DICAS

Maça engorda: mito ou verdade?

Fruta bastante consumida no país, a maçã é fonte de vitaminas, sais minerais, fibras, ajuda no funcionamento do intestino e ainda tem 85 por cento de água em sua composição. Com tantos benefícios, poderia ela causar ganho de peso?

Bom, essa é a dúvida de muitos, até pelo fato da maçã ser uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros, como fora dito anteriormente.

Caso esta também seja uma dúvida sua, leia este texto até o final. Iremos abordar este assunto detalhadamente, e no final, você saberá se de fato a maçã engorda, ou se esta tese é apenas mais um dos mitos envolvendo a culinária.

Maçã engorda? veja os benefícios da fruta!

maça engorda 01

Quantidade Calórica da Maçã: É verdade que ela possui uma carga calórica maior em comparação com outras frutas.

Uma unidade de maçã vermelha de 130 gramas possui 85 calorias, enquanto uma tangerina de 100 gramas possui 50 calorias.

Isso não significa que, se você estiver de dieta, terá que cortar a fruta do seu cardápio, porque em cada 100 gramas de maçã são encontrados 107 mg de potássio, mineral este que ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos, que dá aquele aspecto inchado.

Benefícios da Maçã no Controle do Colesterol: Outro ponto a favor do consumo da maçã é o seu alto teor de pectina, substância que ajuda no controle do colesterol ruim (LDL), aquele que se deposita nas paredes das artérias, ajudando a prevenir doenças cardíacas.

Controle da Ingestão de Açúcar: O açúcar contido na maçã, chamado frutose, é absorvido mais lentamente do que o da cana-de-açúcar, regulando os níveis de glicose no sangue.

Benefícios da Maçã contra os Radicais Livres: Ela também é fonte de antioxidantes, que protegem as células do corpo da ação dos radicais livres, que em excesso causam envelhecimento precoce, hipertensão, obesidade e Alzheimer.

Ação Anti-inflamatória: Rica em flavonoides, substância de ação anti-inflamatória e antialérgica, que desobstrui os brônquios e facilita a respiração. O consumo regular de maçã ajuda a prevenir reações alérgicas.

Benefícios para o Sistema Imunológico: A maçã auxilia na absorção de vitamina C, responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, deixando o indivíduo menos propenso a ficar doente.

maça engorda 0125

Benefícios da Maçã para a saciedade: É uma fruta doce e com bom teor de fibra, o que dá sensação de saciedade. Por isso, pode ser usada para substituir aquele docinho da sobremesa e ainda vai prologar o tempo que você levará para sentir fome novamente, diminuindo a chance de consumir lanches  fora de hora, vilões da dieta e da alimentação saudável.

Benefícios da maçã para o funcionamento do intestino: A maçã possui uma fibra solúvel chamada pectina, não absorvida na digestão. Essa substância retém água de outros alimentos e mantém as fezes hidratadas, garantindo um bom trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre, que deixa a barriga inchada.

Variedade de Espécies no Mercado: É possível encontrar maçãs mais doces, azedas, maiores, menores, nacional, importada, são muitas as opções. Nos mercados encontra-se a maçã-Fuji, maçã-argentina, maçã-verde, entre outras. Caso enjoe de uma variedade, pode experimentar outra.

Com tantos benefícios para a saúde, a maçã faz jus ao ditado ‘Uma maçã por dia mantém o médico longe’. Para consumi-la, prefira a fruta in natura, com casca, pois é nela que está grande parte das vitaminas e sais minerais tão importantes para o bom funcionamento do organismo.

Na hora de escolher qual levar, prefira aquelas com casca brilhante, que estejam firmes e sem manchas ou furos. Sobre a tese de que a maçã engordar, podemos concluir dizendo que isso é um grande mito; porém é necessário que haja um consumo consciente da fruta, visto que exageros pode ocasionar no ganho de peso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com