DICAS

Efeito sanfona: veja como evitar esse problema

Já ouviu falar no efeito sanfona? este termo se refere às constantes inconstâncias disciplinares ocorrentes no processo de perda de peso. Ou seja, a pessoa emagrece e pouco tempo depois, volta a adquirir peso. Então, esta oscilação é o que conhecemos como efeito sanfona.

Mas o que causa o efeito sanfona? bom, o efeito sanfona pode ocorrer devido à vários fatores. Entre eles, podemos citar a restritividade alimentar e o sedentarismo. Normalmente alguns indivíduos que necessitam perder peso, buscam cultuar dietas radiciais.

Essas dietas radicias podem causar o efeito sanfona pelo fato de serem ineficientes. Ao privar-se de alimentos comumente consumidos no dia a dia, pode ser que haja certas recaídas no decorrer do tempo.

Se uma pessoa passa a comer somente alimentos vegetais, pode ser que em um futuro breve, o organismo sinta falta de carboidratos. Com isso é possível que haja uma recaída, até porque o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo.

Como evitar o efeito sanfona?

efeito sanfona

Alimentação balanceada: Para acabar com o efeito sanfona, mantenha uma alimentação balanceada, consuma arroz, carnes, feijão, enfim. Todos os alimentos são permitidos, mas é importante salientar que as frutas e verduras devem ser priorizadas.

Intervalos personalizados: Um dos principais causadores do efeito sanfona, são os intervalos prolongados sem alimentação. Ficar 4 ou 5 horas sem ingerir nenhum alimento pode ocasionar o efeito sanfona; o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas.

Evitar ansiedade: A ansiedade pode causa uma compulsão alimentar, e isso fará com que haja ganho de peso, causando assim o efeito sanfona. Para evitar este tipo de complicação, procure manter uma boa alimentação, ouvir músicas, e praticar exercícios.

Atividades físicas: Por falar em exercícios físicos, saiba que o sedentarismo é um dos principais causadores do efeito sanfona. Procure realizar pelo menos 30 minutos de caminhada todos os dias, havendo a possibilidade, faça-a por um período maior.

Guloseima é permitido: Para acabar com o efeito sanfona, uma das soluções é comer vez ou outra, uma guloseima. Sim, um docinho, ou um bombom é permitido. O importante é você monitorar o seu cardápio, e comer tais guloseimas em ocasiões específicas, como no final de semana por exemplo.

Como dissemos no início deste texto, a restrição alimentar é um dos principais motivos causadores do efeito sanfona. Mas não exagere na dose, por mais que seja permitido um docinho de vez em quando, se houver excessos, o efeito sanfona se perpetuará. Portanto, tenha cautela.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com