Scroll Top

ALIMENTAÇÃO SAÚDE

Chá de arruda: benefícios e modo de preparar!

chá de arruda  é uma bebida útil para vários fins. A arruda, erva esta bastante conhecida, possui uma série de propriedades que propiciam por sua vez, vários benefícios à nossa saúde.

Vale destacar que a arruda é muito cultuada em rituais religiosos. Segundos lendas, a planta é uma espécie de parede que impede que o olho gordo afete a vida das pessoas. Por esta razão, ela é bastante presente ao lado direto das portas de algumas casas.

Cientificamente não há comprovações acerca dos poderes místicos da arruda, todavia, sabemos que essa planta possui uma série de nutrientes e propriedades que fortalecem o nosso sistema imunológico

A seguir iremos justamente mostrar quais são esses benefícios que especialmente o chá de arruda proporciona.

Benefícios do chá de arruda

chá de arruda 0

Regula ciclo menstrual: O chá de arruda é indicado para mulheres que sofrem com a irregularidade do ciclo menstrual.

Ansiedade: Caso você sofra de ansiedade, consuma um pouco do chá de arruda. Esta bebida irá acalmá-lo e inclusive propiciar um sono de qualidade.

Enxaqueca:  Enxaqueca e dores de cabeça são complicações que podem ser combatidas através do consumo desta bebida.

Insônia: Pelo fato de acalmar, o chá de arruda é ideal para quem sofre de insônia.

Prisão de ventre: Se você não estiver conseguindo ir ao banheiro com frequência, consuma o chá de arruda, e coma alimentos ricos em fibras.

Gases: Gases intestinais e estomacais podem ser evitados através do consumo deste remédio caseiro.

Utilizada como repelente: Neste caso são as folhas da arruda que combatem efetivamente os insetos. Por possuírem um odor forte, a erva acaba por espantar a presença dos insetos, como pernilongos por exemplo.

A arruda não é indicada…

chá de arruda 04

A arruda é um planta complicada, isso porque ela pode ocasionar uma série de complicações de saúde. Ou seja, esse meio termo entre propiciar benefícios e ao mesmo tempo ocasionar complicações, deixa no ar a dúvida sobre consumir ou não esta erva.

Bom, entre os malefícios causados pelo consumo do chá de arruda, podemos citar o aborto como sendo a mais séria. Por esta razão, caso você esteja no período de gestação, não consuma o chá de arruda de jeito nenhum; o mesmo vale para lactantes.

Outro detalhe interessante é que, o chá de arruda não pode ser consumido exageradamente. Caso haja um certo consumo em excesso, uma série de complicações de saúde pode ocorrer, como as que citaremos logo mais:

  • Vômitos;
  • Secura na garganta;
  • Sono excessivo;
  • Náuseas;
  • Problemas no fígado;
  • Dores abdominais, entre outras complicações;

Crianças não podem consumir o chá de arruda. Como a planta é tóxica, e levando em consideração o sistema imunológico fraco das crianças, tal bebida torna-se inviável.

Preparo do chá de arruda

chá de arruda 045

Para preparar o chá de arruda, basta adicionar  1 colher de folhas em um recipiente, acrescentando 1 xícara de água. Logo mais, basta levar ao fogo até que a junção esteja devidamente fervida.

Consuma o chá imediatamente, caso necessário, ferva outro chá posteriormente, mas evite consumir chá velho.

Conclusão sobre o chá de arruda

O chá de arruda como vimos, propicia inúmeros benefícios. Mas talvez este seja o chá mais perigoso de se tomar, devido ao fato dele ser tóxico, abortivo, podendo ocasionar inúmeras complicações.

Portanto, aconselho você a tomar o chá de arruda apenas em ocasiões específicas. Não exagere na dose, e nunca consuma esta bebida com frequência.  Caso esteja querendo se apossar de algum benefício propiciado pelo chá de arruda, aconselho você a procurar uma outra opção.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.