DICAS

Como saber se o bebê está com diarreia…

Como saber se o bebe está com diarreia? É comum os pais terem muitas dúvidas sobre como cuidar do bebê e perceber quando algo não está bem, afinal, a fase de adaptação à nova rotina está só começando e o conhecimento vem com a experiência e tempo juntos.

O organismo do bebê está passando por alterações e reagindo aos novos estímulos, e com a amamentação não é diferente.

Além da adaptação do organismo, a diarreia pode ser causada por vírus (por isso, é importante que o bebê receba a dosagem da vacina Rotavírus, presente no calendário brasileiro de vacinação), por alergias ou infecções.

Os pais devem levar o bebê ao médico quando a quantidade de evacuações aumenta muito de um dia para o outro, se as fezes apresentam mau cheiro (geralmente, as fezes normais do bebê que só se alimenta de leite materno têm um odor um pouco azedo, mas não intenso), esteja excessivamente líquida, caso perceba a presença de muco, sangue ou outra substância misturada às fezes.

bebe de 3 meses com diarreia o que fazer

Além disso, também é importante relatar ao pediatra se após evacuar o bebê ficar muito sonolento, pálido ou mostrar sinais de irritação.

É importante ressaltar que bebês que se alimentam de leite materno têm menos incidência de diarreia do que bebês que se alimentam com fórmulas ou outros alimentos, pois esse leite contém em sua composição anticorpos que evitam os micro-organismos que causam a doença.

Diarreia em Recém-nascido

Quando o bebê nasce, começa a eliminar o muco que ficou armazenado no intestino durante a gestação, o chamado mecônio. Essas fezes têm uma coloração bem escura e, conforme o bebê começa a amamentar, o cocô vai se tornando mais claro e pastoso. A partir do quinto dia, geralmente, todo o mecônio já foi expelido e as fezes ficam amareladas (ou esverdeadas), com uma textura entre o líquido e o pastoso.

como saber se o bebe esta com diarreia

Foto: Verywell

Devido ao leite materno ser de fácil digestão e suas propriedades rapidamente absorvidas pelo organismo, bebês recém-nascidos evacuam muitas vezes por dia, com a média de oito a dez vezes ao dia nas primeiras semanas; por isso, é comum os pais ficarem preocupados e confundirem essa grande quantidade de fezes com diarreia. A partir do primeiro mês, a frequência de evacuações diminui para uma ou duas vezes por dia.

Os pais deverão ficar atentos caso não percebam essas alterações na quantidade ou coloração das fezes do bebê, além dos sintomas acima. Em caso de dúvidas, falar com o pediatra é a melhor solução. É extremamente importante que em caso de diarreia confirmada, a mãe amamente o bebê sempre que possível, para que ele permaneça hidratado.

 

Diarreia em bebê de 2 ou 3 meses

Nessa fase, o bebê deve evacuar de uma a duas vezes por dia, ainda com uma aparência pastosa e amarelada devido à amamentação exclusiva. No caso de a criança ser alimentada com fórmulas artificiais, pode ser que as fezes apresentem uma cor um pouco mais escura e sejam um pouco mais sólidas, mas ainda assim mantém um padrão. Se os pais perceberem alterações na quantidade, cor ou textura, ou ainda o bebê apresentar os sintomas acima, devem consultar o pediatra.

A amamentação deve permanecer em livre demanda ou o bebê deve ser alimentado sempre que possível (no caso da fórmula), para não ficar desidratado.

Como saber se o bebê está com diarreia?

O ideal é que os pais fiquem atentos às características das fezes da criança e a intensidade das alterações. Para isso, é importante aumentar a quantidade de troca de fraldas, pois assim conseguem perceber o intervalo de tempo entre as evacuações e evitam que a pele do bebê fique mais tempo em contato com as fezes, causando irritações e assaduras.

diarreia bebe recem nascido

Foto: BabyRadio

Será que é por causa dos dentes?

Muitos bebês apresentam, além da irritabilidade, febre e diarreia quando os dentes estão para nascer. Se esse for o caso, a diarreia por conta de dentição geralmente é passageira (cerca de um ou dois dias) e em leve quantidade. É importante realizar a troca de fraldas mais vezes para evitar assaduras e dar bastante líquido para manter a hidratação do bebê. Se a diarreia permanecer por mais tempo ou for mais intensa, consulte o pediatra, pois a dentição pode não ser o único motivo para a alteração das fezes.

Sangue nas fezes: o que fazer

O sangue nas fezes pode ter diversos motivos, como assaduras, reação à alguma vacina, alergia ou infecção. Se apresentado em pouca quantidade e apenas uma vez, provavelmente não haverá motivos para preocupação; entretanto, caso a percepção de sangue seja constante ou em maior quantidade, o ideal é levar o bebê ao pediatra para verificar a origem do problema.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com