carboidratos que servem de alimento para bactérias que auxiliam na manutenção da flora intestinal.

A batata yacon também é recomendada para pessoas com diabetes. Mas é preciso atenção, já que é recomendada apenas para portadores de diabetes tipo 2, já que o carboidrato presente em sua composição é muito resistente, o que dificulta a quebra das moléculas.

A batata yacon pode ser consumida de diversas formas. Muito semelhante à batata-doce, a confusão é comum, mas tratam-se de tubérculos diferentes. A yacon pode ser consumida crua ou juntamente com saladas.

Você também pode preparar sucos, batendo-a no liquidificador juntamente com frutas como laranja e kiwi, para tornar o sabor mais agradável.

Batata yacon: conheça mais!

batata yacon emagrece 0155

Agora que você já sabe quis os benefícios desse alimento, e entende que a batata yacon emagrece de fato, vale a pena saber um pouco mais sobre a iguaria. A batata yacon tem origem na Cordilheira dos Andes.

Suas folhas e tubérculos são consumidos em diversos países da América Latina. Existem registros que apontam que povos pré-colombianos, como os Incas, mantinham plantações de batata yacon no território onde hoje é o Peru. Outros países, como a Colômbia, a Venezuela e a Argentina também plantam o tubérculo.

No Brasil, a produção da batata acontece especialmente no interior de São Paulo. De acordo com o portal da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, também é possível encontrar plantações de batata yacon no litoral norte gaúcho, na cidade de Maquiné.

Conclusão sobre a batata yacon

Devo consumir a batata yacon? bom, eu recomendo a utilização deste alimento. Porém é válido procurar a ajuda de um nutricionista.

Se você busca emagrecer, é necessário não exagerar nas calorias consumidas diariamente. Por este motivo, é necessário conciliar  a batata yacon na sua dieta, sem interferir na quantidade de calorias ideais para o consumo diário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Interessante, vou incluir no meu cardápio.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.