Scroll Top

SAÚDE

Gengiva inchada: descubra como tratar e prevenir

gengiva inchada é uma complicação relativamente comum. Na maioria dos casos ela surge devido à falta de higiene adequadamente, ou por outros fatores. É perceptível que há alguma anormalidade na gengiva pelo fato de haver uma concentração sanguínea na região.

Com isso, a coloração da gengiva tende a mudar. Uma gengiva saudável possui uma coloração meio alaranjada, já a gengiva problemática possui essa coloração avermelhada.

A gengiva fica inchada pelo fato de haver uma inflamação no local, e consequentemente dores poderão surgir. Iremos logo mais dar algumas dicas para prevenir estas anomalias na gengiva, essas dicas também são úteis para tratar a complicação.  Caso os sintomas persistam com o passar do tempo, procure um dentista o mais breve possível.

Gengiva inchada? como prevenir/tratar?

gengiva inchada

Escovação: Escovar os dentes é essencial para manter uma boa higiene bucal. Mas é necessário escovar não somente os dentes. O ideal é realizar uma escovação completa, portanto passe a escova no céu da boca, nas laterais, na gengiva, na língua e consequentemente nos dentes.

Se a sua gengiva estiver inchada, é crucial você utilizar uma escova com cerdas macias. Além disso, para prevenir complicações na gengiva, evite colocar muita força quando for manusear a escova, procure realizar os movimentos com sutilidade.

Fio dental: Antes de começar a escovar os dentes, passe o fio dental corretamente. Um dos motivos pelas quais a gengiva fica inchada, é justamente a ausência de uma higienização adequada utilizando-se o fio dental.

Cigarros: O tabaco também pode causar danos à sua gengiva, dado isso, procure evitar a utilização desse tipo de produto, ainda mais se houver efetivamente alguma complicação presente na sua gengiva.

Enxaguante bucal: O enxaguante bucal possui substâncias que matam as placas bacterianas causadores de gengivite e outras anomalias. É interessante utilizar este tipo de produto após escovar os dentes, ainda mais se de fato houver uma inflamação na gengiva.

O inchaço na gengiva persisti…

Se eventualmente o inchaço na gengiva persistir, é crucial procurar a ajuda de um dentista capacitado. O diagnóstico será o primeiro passo a ser dado, e entre as complicações passíveis de estarem causando estes danos, podemos citar a gengivite, sendo esta a mais provável.

Em casos extremos, pode ser necessário a realização de alguma cirurgia; todavia o importante é averiguar com o seu dentista do que se trata este evento presente na gengiva, se obviamente os sintomas persistirem.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.