Scroll Top

DIETA

Dieta Dukan: a melhor dieta para emagrecer

Dieta Dukan é uma das dietas mais conhecidas e cultuadas no mundo todo. Essa dieta é muito famosa, tendo inclusive muitos artistas como adeptos da mesma.

Pelo fato desses famosos aderirem a Dieta Dukan, alastrou-se a fama desse método no mundo, o que fez com que cada vez mais pessoas aderissem ao método Dukan.

Citando alguns dos famosos que utilizam a Dieta Dukan, podemos citar a duquesa  Kate Middleton, o apresentador Gugu Liberato, a cantora de hip hop Beyoncé Jennifer Lopez, Penélope Cruz, Carole Middleton entre outros.

Essa é realmente uma dieta alarmante, e uma das mais utilizadas, dentre tantas e tantas existentes. O criador desse método é francês Pierre Dukan, um especialista na área, que inclusive possui um livro que se chama “Não consigo emagrecer”.

dieta dukan 03

Talvez a grande chamada digamos assim da dieta Dukan é o fato do método prometer emagrecimento de 4,5 quilos em apenas 2 dias. Isso daria mais ou menos 18 quilos por semana. Dessa forma tudo soa como algo milagroso, mais abaixo conheceremos um pouco mais a respeito.

Dieta Dukan passo a passo

O metodologia Dukan funciona em 4 fases, que são elas a fase ataque, fase cruzeiro, fase consolidação e fase estabilização.

dieta dukan 01

Cada uma delas possui um propósito específico, e são permitidos 100 alimentos diferentes, sendo eles 72 tipos de carne, e 28 desses alimentos são orgânicos. Ou seja, essa dieta proporciona um cardápio baseado exclusivamente em proteínas e vegetais, e nela não é permitido ingerir carboidratos.

O modo de preparo desses alimentos também tem que ser bem específico, sendo que não é permitido o ingerimento de frituras ou qualquer outro tipo de alimento gorduroso, gema de ovo também está fora de cogitação, sendo aproveitável apenas a clara do ovo.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido

Fazendo uma analogia bem tosca, poderíamos comparar a dieta Dukan com os nossos antepassados, os homens das cavernas. Isso porque o propósito dessa dieta é utilizar alimentos naturais, sem que haja uma manipulação industrial do homem.

dieta dukan 04

Há muito tempo atrás não existia os tipos de alimentos que existem hoje em dia, esses alimentos eram proporcionados pela natureza. E com certeza a saúde daquela época dava de 10 a 0 no que vemos hoje. Uma prova de que isso é verdade é o fato da obesidade crescer assustadoramente a cada novo ano que se passa.

Abaixo iremos explicar como funciona as fases da Dieta Dukan.

Dieta Dukan|Fase  >ataque

dieta dukan 05

Nessa fase, a dieta propõe que o paciente possa ingerir proteínas genuínas e uma colher e meia de farelo de aveia. Entre os principais alimentos que podem ser ingeridos, podemos citar os peixes, iogurte desnatado, além de clara de ovo, frango sem a pele, e também o peito de peru e o bife.

Na parte de bebidas, pode ser ingerido o café, água, chá e o refrigerante zero calorias. Fazendo um comentário sobre o refrigerante, não aconselho que você atribua-o a sua dieta com constância, caso não tenha jeito, procure consumi-lo o mínimo possível.

dieta dukan 06

Isso porque como os refrigerantes possuem alto teor de sódio, o seu corpo irá estancar grande quantidade de líquido, e isso pode não ser algo bom para quem pretende emagrecer, portanto evite colocar os refrigerantes na sua dieta, mesmo que não seja a dieta Dukan.

A duração dessa fase da Dieta Dukan é de até 10 dias, nada mais do que isso. O grande objetivo dessa fase é eliminar peso inicialmente. O mais curioso de tudo é que não há uma  certa limitação estipulada, de modo que é possível comer sem se preocupar com a quantidade, mas como já dizia o poeta, tudo demais é sobra; neste caso aconselho que o consumo seja bem moderado e sem exageros.

Dieta Dukan|Fase  >Cruzeiro

dieta dukan 07

Antes de começar essa fase da dieta Dukan, é de extrema importância saber qual é o seu peso ideal. Por exemplo, você pesa 90 quilos, e está acima do peso, aqui é necessário saber qual é o seu peso ideal, de modo que assim ficará mais fácil você saber o quanto deve emagrecer, podendo inclusive servir como estímulo à procedência com a sua dieta.

