FITNESS E NUTRIÇÃO

Bulimia: quais as causas e tratamento adequado?

bulimia nervosa, ou simplesmente bulimia, é uma espécie de distúrbio onde, a pessoa se alimenta excessivamente, mas, posteriormente, provoca vômitos. Fazendo isso, o alimento ingerido não é processado pelo organismo, o que por sua vez, não acarreta em ganho de peso.

Uma pessoa com bulimia, normalmente não consegue discernir mentalmente, quais são os padrões aceitáveis de beleza. Ou seja, a pessoa não se aceita do jeito que é. Vamos supor que uma pessoa esteja no peso ideal, ou até mesmo abaixo do peso, se por ventura ela colocar na cabeça que está acima do peso, neste caso a bulimia entra em ação.

Como consequência, o indivíduo busca alternativas para perder peso mais fugazmente. Mas em contrapartida, ela come excessivamente, pois a comida é um dos meios de se aliviar toda a tensão e ansiedade provocada pela bulimia.

Após ingerir essa comida, a pessoa com bulimia, provoca vômitos, pois o objetivo é impedir que o alimento seja processado. Além de provocar vômitos, a pessoa com bulimia, pode ainda, utilizar medicamentos do tipo laxante.

Sintomas da bulimia nervosa

bulimia nervosa

Provocar vômito: Após se alimentar, a pessoa com bulimia provoca vômitos.

Medo de ganhar peso: Outro fator importante que, evidencia uma possível bulimia, é a preocupação excessiva no que se refere ao aspecto ganho de peso.

Ir ao banheiro após se alimentar: Ir ao banheiro todos os dias após se alimentar, é um indício de que a pessoa está com bulimia.

Suplementação: Além do que foi citado, pessoas com este distúrbio, fazem uso de suplementação para emagrecer.

Laxantes: Os laxantes também são bastante utilizados afim de evacuar os alimentos.

Preocupação demasiada com estética: Preocupar-se com a estética e beleza é algo até plausível, agora, quando isso ocorre de uma maneira descontrolada, neste caso, tal preocupação torna-se doentia, podendo ser um forte indício de bulimia.

A bulimia e o psicólogo

Será necessário frequentar um consultório de psicologia, afim de identificarmos as causas da bulimia. Normalmente se a bulimia evoluir para uma anorexia, pode ser necessário consultar outro tipo de especialista, mas, o nosso objetivo é justamente impedir que, a bulimia efetivamente se transforme em anorexia, e consequentemente evolua.

Tratamento para bulimia

Artigos mais lidos:

É importante termos  em mente que, a bulimia se trata de um transtorno basicamente psicológico. Com isso, o tratamento quase sempre, girará em torno de medicamentos antidepressivos, além de terapias para reverter os sintomas de bulimia.

Pode haver recaídas, e se este for o caso, a bulimia deve ser tratada novamente; é importante salientar que, em casos de bulimia, o apoio familiar é um dos principais embasamentos para contenção deste tipo de complicação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com