Scroll Top

SAÚDE

Cistite: conheça os sintomas, causas e tratamento!

A cistite, mais popularmente conhecida como infecção de bexiga, é uma complicação que normalmente possui mais de uma causa. A cistite pode ser causada por fungos e bactérias, ou pela decadência de uma espécie de camada que ajuda a proteger a região da bexiga.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a cistite não tem nada a ver com infecção de urina. Ambas as complicações são basicamente distintas, não havendo relações alguma entre as mesmas. Porém, uma peculiaridade interessante ocorre em ambos os casos.

Me refiro ao fato de que as mulheres adquirem mais frequentemente, a temida cistite. Portanto, tanto a cistite quanto a infecção de urina, ocorre menos em homens, mas é bom enfatizar que há  a possibilidade.

Iremos mostrar neste artigo, quais são os sintomas de cistite. Vale salientar que, em alguns casos, os sintomas de cistite são bem parecidos com os sintomas de infecção de urina. Por esse motivo, é crucial procurar um médico, e fazer o diagnóstico e tratamento adequado.

Sintomas de cistite

cistite sintomas

Febre baixa: a cistite pode apresentar vários sintomas em conjunto, como é o caso da febre por exemplo. Mas, é importante salientar que, a febre provida da cistite, normalmente é baixa, geralmente ela não passa dos 38 graus.

Ardência ao fazer xixi: além da febre, a cistite pode ainda evidenciar uma ardência enorme ao evacuar o xixi. Ou seja, ao urinar, a pessoa percebe uma certa truculência no momento de esvaziar a bexiga. Vale salientar novamente que, esse é um sintoma típico da cistite e também da infecção de urina.

Urina diferenciada, e com mau cheiro: se você notar uma urina com uma coloração forte, e com um mau cheiro, desconfie,  pois pode ser cistite. Esse sintoma de cistite, normalmente vem acompanhado com outros sintomas, como é o caso da ardência por exemplo.

Vontade excessiva de fazer xixi: além de todos os sintomas apresentados anteriormente, a cistite pode ainda, ocasionar uma vontade excessiva de urinar. Ou seja, como se não bastasse a ardência e o possível mau cheiro, pode surgir esse demasiado desejo de urinar.

Presença de sangue ao urinar: esse sintoma é um  pouco mais assustador, visto que há a presença de sangue na urina. Esse sintoma de cistite em específico, pode ocorrer isoladamente ou em conjunto com os demais sintomas de cistite referenciados anteriormente.

Detecção e tratamento da cistite

Para detectar a cistite, é necessário primeiro que, os sintomas se manifeste. Havendo a manifestação dos mesmos, procure um médico, até para averiguar se realmente tal anormalidade se trata de cistite, ou outras complicações do gênero.

O diagnóstico da cistite tende a ser feito através de exames, como é o caso do raio X por exemplo, ou o exame de urina.

Sobre o tratamento para cistite, existem diversas opções, que serão escolhidas pelo seu médico, de acordo com o tipo de cistite. Por exemplo, se a cistite for do tipo bacteriana, pode ser indicado um ou alguns antibióticos, como o Amoxilina por exemplo. Em todos os casos envolvendo a cistite, procure um médico, e nunca se automedique; siga apenas as recomendações médicas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.