DICAS

Dieta Dash: conheça tudo sobre esta dieta

Em conjunto com a diabetes, a hipertensão é um dos sérios problemas que mais acontecem neste século, muito principalmente devido ao fato dos alimentos industrializados não serem nada saudáveis. Nos Estados Unidos, especialistas desenvolveram uma dieta muito poderosa que tem como temática evitar a hipertensão.

dieta Dash como é chamada, é voltada exclusivamente para pessoas que possui hipertensão ou/e que busca não desenvolvê-la. A hipertensão atrapalha a circulação sanguínea, o que por sua vez pode comprometer o coração, devido à falta de sangue bombeado pelas artérias.

dieta Dash beneficia não somente os hipertensos, mas quem possui outros problemas crônicos como a própria diabetes, mas o foco dessa dieta é tratar os hipertensos. Confira mais detalhes a seguir, e se informe um pouco mais sobre o assunto.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Dieta Dash|Como funciona

O funcionamento da dieta Dash é bem simples, essa dieta consiste na limitação de certos tipos de alimentos, dessa forma teremos que consumir apenas os alimentos produtivos para a nossa saúde. Por exemplo, o sal é um grande inimigo dos hipertensos, ele inclusive ajuda a desenvolver a doença.

dieta dash 02

A dieta Dash foca na diminuição do sal. Nos alimentos industrializados, o sal é chamado de sódio, por isso antes de comprar qualquer tipo de alimento embalado, o paciente tem que analisar se a quantidade de sódio não ultrapassa o teto permitido pela dieta Dash. As gorduras saturadas é um tipo de gordura inimiga dos hipertensos, a dieta Dash foca muito nessa gordura também.

Com a dieta Dash os paciente só poderão ingerir apenas 6% de gorduras saturadas, com base nas calorias consumidas no dia inteiro. A gordura saturada estão muito presentes em frituras, aquelas batatas ruffles por exemplo, em frangos, leite e carnes vermelhas. Portanto a dieta Dash foca muito na eliminação da gordura saturada do cardápio diário.

O açúcar assim como o sal é pejorativo a saúde, e a dieta Dash visa a todo momento a eliminação do excesso de açúcar. O açúcar não só ajuda no desenvolvimento da hipertensão, ele é um vilão e tanto no desenvolvimento da diabetes.

dieta dash 03

A dieta Dash bate muito nessa tecla por diversos motivos, o primeiro deles é que a maioria dos alimentos hoje em dia possuem açúcar, mesmo que seja em quantidades pequenas. O que a dieta Dash propõe é um monitoramento dos alimentos, visando sempre os níveis de açúcares, o que consequentemente inibe o excesso do mesmo.

Dessa forma a sua saúde agradece, portanto fica evidente que a dieta Dash não beneficia apenas pacientes com hipertensão, ela foca no consumo de alimentos produtivos que vá agregar valor para a saúde como um todo, e essa versatilidade da dieta Dash é muito bem vista no que se refere a saúde corporal como um toda.

Dieta Dash|Calorias permitidas por dia

dieta dash 04

Pode parecer um pouco exagerado, mas a dieta Dash permite que a pessoa ingira até 2000 calorias por dia. Esse valor não pode ser considerado um exagero, visto que os tipos de alimentos que a dieta Dash permite são saudáveis e  consequentemente ajudam no combate até mesmo do emagrecimento.

Mas tenha em mente que a dieta Dash não foi pensada para que busca emagrecer, tanto é que existe a dieta de 1200 calorias e a dieta de 1000 calorias. Portanto 2000 calorias pode ser uma quantidade calórica um pouco alta para quem busca perder peso.

Mas isso não quer dizer que você não vá conseguir emagrecer com a dieta Dash, ao contrário. A dieta Dash permite que sejam ingeridas 2000 calorias, mas os alimentos como dizemos anteriormente são bons e produtivos para a saúde.

Recomendo que a dieta Dash seja acompanhada de uma atividade física, pois a atividade física ajuda a eliminar os sais do corpo em conjunto com a água. Além disso, uma atividade física pode auxiliar no emagrecimento pelo fato do nosso metabolismo ser exercitado.

Dieta Dash|alimentos permitidos

dieta dash 05

Como vimos anteriormente, há alguns alimentos que não são permitidos, mas mesmo os que são permitidos tem que serem consumidos com cautela, para não haver assim um certo descontrole alimentar prejudicando consequentemente a dieta Dash.

