Scroll Top

SAÚDE

Dores abdominais: causas e tratamentos adequados

Dores abdominais podem se referir à complicações leves, e fáceis de se curar. Quando não há complicações mais severas envolvidas, normalmente as “dores abdominais” ocorrem quase que isoladamente. Porém quando há anomalias mais sérias ocorrendo, neste caso, outros sintomas podem surgir mutuamente.

Infelizmente as dores abdominais podem representar uma infinidade de complicações. É muito difícil apontarmos a possível causa das dores abdominais, sem que haja uma avaliação mais detalhada à respeito. É necessário relatar ao médico, todos os sintomas envolvidos.

Também pode ser necessário a realização de exames, caso as dores abdominais persistam. Por este motivo, não se satisfaça apenas com as dicas contidas neste artigo. Procure um médico o mais breve possível, se, eventualmente as dores abdominais continuarem lhe incomodando.

Principais causas de dores abdominais

dores abdominais

Diarreia e/ou infecções intestinais: As dores abdominais  podem ocorrer devido à complicações intestinais e estomacais. Como exemplo temos a diarreia, e infecções intestinais, que podem ser causadas por vírus ou bactérias.

Apendicite: A apendicite é uma complicação que também pode ocasionar dores abdominaisAlém de dores abdominais, esta anomalia pode ainda, causar outros sintomas, como é o caso da diarreia por exemplo.

Pancreatite aguda: Esta doença se refere à uma inflamação ocorrente no pâncreas, que dentre os seus respectivos sintomas, manifesta-se dores abdominais. Além de dores abdominais, pode ocorrer ainda vômitos, náuseas, soluço e gases.

Pedra nos rins: Pedra nos rins, ou, tecnicamente, cálculos renais, trata-se de pequenos cristais que surgem nos rins. Esta anomalia pode causar dores abdominais, além de dor ao urinar, febre, e até mesmo calafrios.

Diverticulite: A diverticulite também é um tipo de inflamação, mas, ocorrente no intestino. Dentre os sintomas passíveis de ocorrer, podemos citar as dores abdominais, inchaço, gases, ausência de fome, etc.

Infecção de urina: A infecção de urina, ou infecção urinária como muitos conhecem, trata-se de uma complicação que acomete quaisquer regiões do sistema urinário. A complicação é decorrente de uma bactéria que agride o local, podendo ocasionar sintomas como dores abdominais, dor ao urinar, urina escurecida, dentre outros.

Apesar de dores abdominais ser um dos possíveis sintomas de infecção de urina, ainda assim, os eventos mais comuns são dores ao urinar, dor no reto, e urina com coloração diferente, conforme citado anteriormente.

Artigos mais lidos:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

E se as dores abdominais sumirem?

Mesmo se as dores abdominais sumirem, ainda assim, é recomendável que você procure um médico. Como diz o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”. E se as dores abdominais persistirem ou se intensificarem, aí sim é que você deve ir até um profissional de saúde averiguar do que se trata a anomalia em questão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.