Scroll Top

ALIMENTAÇÃO

Confira se a abóbora é carboidrato ou não

A abóbora é um dos alimentos mais saborosos e versáteis que existem. Através da abóbora, é possível fazermos pratos saborosos, como é o caso da sopa de abóbora por exemplo.

Uma dúvida constante que muitos têm, é sobre a composição nutricional deste alimento. Afinal de contas, será que a abóbora possui carboidrato? ela seria indicada para adeptos de dietas? essa e outras dúvidas, iremos responder logo mais.

Essa preocupação é bastante importante, pois, existem alguns vegetais que são bastante calóricos, e por isso, o seu respectivo consumo deve ser moderado.

Afinal, a abóbora possui carboidrato?

A abóbora possui sim, uma pequena fatia de carboidratos em sua composição. Em média, 100g deste vegetal, contém aproximadamente 7 a 8g de carboidratos. Então, seria esse um valor exagerado de carboidrato?

A resposta é não. Apesar de haver carboidrato, ainda assim, o consumo desse alimento não implicará no ganho de peso, uma vez que, 7g de carboidrato não é uma quantidade tão elevada. Além disso, o ganho de peso ocorre por uma série de fatores, e não apenas pelo consumo de um alimento em específico.

Portanto, consumir abóbora não fará com que você engorde. Mas tenha em mente, que o principal a se fazer, é adotar uma alimentação balanceada.

Além da abóbora não prejudicar a sua dieta, ela ainda possui vários outros benefícios importantes. Confira a seguir, quais são alguns desses principais benefícios.

Os benefícios da abóbora

Pode prevenir o câncer> a abóbora pode prevenir vários tipos de câncer, pelo fato de haver na composição do alimento, os conhecidos antioxidantes. Um exemplo desses antioxidantes, são os carotenóides.

Esses, por sua vez, além de contribuir com a prevenção do câncer, eles ainda ajudam a prevenir possíveis anomalias na visão, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Bom para o coração> o magnésio é um nutriente responsável por contribuir com o relaxamento dos vasos sanguíneos. Na prática, isso é ótimo para prevenção de complicações cardíacas, como é o caso do infarto por exemplo.

Na verdade, o infarto consiste basicamente, na obstrução sanguínea existente nas coronárias. Ou seja, pelo fato do magnésio relaxar os vasos sanguíneos, o fluxo de sangue tende a aumentar, e isso fará com que o coração seja bem alimentado, pois haverá uma boa transição de sangue nas correntes sanguíneas.

Como é de se esperar, a abóbora contém bastante magnésio. Inclusive, é recomendável consumir suplementos de magnésio, visto que este nutriente é extremamente importante para o corpo.

A semente reduz o estresse> uma ótima notícia para quem está estressadinho, é que a semente da abóbora, ajuda a reduzir o estresse, e também a ansiedade. Em suma, isso ocorre devido ao fato do alimento acelerar a produção de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor responsável por propiciar a sensação de prazer e bem-estar mental. Com isso, àquele estresse do dia a dia, juntamente com as irritações que comumente ocorrem, tendem a ser evitadas através do consumo consistente da semente de abóbora. Além da semente, outro alimento que também ajuda a aumentar a produção de serotonina, é a banana.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.