DICAS

Benefícios da canela

A canela é uma especiaria muito utilizada na culinária, na forma de tempero, aromatizante e no preparo de chocolates e licores.

Na medicina, a canela também exerce um importante papel. Rica em minerais como ferro, cálcio e manganês, ela pode ser utilizada no tratamento da indigestão, inchaço e diarreia. Pesquisas divulgadas recentemente indicam que a canela pode contribuir para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, podendo então, contribuir na redução de gordura acumulada no corpo e no emagrecimento.

Aprenda mais aqui sobre os benefícios desse poderoso ingrediente e sua relação com o emagrecimento.

Por que a canela ajuda a emagrecer?

beneficios da canela 4

Pesquisas indicam que a canela funciona como um regulador do excesso de açúcar encontrado no sangue, causado por disfunções hormonais ou simplesmente pelo consumo excessivo. Equalizando a produção de insulina e regulando os níveis de glicose no sangue, a canela contribui no combate à gordura localizada, impedindo seu acúmulo excessivo em nosso corpo.

Além disso, a canela é um ingrediente termogênico. Termogênicos são conhecidos como substâncias queimadoras de gordura. De maneira geral, eles ajudam a manter o metabolismo acelerado, contribuindo na queima de calorias e consequentemente na eliminação da gordura.

O consumo dessas substâncias também pode contribuir para a definição da massa muscular, aumento da disposição e consequente melhora no desempenho em treinos e atividades físicas de forma geral.

Por fim, na canela podemos encontrar quantidades substanciais de cálcio. Esse mineral, responsável pela formação e manutenção dos ossos no corpo humano, também pode ser considerado um aliado no controle do peso. O consumo do cálcio pode contribuir na redução da gordura corporal e auxiliar na perda de peso.

Incluindo a canela na alimentação

beneficios da canela 44

Incluir a canela na alimentação diária não é uma tarefa complicada. Para desfrutar dos benefícios desse ingrediente, basta consumir uma colher de chá por dia. Seguem algumas dicas para incluir a canela na alimentação:

  • Faça o chá de canela – Além de ter pouquíssimas calorias, o preparo é simples e o sabor é potencializado;
  • Inclua a canela como especiaria em pratos salgados (muito utilizada em países como Índia e Marrocos);
  • Utilize em ingredientes doces – Ela pode ser usada na preparação de bolos, tortas, biscoitos, chocolates, etc. É um ingrediente importante na panificação e confeitaria ao redor do mundo.
  • Adicione uma colher de chá de canela a frutas, cereais, torradas, etc.

Efeitos colaterais da canela

Apesar dos inúmeros benefícios do uso da canela, o consumo em excesso da substância pode provocar efeitos colaterais. Gestantes devem consumir o produto com cuidado devido à possibilidade de ter efeito abortivo.

Consumir uma grande quantidade de canela também pode aumentar a frequência do coração, podendo ser perigoso para pessoas que apresentam doenças cardíacas. O uso excessivo da substância também pode estar relacionado a irritações no estômago, em pessoas que já apresentem alguma condição anterior no sistema digestivo, como úlcera.

De maneira geral, a inclusão da canela em quantidades moderadas pode trazer inúmeros benefícios à saúde e auxiliar no emagrecimento. Aliada a uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, a canela pode ser usada como uma importante ferramenta na luta contra a gordura e na perda de peso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com