Scroll Top

DIETA

Dieta alcalina: quais os benefícios deste método?

Você já ouviu falar na dieta alcalina? este método alimentar, consiste basicamente, em uma reeducação alimentar. O objetivo da dieta alcalina é, diminuir a ingestão de alimentos ricos em ácido, e aumentar o consumo de alimentos alcalinos. Mas quais são os benefícios da dieta alcalina?

Adotar este método é extremamente importante por várias razões. A primeira delas é o fato dos alimentos ácidos serem extremamente danosos para pessoas contendo complicações como gastrite e úlcera.

Se você tiver alguma das complicações citadas anteriormente, a dieta alcalina torna-se necessária, pelo fato de que, os alimentos ácidos aguçam os sintomas das complicações citadas. Além disso, esses mesmos alimentos ácidos ajudam a desencadear tanto a úlcera quanto a gastrite.

A dieta alcalina ajuda a emagrecer

dieta alcalina

Uma outra vantagem interessante da dieta alcalina, é o fato dela propiciar a eliminação de toxinas existentes no organismo. As toxinas estão associadas ao surgimento de várias complicações, como o câncer, envelhecimento precoce, e até mesmo obesidade.

Ou seja, a dieta alcalina neste caso, é indicada para quem deseja emagrece. Isso ocorre pelo fato de que, a dieta alcalina ajuda a eliminar as toxinas, como  fora dito anteriormente.

Apesar da dieta alcalina puder contribuir com o aspecto perda de peso, ainda assim, não há uma comprovação científica que afirme a tese de que a dieta alcalina efetivamente contribui com o processo de emagrecimento.

Isso porque a dieta alcalina não restringe calorias. O que a dieta alcalina faz, é uma separação de quais alimentos devem ser priorizados, e isso não implica necessariamente, numa conscientização acerca da quantidade de calorias existente em cada um dos alimentos permitidos.

Como fazer a dieta alcalina

Para fazer a dieta alcalina, basta consumir mais alimentos alcalinos, diminuindo o consumo de alimentos ácidos. Por exemplo, se todos os dias você fizer 6 refeições, em 4 delas, consuma apenas alimentos alcalinos; já nessas 2 refeições, poderás inserir alimentos que não são permitidos na dieta alcalina.

O objetivo primordial da dieta alcalina, não é impedi-lo de consumir os alimentos saborosos do dia a dia, na verdade, o grande objetivo da dieta alcalina, é fazer com que o adepto priorize o consumo dos alimentos alcalinos, tendo em mente que os mesmos são benéficos para a saúde.

Alimentos permitidos na dieta alcalina

A seguir estaremos mostrando quais são os alimentos que devem ser utilizados na dieta alcalina, e, quais os alimentos que devem ser evitados na dieta alcalina:

Artigos mais lidos:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Alimentos a serem evitados na dieta alcalina: ovos, maçã, bebidas alcoólicas, café, chocolate, carnes, derivados do leite, vinagre, etc.

Alimentos permitidos na dieta alcalina: couve, alface, pepino, coentro, sal mineral, semente de abóbora, abacate, beterraba, gengibre, alho, feijão, etc.

Vale salientar que, a dieta alcalina é considerada bastante restritiva por alguns. E isso não é bem aceitável por algumas pessoas. Portanto, faça a dieta alcalina apenas em um período específico, como 2 meses por exemplo; caso você tenha algum problema de saúde como gastrite por exemplo, siga as orientações do seu médico. Já se você se identificar com este método, poderás evidentemente, adotá-lo diariamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. sueli disse:

    Eu tento fazer mais não consigo. Me ajude por favor.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.