FITNESS E NUTRIÇÃO

Cardápio para uma alimentação saudável e eficiente

Para termos uma alimentação saudável é necessário reformular o nosso cardápio diário, selecionando assim os principais alimentos a serem consumidos, levando em consideração a real importância de cada um deles.

Infelizmente o cardápio de muitos brasileiros é precário, alguns não se preocupam sequer em consumir vegetais e frutas. Outros dão uma certa atenção maior aos alimentos improdutivos, tornando assim o cardápio literalmente desinteressante para a nossa saúde.

É importante salientar que a nossa saúde depende de uma boa alimentação. Então o que inserimos no nosso cardápio diário definirá os rumos da nossa saúde, tanto positivamente quanto negativamente.

A seguir estaremos mostrando quais são os principais alimentos a serem introduzidos ao seu cardápio. Também mostraremos um exemplo de cardápio saudável. Você mesmo poderá elaborar um cardápio saudável, mas caso esteja de dieta, procure o auxílio de um nutricionista.

O que devo utilizar no cardápio?

cardapio alimentação saudavel

Os principais alimentos a serem utilizados no cardápio são as frutas, verduras, grãos, carnes brancas de preferência, e secundariamente o carboidrato. O carboidrato é fundamental pelo fato de propiciar energia ao corpo, porém este nutriente pode ser vilão se consumido em excesso, podendo assim causar o ganho de peso.

O que você deve evitar no seu cardápio são alimentos enlatados, refrigerantes, balas e doces em excesso, comidas de fast food, sucos industrializados(priorize os naturais), alimentos gordurosos e carne vermelha. Esses alimentos devem ser utilizados no cardápio o mínimo possível, pois são improdutivos e podem causar alguns danos à saúde.

Tendo em mente  os principais alimentos a serem consumidos, veja  a seguir um exemplo de cardápio saudável:

Exemplo de cardápio saudável

Cardápio do Café da manhã: 1 copo de leite, 2 fatias de pão integral com requeijão light.

Cardápio do Segundo lanche da manhã: 1 maçã ou banana.

Cardápio do Almoço: Arroz, feijão, filé de frango ou peixe, frutas e legumes à vontade(utilize pelo menos 3 opções diferentes), de sobremesa pode ser uma salada de frutas.

Lanche da tarde: Café com pouco açúcar, torradas ou biscoito cracker.

Cardápio do Jantar: O mesmo do almoço, podendo substituir o arroz pelo macarrão, e também os tipos de carnes e verduras.

Ceia: 1 iogurte natural ou vitamina de abacate. Na ceia é interessante não consumir carboidrato, pois neste período do dia o metabolismo desacelera, o que pode acarretar no ganho de calorias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com