Scroll Top

SAÚDE

Cirrose hepática: veja as causas e os sintomas!

Cirrose hepática é uma complicação ocorrente no fígado. Só para termos uma breve dimensão do quão danosa é a Cirrose hepática, o nosso fígado, é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Isso porque, ele é extremamente necessário por vários motivos.

Por exemplo, o fígado é responsável pelo armazenamento de glicose, produção de bile, de colesterol bom(HDL), dentre outras importantíssimas funções. Definitivamente, sem o fígado não podemos viver, tanto é que, se o mesmo se degradar, pode ser necessário um transplante do mesmo.

Sobre a Cirrose hepática, esta complicação basicamente afeta o fígado, que como vimos, é um dos órgãos mais importantes do corpo. A Cirrose hepática é decorrente da substituição do tecido hepático, para o tecido fibroso. Ou seja, este tecido fibroso é literalmente danoso, e a presença do mesmo, evidencia a existência de uma Cirrose hepática.

Apesar do fígado ser capaz de recuperar-se de danos, ainda assim, no decorrer do tempo, na medida que o órgão for sofrendo “maus-tratos”, ocorre a substituição dos tecidos, como mencionamos anteriormente. Veja a seguir, quais são as causas e, sintomas da Cirrose hepática.

Causas da Cirrose hepática

Cirrose hepática

Álcool: O consumo demasiado de bebidas alcoólicas à longo prazo, pode ser uma das causas de Cirrose hepática. Isso ocorre porque o álcool, possui um grau de agressividade que, pode muito bem ocasionar sérios danos ao órgão. Vale salientar que, a Cirrose hepática neste caso, surge com um determinado tempo considerável, pois, o álcool destrói pouco a pouco.

Hepatite viral: As hepatites que, são transmitidas através do ato sexual por exemplo, como é o caso da Hepatite C por exemplo, é uma das causas de Cirrose hepática. Esta anomalia degrada o fígado no decorrer do tempo, propiciando assim, o surgimento da Cirrose hepática.

Cirrose biliar primária:  A cirrose biliar, é uma doença autoimune, onde ocorre a degradação de vias biliares que, pode evidentemente,  ocasionar a temida Cirrose hepática.

Hepatite autoimune: A Cirrose hepática pode ser provida de uma reação autoimune do organismo, onde o mesmo, produz anticorpos para aniquilar as células boas do fígado. Isso ocorre pelo fato do organismo não reconhecer legitimamente as células como sendo benéficas, e com isso, pode ser que surja a Cirrose hepática no decorrer do tempo.

Sintomas da Cirrose hepática

A seguir, conheça alguns dos principais sintomas de Cirrose hepática:

  • Inchaço na região abdominal;
  • Fraqueza;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Ausência de fome;
  • Coceira por vários locais do corpo;
  • Insuficiência renal;

Artigos mais lidos:

Além desses, pode haver outros sintomas. E além disso, a Cirrose hepática pode ser silenciosa até um determinado momento, principalmente quando a Cirrose hepática estiver em seu respectivo estágio inicial. De qualquer forma, havendo suspeitas da sua parte, procure um médico patologista.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.