DICAS

Calibrar pneus: o que é isso, e como realizar?

Você sabe o que é calibrar pneus? bem, calibrar pneus, é o mesmo que ajustar a pressão adequada de ar existente nos pneus. Ou seja, cada fabricante disponibiliza uma métrica que especifica qual a calibragem ideal para àquele determinado veículo.

Calibrar os pneus é importante por diversos motivos. O primeiro deles é o fator econômico, pois, um pneu descalibrado, tende a ser consumido mais rapidamente. Estima-se que um pneu devidamente calibrado, economize aproximadamente de 7 a 10 mil KM.

Além do fator dito anteriormente, é também importante calibrar os pneus por motivos de segurança. Ou seja, um pneu descalibrado pode causar vários acidentes. Em muitos casos, o acidente se deve ao fato do condutor perder a direção do veículo.

Dado às informações anteriores, fica a pergunta: quando devo calibrar os pneus do meu carro? e quais as métricas a serem utilizadas? bem, a seguir estaremos justamente mostrando como calibrar os pneus do seu automóvel de uma maneira fácil.

Como calibrar os pneus?

Existem basicamente dois sistemas de calibragem de pneus. O primeiro se chama BAR, e o segundo PSI. O PSI é o comumente utilizado em carros aqui no Brasil, já o BAR é bastante requisitado em carros europeus.

Para saber a calibragem ideal para o seu carro, primeiramente tenha em mãos o manual do teu carro. Neste manual, navegue até a sessão de pneus, e verifique qual é a calibragem ideal indicada pela fabricante.

calibrar pneus

Se por ventura você não tiver o manual em mãos, tente procurar na internet por informações referentes ao modelo do veículo, além do ano. Geralmente no site da fabricante, é possível encontrar o manual para download em formato de PDF.

Como você viu na ilustração acima, a imagem informa a calibragem dos pneus em PSI e em BAR. Observe também que, onde há o desenho das pessoas, é uma ilustração indicando a calibragem dos pneus, de acordo com o volume de passageiros e de bagagem.

Após ter em mente qual é a calibragem ideal dos pneus, basta você introduzir no visor da bomba de ar, o valor referente em PSI. Feito isso, os pneus do seu carro, estarão todos devidamente equilibrados. Normalmente é importante refazer este processo de 2 em 2 meses, pois é comum os pneus descalibrarem com o tempo.

Como cuidar dos pneus

Além de calibrar os pneus, outras medidas de segurança devem ser adotadas no carro, afim de que a vida útil dos pneus seja elevada. É importante fazer o balanceamento do carro, quando você perceber que há alguma anormalidade neste sentido. Além do balanceamento, o alinhamento é outro procedimento crucial.

Ambos os processos devem ser realizados quando o carro completar 10 mil KM rodados, ou quando houver a troca dos pneus. Outra dica importante para economizar nos pneus, é evitar dar derrapadas no asfalto.

As derrapadas normalmente ocorrem devido à freadas bruscas. Em alguns casos, este tipo de freada é inevitável, principalmente em situação de perigo; mas, quando a mesma ocorre de maneira proposital, saiba que isso é totalmente desnecessário, e você estará diminuindo a vida útil dos pneus.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com