DICAS

Dieta dos pontos: como fazer a dieta corretamente

A dieta dos pontos é com certeza uma das dietas mais famosas aqui no Brasil, ela é muito utilizada por pessoas comuns, mas também famosos, que estão sempre a procura de eliminar aquela gordurinha localizada, seja na barriga ou em qualquer outro lugar do corpo, ou emagrecer completamente mesmo.

Adotar uma dieta é uma das recomendações básicas para quem pretende perder peso, só com uma boa dieta, conseguimos manter a ordem no nosso organismo, atingir o peso ideal passa primeiramente pelo fato de se alimentar corretamente, independentemente de atividades físicas ou não.

O grande problema da dieta no meu modo de ver são as restrições quanto à alimentos essenciais para o nosso dia-a-dia, como é o caso de carboidratos, doces e massas por exemplo. É comum hoje em dia, adotarmos certos tipos de dietas que não vão nos trazer retorno, como é o caso das dietas malucas.

Isso não é o caso da dieta dos pontos, criada pelo doutor Alfredo Halpern. Esta dieta funciona assim: cada alimento ganha uma certa quantidade de pontos, sendo que cada ponto equivale a 3,6 calorias. O que se deve fazer é estabelecer uma quantidade de pontos diários para o consumo.

dieta dos pontos 0715555

Para chegar ao número ideal de pontos para a execução da dieta dos pontos, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como por exemplo altura, idade, sexo, peso, prática ou não de exercícios físicos.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido

Isso é um pouco complexo demais para ser elaborado por uma pessoa qualquer, mesmo que exista calculadoras para esta finalidade, por isso antes de começar a dieta dos pontos, é importante  procurar um nutricionista para que ele estabeleça a quantidade ideal de pontos que você deve consumir diariamente, a partir daí basta seguir a tabela com todos os pontos dos alimentos, principalmente os que você gosta mais de ingerir.

dieta dos pontos 071557878

O sistema da dieta dos pontos é dinâmico, o que deixa de lado aquele pensamento de sacrifício, pois o paciente irá adotar uma maneira divertida para emagrecer, e essa com certeza é uma das principais vantagens que a dieta dos pontos proporciona.

Mas o fato da dieta dos pontos ser numérica não dá o direito da pessoa achar que os pontos podem ser usados para o ingerimento de alimentos desnecessários e perigosos como o doce. Na verdade, para que a dieta dos pontos seja eficaz, é necessário seguir as orientações médicas, de modo que será preciso variar o cardápio, para que a dieta seja bem sucedida.

De nada adianta gastarmos todos os pontos com um ou dois alimentos específicos, cujos nutrientes não vão ajudar no proceder da dieta. Até porque o nosso organismo necessita de diversos nutrientes, e ao contrário de qualquer outro tipo de dieta, a dieta dos pontos não restringe o consumo de qualquer tipo de alimento, por isso é preciso ficar atento a este aspecto.

Qualquer um pode adotar a dieta dos pontos

A dieta dos pontos pode ser feita por qualquer pessoa, sem restrição de idade, sexo, gestação ou não. Em alguns casos específicos como a gestação por exemplo, é necessário ter um acompanhamento obrigatório do médico.

dieta dos pontos 0715578546215

Digo isso pelo fato de que é possível sim, você mesmo elaborar a sua dieta dos pontos, sem a prévia necessidade do acompanhamento de um profissional.

Porém é necessário ter um bom senso na hora de selecionar os alimentos, leve em consideração o fato de que a dieta lhe proporciona a liberdade de comer qualquer coisa, essa com certeza é a grande vantagem dessa dieta, visto que todas as outras dietas geralmente tendem a limitar o consumo de certos alimentos.

Na prática, podemos por exemplo comer arroz, pois é fonte de carboidratos. Apesar da dieta dos pontos nos proporcionar essa opção, ainda sim é necessário consumir o alimento regradamente, sem exagerar, priorizando sempre aqueles alimentos verdes.

Ainda falando sobre o carboidrato, não consuma duas fontes do alimento ao mesmo tempo, como é o caso do arroz e do macarrão. Logo iremos mostrar um vídeo que o pessoal do bem-estar produziu explicando exatamente essa questão dos carboidratos.

Dieta dos pontos tabela

Iremos deixar uma galeria de imagens a seguir com os pontos referente aos principais alimentos consumidos aqui no Brasil, esses pontos são referentes à dieta, para elaborar a sua dieta, é preciso levar em consideração a quantidade de pontos necessárias para você, mais para frente iremos falar um pouco sobre como calcular a quantidade de pontos para a dieta.

dieta dos pontos 02

dieta dos pontos 02

dieta dos pontos 03

dieta dos pontos 04

dieta dos pontos 05

dieta dos pontos 06

dieta dos pontos 07

dieta dos pontos 08

dieta dos pontos 09

dieta dos pontos 010

dieta dos pontos 011

dieta dos pontos 055

dieta dos pontos 0717

dieta dos pontos 0845

dieta dos pontos 08889

dieta dos pontos 015

Pudemos conferir a tabela completa da dieta dos pontos, agora que sabemos  quantos pontos possuem cada alimento, poderás inclusive fazer um relatório analisando o quanto de pontos os alimentos que você consome constantemente possuem.

