DICAS

Faringite: sintomas, causas e tratamento

Faringite” é uma complicação existente na Faringe, que é uma região localizada na garganta. Essa complicação nada mais é do que uma inflamação, essa inflamação pode provocar uma série de complicações, como coceira, ressecamento exacerbado da garganta, vermelhidão na garganta etc.

Existe basicamente dois tipos de Faringite, que são elas a Faringite viral, e a Faringite bacteriana. A viral é uma complicação mais simples, ela é causada por alguns vírus. Como ela é uma complicação simplória, o tratamento para a mesma é bem simples também. Ao tomar os medicamentos receitados pelo médico, o paciente poderá se recuperar em apenas alguns dias.

Já  a Faringite bacteriana, esta já é um pouco mais complexa. Isso porque as bactérias são mais resistentes que os vírus, dessa forma, é necessário a utilização de alguns medicamentos mais fortes, como é o caso dos antibióticos por exemplo. O tempo pela qual o paciente se recuperará também será um pouco maior, e também é necessário que a pessoa tome os medicamentos sem ultrapassar o tempo estipulado.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

As causas da Faringite

faringite sintomas, faringite, 01

O surgimento da Faringite pode acontecer de várias maneiras, a transmissão geralmente é feita por um determinado vírus, e neste caso, complicações como gripe e resfriado, pode ser uma porta de entrada para o aparecimento desta complicação.

Além disso, outras situações como ar seco, alergias, e até mesmo pessoas com DST, pode ser outras portas de entradas para a Faringite. A poluição é uma das principais causas do surgimento dessa complicação, principalmente pelo fato das grandes cidades possuírem altos índices de poluição.

Faringite sintomas

faringite sintomas, faringite, 012

A Faringite é um tipo de complicação que não se manifesta sigilosamente, algumas doenças tende a se manifestar silenciosamente, o que não levanta nenhuma suspeita sobre a existência das mesmas. Os “sintomas da Faringite” podem ser muitos, o mais comum é a dor de garganta. Geralmente essa dor de garganta surge sem uma explicação prévia, e isso faz com que a pessoa inclusive ache que se trata de uma complicação

No seu estado mais avançado, a Faringite pode se apresentar de uma maneira mais alastrante. Isso porque geralmente a garganta fica esbranquecida, este sintoma também pode surgir na Labirintite. Quem tem Faringite, geralmente fica com  a garganta bem seca, sendo necessário consumir bastante líquido para aliviar os sintomas, que podem incomodar muito.

faringite sintomas, faringite, 0123

Há uma certa dificuldade para engolir, a Faringite pode impedir que os alimentos fluam normalmente, e com isso, a pessoa pode não conseguir engolir como normalmente conseguiria. Essa dificuldade para engolir ainda pode ser acompanhada de uma dificuldade para falar.

A Faringite também prejudica a voz, a pessoa não consegue falar normalmente, a voz pode ficar parcialmente ou literalmente roca. A Faringite pode ainda se apresentar com uma certa febre, mas geralmente a febre não é apenas uma peculiaridade isolada, ela pode vir acompanhada da dor de garganta por exemplo, o que inclusive pode confudir a pessoa, pois esses sintomas são bem parecidos com a gripe.

Detectando a Faringite

faringite sintomas, faringite, 01234

Não é tão difícil de identificar a Faringite, pois os seus respectivos sintomas são bem notórios. Todavia é bom salientar que é necessário consultar um médico para que o mesmo avalie se verdadeiramente a complicação se trata de uma Faringite, até porque alguns sintomas da Faringite são bem parecidos com a gripe, e até mesmo com a Labirintite.

Ao consultar o médico, procure contar para ele todos os sintomas que se passa com você, não omita nada, conte toda a verdade. Independentemente do posicionamento inicial do médico, ele com certeza solicitará alguns exames para verificar se há a presença da Faringite ou não. O hemograma é um dos métodos passíveis de ser utilizado.

Pejoratividade e tratamento

faringite sintomas, faringite, 012345

A Faringite é uma complicação simples, sem pânico, porém, ela pode se agravar em algumas situações específicas. Por exemplo, se a pessoa com Faringite for exposta à fumaça do tabaco, a complicação poderá evoluir. Além disso, os adolescente e principalmente as crianças, podem desenvolver a Faringite com mais facilidade, talvez isso esteja relacionado ao fato do sistema imunológicos das crianças estar em processo de desenvolvimento.

Quem é alérgico à morfo, à poeira, ou qualquer outro tipo de alergia, pode desenvolver a  Faringite mais facilmente. Os produtos químicos, que também podem ser responsáveis pelo surgimento de algumas alergias, também podem ser responsáveis pelo surgimento da Faringite. O desenvolvimento de Faringite também está relacionado aos ambientes fechados, sem uma prévia circulação de ar.

Como a Faringite é uma complicação simples, ela muitas das vezes, nem precisam de medicamento para ser eliminada. Todavia, a Faringite causada por bactérias pode demorar um pouco para ser exterminada, tudo depende exclusivamente da resistência das bactérias.

Como se prevenir

faringite sintomas, faringite, 0123456

Bactérias e vírus lembram infecção, correto? pois é isso mesmo, a Faringite pode ser evitada com algumas precauções, a primeira delas é a seguinte: evite ar seco, compre se necessário for, um umidificador de ar. No tempo de calor, é muito comum  a umidade relativa dor ar despencar, e isso pode ser uma grandiosa porta de entrada para o surgimento da Faringite”.

Procure higienizar as suas mãos, digo isso pelo fato de que os vírus e bactérias causadores da Faringite, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, seja através da tosse ou do espirro. E mantendo uma mão limpa, você evitará que a Faringite seja passada para outras pessoas caso você a tenha, e da mesma forma, se uma pessoa com Faringite tocou em você, as suas mãos estando limpas, impossibilitará a entrada da mesma.

faringite sintomas, faringite, 01234567

Entre outras medidas cabíveis para evitar a Faringite, procure evitar utilizar e compartilhar talheres e copos com outras pessoas. No mesmo campo semântico, procure lavar bem os talheres após uma pessoa com suspeita de Faringite utilizar tal material; não se trata de soberba, trata-se de saúde.

Considerações finais sobre a Faringite

A Faringite pode ser evitada, tudo é uma questão de bom senso. Essa é uma das complicações mais fáceis de serem resolvidas, a Faringite não requer tanta atenção, a não ser que  haja uma complicação mais grave, mas se ocorrer, o médico saberá exatamente como proceder.

Procure beber bastante água, mesmo que você não esteja com Faringite. A hidratação é eficaz para manter  a nossa saúde sempre em dias, além disso, o líquido propriamente dito, impede que a garganta resseque. E caso você esteja com Faringite, a água irá lhe ajudar a aliviar alguns sintomas desta complicação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com