DICAS

Benefícios do açaí para a sua saúde

Uma fruta genuinamente brasileira e que cada vez mais vem conquistando espaço no Brasil e no mundo, o açaí é simplesmente um verdadeiro sucesso.

Natural da região da Amazônia, essa fruta, além de possuir uma pigmentação intensamente roxa, que chama a atenção, possui um sabor único e delicioso, combinando com uma gama variada de pratos.

Os benefícios do açaí são bem notórios, inclusive iremos comentá-los logo mais. Após descobrir quais são os benefícios do açaí, com certeza você irá se interessar por esta fruta. O ideal é consumi-la ao menos uma vez por semana, se obviamente houver a disponibilidade.

Peculiaridades do açaí

beneficios do açai

Como dissemos anteriormente, o açaí tem uma intensa pigmentação roxa, que traz consigo inúmeras propriedades e nutrientes que fazem dele um item muito importante para a saúde de seu consumidor.

Ele se popularizou já alguns anos e agora é até mesmo exportado para outros países. Encontra-se o açaí in natura, ou seja, na forma da fruta em si, mas também se encontra o produto em forma de polpa para sucos e também em uma espécie de polpa congelada, vendida em diversos mercados.

O açaí pode ser consumido na forma de suco, puro, com granola, acompanhado de outras frutas e ingredientes, como leite ninho, leite condensado, mel, enfim, as possibilidades e combinações são diversas, à gosto do paladar de cada um de seus consumidores.

Mas os benefícios do açaí vão muito além de agradar ao paladar. A seguir iremos comentá-los.

Benefícios do açaí para a saúde

beneficios do açai 01

  • Ele é uma fruta extremamente energética, dando a você disposição,  força e ânimo para suas atividades do dia a dia e, também para a prática de exercícios físicos.
  • O açaí é também rico em vitaminas, minerais, ferro, potássio, cálcio, fibras, fosforo, entre uma infinidade de nutrientes. Por conter ácido oleico (uma espécie de gordura saudável) ele ajuda a proteger contra o câncer, inibindo o crescimento de tumores.
  • Devido à presença de ômega 6 e ômega 9, ele contribui na diminuição dos índices do LDL, o chamado colesterol ruim e além disso, ele aumenta os índices do HDL, conhecido como o colesterol bom; e esse HDL diminui as chances de ataques cardíacos.
  • Além disso, o açaí melhora a circulação sanguínea e previne a inflamação das artérias, contribuindo para um coração mais saudável.
  • Um dos principais benefícios do açaí é fato dele ser um alimento que contém uma enorme abundância de antioxidantes. Os antioxidantes são os responsáveis por combater os radicais livres, prevenindo doenças como câncer, AVC, entre outros.
  • Por combater os radicais livres (por conta da presença dos antioxidantes), o açaí previne o envelhecimento celular do organismo como um todo, e dessa forma, a pessoa envelhece menos.

Aliando sabor e saúde com o açaí

beneficios do açai 012

O açaí, como pudemos observar, é um alimento muito saboroso e que proporciona inúmeras vantagens para quem o consome.

Além de nos agraciar o paladar, nossa saúde conquista ganhos impagáveis. Apesar de ser relativamente calórico, os benefícios do açaí compensam esse aspecto.

Na verdade, o açaí em si não é tão calórico, porém quando o mesmo é consumido com outros alimentos, daí a junção torna-se calórica, o que não é viável para quem busca emagrecer.

Busque incluir o açaí na sua dieta. Existem uma série de receitas envolvendo o alimento, mas fique atento às receitas onde ocorre a junção de outros alimentos calóricos, pois dessa forma, o conjunto da obra tende a ser calórico. O ideal é consumir o açaí puro, caso você esteja adotando uma dieta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com