DICAS

Compulsão Alimentar: Como tratar?

Compulsão Alimentar é um transtorno psicológico bastante comum em pessoas acima do peso.

O indivíduo que sofre deste mal, tende a consumir uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo.

Ou sejam, há um consumo excessivo de alimentos, e  mesmo que a pessoa não esteja com fome, ela simplesmente consome outra refeição.

Causas da Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar 4

Compulsão Alimentar pode ocorrer por uma série de motivos. A ansiedade é um dos possíveis motivos causadores da Compulsão Alimentar.

Além disso, o estresse é outro possível motivo causador da Compulsão Alimentar. Tanto a ansiedade quanto o estresse são eventos bastantes comuns hoje em dia. Devido a correria do dia a dia, tendemos a desenvolver esse tipo de complicação de saúde.

Outra possível causa da Compulsão Alimentar são as dietas malucas. Normalmente cardápios restritivos são inimigos da perda de peso.

Afinal de contas, ninguém é de ferro. É praticamente impossível consumir apenas alimentos específicos, como frutas e verduras. Então se houver uma restrição rigorosa de alimentos antes consumidos com frequência, é bem provável que haja recaídas prejudiciais à dieta.

Como tratar a Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar 455

Uma dica padrão para quem sofre de Compulsão Alimentar é comer vagarosamente, sem pressa. Mastigue os alimentos por pelo menos  30 vezes, e durante o processo de mastigação, não tenha pressa.

Caso a Compulsão Alimentar seja provida de distúrbios psicológicos, neste caso o ideal é procurar a ajuda de um especialista.

Fatores pessoais podem desencadear  a Compulsão Alimentar, assim como a ansiedade e até mesmo Depressão. Se estes eventos forem precursores no surgimento desta complicação, será necessário tratar essas doenças.

Sobre a dieta, procure se orientar antes de elaborar um cardápio por conta própria. Está mais do que comprovado que, dietas restritivas ao extremo, não surtem o efeito desejado. Por este motivo, muitas pessoas não conseguem emagrecer.

As famosas “recaídas” são bem comuns, ou seja, a adepto da dieta maluca volta a comer os alimentos improdutivos para o processo de emagrecimento. E como se isso não bastasse, a Compulsão Alimentar torna-se eminente.

Alguns sintomas da Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar 4554

Se alimentar fugazmente: Um dos sintomas de Compulsão Alimentar mais comuns é justamente o fato do indivíduo comer rápido, sem mastigar os alimentos adequadamente.

Em alguns casos os alimentos são engolidos quase que inteiros, e nesta situação, a Compulsão Alimentar pode ser provocada pela ansiedade.

Comer quando saciado: Outro situação bastante comum, é quando o indivíduo acaba de comer e mesmo assim continua a comer sem necessidade. Ou senão, após uns  10 ou 20 minutos, a pessoa torna a ingerir outro alimento, não se sentindo saciado.

Obviamente que essa fome é falsa. Trata-se de um achismo fajuto, e é quase certo que este sintoma seja provido da alimentação restritiva, citada anteriormente.

Outros sintomas: A Compulsão Alimentar pode fazer com que a pessoa coma isoladamente, em segredo, para que outros não a veja comendo. Outra possibilidade é o surgimento de uma tristeza, pelo fato de haver o consumo de tais alimentos.

Ou seja, o ser se sente culpado por comer aquele alimento fora de hora. Este episódio ao que tudo indica, é o reflexo do peso na consciência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com