FITNESS E NUTRIÇÃO

Glicemia normal: descubra os conceitos da glicose

Você sabe o que é  glicemia normal? bom, a glicemia é nada mais nada menos que a glicose existente no nosso sangue.

Quando há excessos e escassez de glicose, o nosso corpo sofre reações adversas, podendo inclusive desencadear a diabetes ao longo do tempo.

Dado isso, é de extrema importância monitorarmos quais os níveis de glicemia existente no nosso sangue. As preocupações maiores giram em torno do excesso da glicemia alta, pois como dissemos, o excesso de glicose pode causar o que chamamos de diabetes.

A seguir iremos mostrar quais os níveis de glicemia normal, além disso, vamos mostrar alguns outros conceitos envolvendo este assunto. Confira:

Glicemia média estimada

glicemia normal

A média estimada da glicemia normal, é de aproximadamente 60 a 110 mg/dL. Esses são os valores determinantes, e tidos como normais. Por esta razão, caso os valores extrapolem essa quantidade, e se forem menores, obviamente complicações podem surgir no decorrer do tempo.

Portanto, é interessante que essa média estimada de glicemia seja respeitada. Para mantê-la, o ideal é manter uma alimentação balanceada e não exagerada.

Glicemia alta e glicemia baixa

A glicemia alta é quando ocorre uma extrapolação da quantidade de glicemia média, como citamos anteriormente. A longo prazo, é provável que ocorra o desencadeamento da diabetes, que é uma doença crônica.

glicemia baixa, também conhecida como hipoglicemia, é quando existe pouca quantidade de açúcar no nosso sangue.  O açúcar por sua vez, é a principal fonte de energia, e sem ela, perdemos a nossa capacidade de se locomover com perfeição, e até mesmo a nossa capacidade cerebral é reduzida.

glicemia normal 14

O sintoma mais comum de glicemia baixa é o desmaio, podendo ser acompanhado de tonturas, além de fraqueza. Para evitarmos esse tipo de complicação, o ideal é mantermos uma alimentação equilibrada, sem muitos alimentos doces, mas não deixando de consumi-los. O importante mesmo é manter um padrão saudável.

Glicemia de jejum, o que é?

Explorando um pouco mais o assunto glicemia, iremos citar a glicemia de jejum. Você sabe do que se trata?

Bom, a glicemia de jejum nada mais é do um exame de sangue, que deve ser feito em jejum de pelo menos 8 horas. Esse período de jejum é ideal para a medição das taxas de açúcar no sangue.

glicemia normal 1

No caso dos diabéticos por exemplo, este exame também é indicado. Ele serve como um monitorador da glicose existente no sangue. Dessa forma o médico saberá se a glicemia está alta, baixa ou normal.

Não é porque uma pessoa é diabética que ela deva ficar com a glicemia baixa. Se isso ocorrer, é bem provável que ela sinta tontura, e neste caso, há inclusive a possibilidade de ocorrer os desmaios citados anteriormente.

Conclusão sobre a glicemia

Vimos anteriormente os mais variados conceitos sobre este assunto, mas como o  foco do artigo é a glicemia normal, vamos citá-la novamente nesta breve conclusão.

Bom, como fora dito, 60 e 110 mg/dL é a quantidade de glicose ideal. Passando disso, ocorre a hiperglicemia(excesso), ou hipoglicemia(escassez).

Em ambos os casos, uma série de complicações podem ocorrer. E para evitarmos essas complicações, devemos manter uma alimentação balanceada, não exagerando nem deixando de consumir alimentos ricos em açúcar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com