Scroll Top

SAÚDE

Doenças causadas pelo lixo

O lixo são resíduos ou restos do que utilizamos, se o lixo não for despejado corretamente, o mesmo pode causar uma série de complicações. Hoje estaremos mostrando justamente quais são as doenças causadas pelo lixo.

Mas antes de mostrarmos quais são essas doenças, iremos mostrar como prevenir o surgimento das mesmas. O nosso dever é combater o lixo, já que  o  mesmo pode desencadear uma série de doenças.

Em prol de impedirmos o acúmulo de lixo, deve ser repeitado aquele velho mandamento “jogar o lixo na lixeira”, além disso, se na sua cidade houver a coleta seletiva, procure separar cada tipo de lixo, de acordo com cada tipo de resíduos.

Se na sua casa houver um quintal enorme, evite o acúmulo de objetos, procure manter o local devidamente livre de acúmulos de resíduos. Como prometido, hoje estaremos mostrando justamente quais são as doenças causadas pelo lixo.

Vale salientar porém, que o lixo é um forte provedor, porém algumas dessas doenças podem ser causadas por outros motivos. Portanto, o surgimento das mesmas podem ter relação com o lixo, mas a porta de entrada pode ser outra em alguns casos.

Doenças causadas pelo lixo

doenças causadas pelo lixo 01

Cólera: O lixo pode conter armadilhas perversas, como é o caso da bactéria Vibrio Cholerae, causadora da Cólera. Esta complicação normalmente é causada pelo fato do indivíduo em questão consumir alimentos contaminados com esta bactéria, neste caso, pode surgir a temida Cólera.

Tétano: O Tétano é uma doença extremamente agressiva, que pode inclusive, matar uma pessoa em pouco tempo. O lixo  pode ser um precursor  no surgimento desta complicação, visto que o Tétano na maioria das vezes é transmitido por ferimentos em objetos cortantes.

E onde que entra o lixo nesta história? pois bem, o lixo pode conter uma série de armadilhas, como objetos enferrujados e cortantes, objetos esses que podem inclusive, desencadear o temido Tétano.

doenças causadas pelo lixo 012

Febre Tifóide: O lixo pode  contribuir para o aparecimento de mais uma doença perigosa, me refiro à Febre Tifoide. Esta complicação além de ser literalmente agressiva, a mesma pode matar uma pessoa se não houver tratamento ágil.

O sintomas mais comuns desta doença é a Febre, como o nome mesmo o diz, e o curioso porém é que este sintoma ocorre intensamente, o que a difere de outras complicações menos sérias onde a febre também se manifesta.

A contaminação de Febre Tifoide pode ocorrer no lixo, em específico se algum alimento entrar em contato com o ambiente contaminado.

doenças causadas pelo lixo 0125

Leptospirose: O lixo em conjunto com as águas providas das enchentes, podem causar a Leptospirose, doença esta que é provida de uma bactéria cujo nome é Leptospira.

Esta doença, que provem da urina dos ratos, é uma enfermidade seríssima, que pode inclusive matar uma pessoa se não houver tratamento rápido. Veja a seguir em lista quais são outras doenças causadas pelo lixo.

  • Tracoma;
  • Hepatite A;
  • Verminoses;

Para evitar se contaminar com essas doenças, procure conviver em um ambiente limpo e saudável, além disso, evite entrar em contato direto com o lixo uma proteção adequada.

Se por ventura esse contato for inevitável, procure lavar bem as mãos com produtos químicos. Lavar as mãos é ideal em qualquer hora do dia, mas este método se torna crucial ainda mais se houver o contato da mão com o lixo, e antes das refeições é ideal lavar bem as mãos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Temos que mudar essa situação de uma vez e rápido

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.