Logo abaixo iremos mostrar quais são os alimentos permitidos, confira.

Dieta Dash|Verduras e legumes

dieta dash 06

As verduras e legumes são alimentos essenciais para o nosso dia-a-dia. Esse tipo de alimento geralmente são os mais indicados para diabéticos e hipertensos.

Procure incluir na dieta Dash pratos ricos em verduras e legumes, realmente colora o seu prato e não sesse de utilizar alimentos verdes. O resultado disso será um ganho calórico menor, devido ao fato dos alimentos verdes não possuírem muitas calorias, o que é ótimo.

Dieta Dash|grãos

Os grãos são indicados não só na dieta Dash, mas também em métodos com finalidades estéticas. Alguns dos melhores grãos podemos citar o feijão, o grão de bico, aveia e cerais.

Dieta Dash|Laticínios

dieta dash 07

Os laticínios são ideias para a saúde óssea, devido ao cálcio e a vitamina D existente neles. Algumas desses alimentos, podemos citar o leite, o iogurte light, o requeijão e o queijo. Mas procure não exagerar na dose, para que não haja ganho de peso.

Dieta Dash| gorduras naturais e frutas

As gorduras naturais, como a dos peixes são essenciais na dieta Dash. Outros tipos de gorduras naturais, como a do abacate por exemplo é essencial para a saúde. Além disso, todas as frutas são permitidas nessa dieta, então procure priorizar sempre as boas frutas, elas são grandes aliadas da saúde.

Carnes magras e cafeína

dieta dash 08

As carnes magras são permitidas na dieta Dash, mas consuma-as em quantidades baixas, procure não exagerar muito. Além disso, uma boa alternativa seria as carnes brancas, elas viriam a somar muito, visto que as carnes vermelhas nem sempre são as melhores alternativas para o consumo.

Na dieta Dash fritar as carnes não é permitido,  na verdade a fritura é abominável em qualquer circunstância, nem só com a carne. Procure grelhar a carne, essa é a melhor maneira de consumirmos alimentos desse tipo.

A cafeína também é permitida na dieta dash, mas tenha muito cuidado na quantidade ingerida. Poderás sim tomar o seu cafezinho, mas muito cuidado, pois a cafeína em excesso pode prejudicar a saúde.

Como montar um cardápio na dieta Dash

dieta dash 09

Sabendo dos alimentos permitidos, montar um cardápio na dieta Dash é a próxima grande missão. Isso pode ser feito por você mesmo, com base nos princípios alimentares que mostramos acima, mas a consulta a um especialista se torna fundamental, ele com certeza irá analisar direitinho o seu caso, e passará um cardápio com base na dieta Dash.

Além disso se você tiver alguma restrição quanto a algum tipo de alimento consumido, é uma boa alternativa substituir esses alimentos por outros tipos, a dieta Dash permite que haja essa troca de alimentos se necessário for. Então eu verdadeiramente não aconselho que você mesmo monte o seu cardápio, vá  a um nutricionista e avise-o de que pretendes seguir a dieta Dash, a partir daí ele irá passar a relação dos melhores alimentos para o seu consumo.

Considerações finais sobre a dieta Dash

dieta Dash é excepcional para perdermos e controlarmos a hipertensão arterial, o grande foco dessa alimentação é justamente controlar isso. Mas os benefícios da dieta Dash vão além disso, não é apenas isso que essa dieta faz, ela também ajuda nos mais variados aspectos, pois os alimentos consumidos são saudáveis para a saúde.

Com exceção das verduras, procure consumir os demais alimentos moderadamente. A dieta Dash permite por exemplo as carnes, mas não as consuma excessivamente, isso seria algo pejorativo. Tome muito cuidado com o sódio, ele é um dos grandes vilões da dieta Dash.

Para se ter ideia, a água por exemplo possui uma quantidade significativa de sódio, então se consumirmos outros alimentos em excesso, haverá muito sal no nosso organismo. Mas isso não quer dizer que você deva beber pouca água, não é isso, eu só quis exemplificar que a até a água possui uma certa quantidade de sal; mas beba água a vontade, a dieta Dash permite isso, porém nuca exagere demais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Obrigado pelo seu site com tanta informação de qualidade. Vou compartilhar! abraço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com