Na fase cruzeiro da dieta Dukan, o grande objetivo é chegar no peso ideal, por isso que disse o quão importante é saber o seu verdadeiro peso correto a ser atingido. Essa nova fase da dieta Dukan irá durar um tempo indeterminado, sendo que a mesma só irá acabar quando o seu peso normal for atingido.

dieta dukan 08

Os alimentos que não devem ser introduzidos a dieta são: arroz, batata, cereais, nenhum tipo de grão, incluindo a ervilha,  e a mandioca também. Há a introdução de legumes e vegetais, além é claro das proteínas propriamente ditas, que são com certeza as grandes protagonistas da dieta Dukan.

Dieta Dukan|Fase  >consolidação

dieta dukan 09

Depois que o seu peso ideal fora conquistado, este é o momento de mantermos o peso. Nessa nova fase da dieta Dukan, o objetivo principal da dieta é fazer com que a pessoa possa manter o peso ideal, sem se descontrolar na alimentação.

As novidades dessa nova fase da dieta é a inserção de uma fruta diariamente, podendo ser duas. Além disso, é possível ter 2 refeições normais na semana. Nessa refeição normal é possível comer  alimentos com carboidratos, como é o caso do arroz ou macarrão.

dieta dukan 10

A duração dessa fase é bem dinâmica, funciona assim: para cada quilo perdido, basta somar por 10. Por exemplo, se você conseguiu perder 5 quilos, multiplicando por 10 dá 50, ou seja, essa fase da dieta irá durar 50 dias.

Dieta Dukan|Fase  >estabilização

Esta é a fase final da dieta Dukan, que deverá ser seguida a vida toda, ainda pelo fato de que ao envelhecermos, o nosso metabolismo desacelera, e o metabolismo recuando, consequentemente a perda de peso será menor, por isso é necessário esse inspecionamento vitalício da sua alimentação.

Porém, a boa notícia é que não será preciso se privar de uma alimentação normal, aqui todos os alimentos são permitidos, mas é preciso ter a consciência para se alimentar de alimentos produtivos e de forma regrada em prol de não voltarmos ao excesso de peso de outrora.

dieta dukan 112

Apenas algumas regras devem ser seguidas, que são elas:

  • Dedicar   1 dia da semana para uma alimentação a base de proteínas, apenas isso;
  • Comer todos os dias 3 colheres de aveia;
  • Praticar 30 minutos de caminhada ou corrida;

Dieta Dukan|Alguns não recomendam a dieta Dukan

Mesmo a dieta Dukan sendo muito famosa e utilizada, ainda sim muitos especialistas não a recomenda. A explicação é de que ao ingerir muita proteína, o organismo fica meio que empobrecido quanto à nutrientes necessários para o nosso corpo.

dieta dukan 1185

Além disso, outro mal que a dieta Dukan pode proporcionar é o mau hálito, devido à produção exacerbada de corpo cetônicos, que são aqueles coroços brancos e pequenos produzidos especificamente na nossa garganta.

Como se isso não bastasse, a falta de carboidratos pode ser uma péssima ideia. Inicialmente  o consumo de carboidratos não é permitido na dieta Dukan, e isso pode não ser vantajoso pois, o carboidrato é a fonte de energia que o nosso corpo precisa.

dieta dukan 11885

Caso falte carboidratos no nosso corpo, pode acontecer eventos desagradáveis como tonturas, estresse, fraqueza e desânimo.

Minha opinião sobre a dieta Dukan

A dieta Dukan sem dúvida alguma é uma dieta muito interessante, e traz resultados, até porque se não trouxesse, ela não seria tão utilizada por diversas pessoas no mundo todo, incluindo pessoas famosas, então eu não vejo motivos para uma retaliação quanto á dieta Dukan.

Eu defendo apenas a tese de que é necessário uma avaliação de um especialista para que o mesmo possa verificar se verdadeiramente você está apto para seguir a dieta Dukan, ou se o seu caso necessita de outro tipo de dieta. Pode ser que a Dieta Dukan não seja a ideal para o seu caso, e se isso acontecer, pode ter certeza que não conseguirás perder peso e chegar na medida ideal.

dieta dukan 11878

Mas num contexto geral eu recomendo veemente a dieta Dukan. Realmente a escassez de carboidratos pode ser inicialmente pejorativa, por causar queles efeitos que citamos acima. Porém é notório que o método Dukan é genial, pois a pessoa só será privada de carboidratos no início da dieta, depois que se consegue chegar ao peso ideal, todos os alimentos são permitidos.

