DICAS

Hábitos saudáveis: como tê-los?

De acordo com estudos da Universidade Johns Hopkins, EUA, hábitos saudáveis que privilegiem atitudes como abolir o fumo, praticar atividades físicas, controlar os níveis de colesterol no sangue e adotar uma dieta saudável, pode prolongar em mais de 80 por cento a vida de uma pessoa.

Além disso, a adoção de hábitos saudáveis como caminhar, fazer meditação e ter pensamentos positivos,  contribuem não só para a longevidade, mas também para uma sensação de bem-estar e de paz interior, resultando em realizações imediatas, tanto no campo profissional como no sentimental.

E mais, estudos britânicos comprovam que hábitos saudáveis tende a ser bem mais determinantes do que exames periódicos e aspectos genéticos para se projetar a estimativa de vida de um indivíduo, diferentemente do que se imaginava à algumas décadas atrás.

O objetivo desse artigo é mostrar algumas dicas de como adquirir hábitos saudáveis e ao mesmo tempo simples de se praticar no dia a dia, com o objetivo de tornar mais leve e agradável o cotidiano de pessoas cuja rotina tem no estresse e na agitação a sua característica principal.

Alimentação faz parte dos hábitos saudáveis?

habitos saudaveis 01

Uma das dietas mais recomendadas nos dias atuais é a chamada dieta do Mediterrâneo.

Por ser à base de legumes, peixes, grãos e vinho tinto (com moderação), ela contribui para a saúde por suprir todas as suas necessidades nutricionais, sendo  rica em fibras, vitaminas, carboidratos e ômega 3 (um tipo de gordura na forma de ácidos graxos, importante para o sistema circulatório, coração, redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol ruim, etc).

Além disso, uma alimentação saudável contribui também para uma sensação de saciedade, o que leva ao equilíbrio não somente físico, mas também mental.

Numa alimentação ideal, devemos ingerir  pelo menos um copo de água a cada duas horas, refeições com intervalos de no máximo três horas, e devemos extinguir as frituras e alimentos processados e refinados, devido ao excesso de substâncias químicas envolvidas em seu processo de industrialização.

Para adoção de hábitos saudáveis, é necessário muita cautela na hora da alimentação. Hábitos saudáveis não são adquiridos por intermédio de uma alimentação desequilibrada. É importantíssimo priorizarmos os alimentos orgânicos sempre, evitando sempre os improdutivos.

Exercícios é um dos hábitos saudáveis

habitos saudaveis 012

Estudos da Neuroscience demonstram que hábitos saudáveis associados às atividades físicas e mentais não só estimulam a criação de novos neurônios, como possibilita a produção de neurotransmissores, substâncias essas indispensáveis para a saúde mental.

Caminhadas, alongamentos, Yoga, meditação e nado, são considerados hábitos saudáveis pois, estimulam a produção de vários hormônios como a noradrenalina (responsável por manter o estado de alerta e a resposta rápida do organismo como auto-defesa).

Também temos a dopamina (que regula as funções motoras, atividade cerebral, e a coordenação motora), e além de vários outros hormônios que proporcionam o equilíbrio da mente e a saúde geral do organismo.

Pensamentos positivos são hábitos saudáveis

habitos saudaveis 0124

Outra importante descoberta vem de estudos norte-americanos que comprovam que o hábito de cultivar amigos e de participar de grupos possibilita aos indivíduos uma expectativa de vida quase 60 por cento   maior,  em relação a pessoas que vivem em completa solidão.

Além disso, o isolamento favorece à aquisição de hábitos não saudáveis como o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, que são causas principais de problemas do coração, da circulação, respiração e muscular.

Cultivar o bom humor, prestar atenção à sua respiração, ter uma vida sexual saudável, eliminar a mágoa e o rancor, participar de grupos como os de teatro ou de esportes, cultivar o hábito da leitura, enfim, manter um estilo de vida saudável, comprovadamente garante uma maior expectativa de vida, reduzindo os riscos de infarto e patologias cerebrais.

Atitudes que, negligenciadas, podem resultar num risco de morte de pelo menos 50 por cento em comparação aos que cultivam tais hábitos saudáveis. Podemos concluir  que, saúde pode ser considerada um estado em que se conjugam aspectos tanto físicos, como mentais, e até mesmo espirituais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com