DICAS

Como aumentar o leite materno

Muitas mães de primeira viagem sentem-se inseguras com relação ao leite que produzem, algumas duvidam que seu leite seja forte o suficiente para nutrir seu bebê, outras afirmam que produzem pouco leite para saciar a fome dos pequenos. Então vamos esclarecer de uma vez por todas estas questões.

Os médicos são unânimes em afirmar que todo leite materno é forte e rico em nutrientes na medida certa.  Com relação à quantidade de leite materno produzida, é muito raro que a mãe não produza leite o suficiente para saciar a criança.

O que pode causar esta falsa impressão é que às vezes a mulher não sente o peito enchendo como de costume. Mas isso é um bom sinal. É o corpo da mãe se adaptando à demanda por leite do bebê.

Mesmo assim, se você não está convencida de que não está produzindo leite o suficiente, o melhor a  se fazer é conversar com o seu médico. Apenas 2 por cento das mulheres não produzem a quantidade ideal de leite

Neste caso, o problema pode estar relacionado à baixa produção de hormônios, disfunções da tireoide, grande volume de perda de sangue durante o parto, ou até mesmo ansiedade. Mas não se desespere, mesmo quando há problemas físicos envolvidos, ainda existe a chance de você conseguir amamentar seu bebê, basta seguir algumas dicas.

Dicas de amamentação

como aumentar o leite materno

  • Permita que o bebê sugue o peito sempre que ele pedir, pelo tempo que ele desejar e sempre ofereça os dois seios em cada amamentação;
  • Beba muita água durante o dia, é importante estar bem hidratada para que o organismo consiga produzir o leite;
  • Tente conseguir uma boa pegada no seio, faça o bebê abocanhar a aréola inteira;
  • Ordenhe o leite, manualmente ou com a ajuda de uma bomba de sucção, a cada amamentação. Dessa forma estimula-se a produção de leite. Você pode guardar esse leite na geladeira e oferecer depois para o bebê;
  • Jogue fora a chupeta, estimule o bebê a sugar os seios sempre que possível.

Ervas naturais e medicamentos

como aumentar o leite materno 1

Ervas como o funcho e o anis (erva doce) podem estimular a produção de leite materno. Se optar por este caminho, é necessário que você converse com o seu médico para saber o que é mais indicado. O mesmo vale para medicamentos alopáticos. Porém, nunca se auto medique!

Benefícios do leite materno

O leite materno é essencial para a saúde e desenvolvimento do bebê. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda apenas o uso de leite materno nos primeiros seis meses, já que é um alimento completo, rico em nutrientes e sais minerais que supre, na medida certa, as necessidades da criança.

O leite materno produzido nos primeiros dias após o parto contém mais de 700 tipos de bactérias que beneficiam os sistemas imunológico e digestivo do bebê, ameniza as cólicas, e ainda ajuda a prevenir alergias, obesidade e intolerância ao glúten ao longo da vida.

Além de todos os benefícios citados, sem dúvida o maior de todos é o vínculo de amor, confiança e cumplicidade que se cria entre a mãe e o bebê na hora da amamentação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com