Ou seja, o sacrifício acontecerá somente no período em que a pessoa perderá peso, mais especificamente nas duas primeiras fases, observe que nas últimas fases da dieta Dukan, outros alimentos já são permitidos, e isso é mais do que suficiente para manter a ordem alimentar, e evitar assim as recaídas que tanto acontecem com qualquer outro tipo de dieta.

Dieta Dukan|Receitas

receitas dukan

Existe diversas receitas Dukan, fazendo uma pesquisa rápida na internet, você com certeza achará diversos pratos. Tome cuidado apenas com as fases, observe se aquela receita é aceitável para qualquer fase da dieta.

A Daniela Moura possui um canal no YouTube com diversas receitas,  vai lá e dá uma conferida. Inclusive deixarei um vídeo abaixo mostrando justamente uma receita bem interessante que se encaixa na dieta Dukan.

Dieta Dukan|Quanto a prática de atividades físicas…

A prática de atividades físicas é recomendada nem só para quem é gordinha(o), ou está numa dieta, mas também para qualquer um, visto que atividades físicas são sempre bem-vindas. Na última fase da dieta Dukan, o criador do método coloca como pauta a prática de uma atividade física pelo menos 30 minutos todos os dias.

Essa atividade pode ser uma corrida, caminhada ou qualquer outra. A minha dica é a seguinte, independentemente de qual fase você esteja na dieta, procure sempre priorizar alguma atividade física. Se um exercício é praticado todos os dias ou com uma certa frequência, os resultados com certeza aparecerão mais rapidamente, por mais que a dieta seja o primordial para perca de peso e de barriga.

dieta dukan 11845

Procure realizar um exercício que seja agradável para você, pode ser uma dança, ciclismo, a natação, ou as tradicionais caminhadas. Caso não queira sair de casa, compre se puder equipamentos como esteira, só para se ter ideia, 1 hora de corrida na esteira faz perder 700 calorias.

Outras medidas como utilizar a escada ao invés do elevador, ir ao trabalho de bicicleta ao a pé, caso o local não se encontre tão distante, irá auxiliar no processo de emagrecimento, em conjunto com a dieta Dukan.

Recomendações finais sobre a Dieta Dukan

Depois de termos apresentado todos os detalhes da dieta Dukan, gostaria de finalizar este artigo dando algumas dicas para aprimorar ainda mais os resultados da dieta.

A primeira dica, que na verdade já a tinha sugerido acima, é seguinte: procure um especialista para que ele possa analisar o seu caso. Eu não estou querendo dizer que a dieta Dukan é ruim ou ineficiente, ao contrário; é que essa dieta pode não ser  a melhor opção para você.

dieta dukan 11842

Por exemplo, você adotar essa  dieta por achar que ela é a melhor escolha, porém a dieta dos pontos pode lhe trazer mais resultados em menos tempo, fazendo com que o seu metabolismo queime mais gordura do que na dieta Dukan. Portanto essa é  uma das minhas recomendações finais.

A outra recomendação que eu faço, que inclusive já a fiz em outras oportunidades,  é essa: coma de 3 em 3 horas. Caso verdadeiramente opte pela dieta Dukan, não se esqueça de comer na padronização correta, que é de 3 em 3 horas.

dieta dukan 118485

Comendo nesse horário, o seu metabolismo irá funcionar mais eficientemente. O seu cérebro entenderá que não lhe faltará alimento, por isso ele dispensará energia, que será expulsa em forma de gordura, via fezes ou urina.

A consequência disso é uma maior perda de peso, mais rapidamente, e sem passar fome, o que é melhor ainda. Por fim, dando a minha última dica, aconselho que beba bastante água no decorrer da dieta Dukan,  a água tem o poder de deixar o estômago mais saciado.

dieta dukan 118478

Antes de fazer uma refeição, tente beber de 1 a 2 copos de água, isso fará com que a sua fome seja diminuída, o que consequentemente te fará comer menos quantidade de alimento. No dia-a-dia propriamente dito, procure ingerir água, e essa recomendação vale até mesmo para quem não segue uma dieta.

No caso dos exercícios físicos, como eles fazem o nosso corpo perder bastante líquido, é interessante ingerir uma certa quantidade de líquidos antes de começar a praticar as atividades físicas. Isso fará com que o seu corpo não fique desidratado seja numa caminha, numa corrida, ou em qualquer outra atividade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.