Scroll Top

PSICOLOGIA SAÚDE

Como melhorar a memória? veja dicas fundamentais

A memória é um dos nossos bens preciosos, nela, podemos guardar os bons e os maus momentos da vida, além dela ser útil por várias outras razões. Os estudantes necessitam da memória constantemente, seja para guardar alguma informação importante, ou até mesmo para acessar alguma dessas informações em uma prova por exemplo.

O problema é que hoje em dia, muitas pessoas estão sofrendo de perda de memória. Com isso, lembrar-se daquela matéria importante, torna-se uma tarefa difícil.  A boa notícia é que existem meios de potencializar a sua memória.

Mas como melhorar a memória? conheça logo mais, alguns truques e dicas essenciais que poderão lhe ajudar a resolver problemas de memorização.

Como melhorar a memória?

melhorar-a-memoria

Ômega 3: Consumir alimentos ricos em ômega 3, é uma das maneiras de se melhorar a memória. Isso porque este nutriente ajuda a prevenir doenças cerebrais, pois ele imuniza os neurônios. Portanto, para melhorar a memória, consuma bastante peixes e folhas verde-escuras.

Jogos Puzzle: Os joguinhos de quebra-cabeça podem ajudá-lo a melhorar a memória. Aqueles games tipo, jogo de damas, xadrez, tetris, dentre outros, comprovadamente são exercitadores mentais crucialíssimos.

Dormir bem: Dormir ajuda a melhorar a memória, o ideal é pelo menos 8 horas de sono. Quando deixamos de dormir bem, o nosso cérebro fica desanimado no dia seguinte, e consequentemente  a nossa memória tende a ser drasticamente afetada.

Alimentação: Num contexto geral, a alimentação influencia diretamente na nossa memória. Então, uma maneira de melhorar a memória, é justamente consumindo alimentos produtivos. Priorize as frutas e as verduras, esse tipo de alimento é ideal para melhorar a memória, pelo fato de conter nutrientes e propriedades benéficas ao cérebro.

Inclusive uma boa notícia para chocólatras, é que o chocolate amargo pode ajudar a potencializar a memória, além de ajudar a prevenir doenças relacionadas ao coração.

Cuidado com a depressão e ansiedade: Comprovadamente a depressão e a ansiedade afetam a memória. O importante é saber lidar com esse tipo de situação, também vale destacar que o estresse cotidiano tende a empecilhar a nossa memória.

Exercícios físicos: Os exercícios físicos é outra maneira de melhorar a memória. O motivo? bom, quando praticamos atividades físicas, o nosso cérebro libera um neurotransmissor chamado serotonina.

A serotonina inibe a ansiedade e depressão, pois ela é responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E também, indiscutivelmente os exercícios físicos são importantíssimos para a nossa saúde num contexto geral, então não é só a memória que se beneficia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.