Scroll Top

SAÚDE

Dor lombar: sintomas, causas e tratamento!

dor lombar é uma complicação muito comum, que pode acometer qualquer pessoa. Normalmente a dor lombar ocorre devido à fatores provenientes do dia a dia. O surgimento de dor lombar normalmente ocorre devido à determinadas imprudências do cotidiano, que inclusive a citaremos logo mais.

dor lombar se caracteriza por um desconforto ocorrente na parte de baixo das costelas, naquela região acima um pouco das nádegas. Por falar em nádegas, tenha em mente que a dor lombar pode evidentemente se espalhar, podendo inclusive afetar essas mesmas nádegas.

Mas quais são as causas mais comuns envolvendo a dor lombar? logo mais iremos justamente  referenciar quais são elas.

Causas comuns envolvendo a dor lombar

dor lombar

Excesso de peso: A dor lombar pode ser provocada pelo excesso de peso. Portanto, é extremamente interessante você manter o peso ideal.

Hernia de disco: Com o passar do tempo, à medida em que envelhecemos, os nossos ossos ficam degradáveis e frágeis. A hernia de disco é uma anomalia que pode justificar a manifestação da dor lombar.

Levantamento de peso: Você levanta peso excessivamente em academias por exemplo? se este for o caso, considere a hipótese desta conduta estar ocasionando a dor lombar. Dado isso, procure sempre levantar pesos responsavelmente.

Má postura: Outro fator desencadeador da dor lombar, é a má postura. Quando dobramos a coluna, formando assim uma má postura, pode ser que ocorra dor lombar constantemente. Dado isso, fique sempre atento a este aspecto.

Mochila pesada: Atenção estudantes! se você carrega mochila pesada nas costas todos os dias, considere a hipótese disso estar ocasionando a temida dor lombar. É sumamente importante carregarmos pesos leves em mochilas.

Como prevenir dor lombar

Cálcio e vitamina D: Existem dois importantes nutrientes que, podem ser os responsáveis pelo surgimento de dor lombar. Na verdade, a ausência deles é que pode ocasionar os mais variados tipos de complicações.

Me refiro à vitamina D e ao cálcio. A dor lombar pode surgir devido ao desgaste dos ossos, e o que ambos os nutrientes fazem é, justamente, fortalecer os ossos da região lombar. Entre os alimentos ricos em cálcio, podemos citar o leite e as folhas verdes; já o ovo é riquíssimo em vitamina D.

Postura: A má postura é uma das causas mais comuns envolvendo a dor lombar. Mantenha-se sempre aprumado,  e evite o envergamento da sua coluna. Caso você trabalhe em escritórios, os cuidados devem ser ainda maiores.

Artigos mais lidos:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Exercícios sempre: É muito importantes manter uma rotina de exercícios físicos, talvez o surgimento da dor lombar, esteja diretamente relacionado à ausências de exercícios físicos.

Os exercícios físicos ajudam a manter a dor lombar longe, devido ao fato deles propiciarem perda de peso. Como dissemos anteriormente, a dor lombar pode surgir devido ao excesso de peso. Pessoas gordinhas desenvolvem complicações na coluna mais facilmente, em relação aos indivíduos magros.

Além de estar prevenindo o surgimento de dor lombar, ao fazer exercícios físicos, o seu corpo se apossará de inúmeros outros benefícios. O ideal é pelo menos 30 minuto de caminhada todos os dias, ou 1 hora e meia durante 3 vezes por semana.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.