Dentre todos os alimento existentes na tabela da dieta dos pontos, evite ao máximo os que contém gordura trans. Essa gordura, contida exclusivamente em alimentos industrializados, é totalmente pejorativa à saúde, mantenha uma dieta equilibrada e  longe desse tipo de alimento.

Logo abaixo iremos falar de quais alimentos devemos evitar adicionar a nossa dieta, para o fim de conseguirmos maiores resultados em curtos períodos de tempo. Caso queria resultados mais rápidos, é necessário fazer um sacrifício  em prol da sua saúde, mas sem doiduras é claro.

Dieta dos pontos|Quais alimentos posso comer e quais não posso

dieta dos pontos 07155798

Por mais que a dieta dos pontos possibilita que possamos comer qualquer tipo de alimentos, levando como métrica os  pontos propriamente ditos, ainda sim é necessário evitar alguns alimentos, mesmo que eles ainda estejam na tabela de pontos da dieta, como mostramos acima.

O motivo pelas quais um ou outro alimento deve ser é evitado é simples, o atraso no processo de emagrecimento. Para emagrecermos é preciso deixar de lado a alimentação errônea. Sabendo disso, vamos à lista.

Dieta dos pontos|Alimentos com gorduras trans

dieta dos pontos 0165587

A gordura trans é literalmente pejorativa à saúde, qualquer profissional do ramo irá te contraindicar alimentos que em sua composição possua esse tipo de gordura.

Alguns dos desfavores que a G.D trans proporciona, podemos citar o aumento do colesterol ruim, e na mesma linhagem, ela diminui o colesterol bom. Entre os alimentos que possuem esse tipo de gordura, podemos citar o doces, que além de tudo prejudicam qualquer dieta, biscoitos salgados, pipoca de micro-ondas, a pizza como falaremos a seguir, sorvete e bata frita.

dieta dos pontos 01674

Esse são apenas alguns alimentos que contém a gordura ruim, além de péssima para o nosso bem-estar, esses tipos de alimentos sabotam e muito a nossa dieta, mesmo que a dieta dos pontos não os proíbam.

70% do abacate por exemplo é composto por gordura, tanto é que ele é conhecido como  a manteiga da natureza, ou manteiga natural. A grande diferença dele é que a gordura é natural, diferente do que a indústria proporciona, então existe uma grande diferença entre o natural e o manipulado pelo homem.

Portanto evite ao máximo todo e qualquer tipo de alimento que possua na sua composição gorduras que não são naturais, adotando esse método na sua dieta, com certeza os resultados surgirão mais rapidamente.

Dieta dos pontos|Pizza

dieta dos pontos 016885

Não tem jeito, vez ou outra, mais especificamente no final de semana, acabamos por pedir aquela pizza, e é aí que mora o perigo. Apesar da dieta dos pontos não impedir o consumo da pizza, ainda sim você deve evitá-la por vários motivos, além de ser gordurosa, muito provavelmente você não conseguirá comer apenas um pedaço.

Só para se ter ideia, 1 fatia de pizza comum equivale a aproximadamente 266 calorias. Um mísero pedaço é quase que nada para um adulto, neste caso é quase impossível atribuí-la à uma dieta séria.

Caso não resista, uma boa opção são as pizzas saudáveis. Na internet você pode encontrar diversas receitas saborosas, isso porque os restaurante convencionais geralmente não trabalham com esse tipo de alimentação, a não ser que for um bem específico.

Dieta dos pontos|Evite doces industrializados e refrigerantes

dieta dos pontos 01875

Chocolate, doce de leite, enfim, esses são alimentos que devem ser abominados de qualquer jeito. Isso não quer dizer necessariamente que você não devas comê-los,  é preciso ter controle.

Uma boa alternativa é substituir por exemplo os doces por uma fruta por exemplo, quando bater aquele desejo pelo açúcar, opte sempre pelo natural. Entre as melhores opções podemos indicar a pera, maça, ou uma fatia de melancia.

No caso dos refrigerantes, infelizmente todos eles não são aliados à dieta, mesmo os que não possuem calorias, visto que existe sódio em excesso na sua composição, o que por sua vez acabará estancando grande quantidade de líquido no seu corpo, e isso não é nada bom.

Por fim, por mais que a dieta dos pontos não proíba nenhum tipo de alimento, ainda sim é possível manter a sua dieta livre de algumas especiarias,  em prol é claro de resultados mais rápidos.

Dieta dos pontos|Como calcular a quantidade de pontos ideais 

Existem muitas calculadoras que proporcionam uma ideia de quantos pontos é necessário para você. Porém eu não recomendo a utilização dessa ferramenta, nada substitui uma análise pessoal de um nutricionista.

Ele com certeza te indicará quais os alimentos, com base na dieta dos pontos são os ideias para o seu cardápio. O Sistema Único de Saúde oferece consultas gratuitas com nutricionistas, averigue na sua cidade a disponibilidade do profissional, caso tenha um plano de saúde a consulta será mais facilitada.

Mais sobre a dieta dos pontos em vídeo


 
 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com