DICAS

O que comer à noite

Você com certeza já deve saber que à noite não se pode comer qualquer alimento, é necessário ter um equilíbrio e controle sobre quais alimentos são ingeridos. A quantidade é outro fator a ser levado em consideração, quanto menos volume de alimentos ingerirmos no período noturno, melhor será para o nosso sono e para a nossa saúde.

No período da noite o nosso metabolismo desacelera completamente, e quando o metabolismo cai de produtividade, a queima de calorias acontecerá numa proporção menor. Com isso, cabe a nós selecionarmos os melhores alimentos para serem ingeridos no período noturno.

Além dessa desaceleração do metabolismo à noite, o nosso organismo tende a armazenar mais gorduras. E como essas gorduras não são queimadas, consequentemente haverá um ganho desnecessário de peso. Se comermos alimentos com baixo teor calórico, dificilmente iremos engordar. A seguir iremos indicar quais os alimentos que você dever comer à noite.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Fibras devem ser ingeridas à noite

o que comer a noite 02

Alimentos ricos em fibras devem ser consumidos no período da “noite”, isso porque as fibras ajudam na saciedade estomacal. É muito comum na parte da noite acontecer um evento cujo nome é ataque de fome, este ataque de fome consiste num verdadeiro ataque à geladeira, principalmente se teoricamente não nos alimentarmos corretamente.

Como as fibras dão saciedade, é ideal consumi-las à  noite, pois o seu estômago não ficará com aquela fome fora de hora,  e com isso os ataques à geladeira não acontecerão à noite. Basicamente todos os alimentos ricos em fibras possuem baixas calorias.

o que comer a noite 03

Outro grande benefício em ingerir alimentos ricos em fibra de noite é que, essas fibras auxiliarão na digestão estomacal. Dessa forma você irá dormir a sua noite de sono sem aqueles pesadelos provenientes do excesso de alimentação à noite.

Quando comemos em exagero alguns tipos de alimentos de noite, no outro dia quando acordamos, o nosso estômago tende a ficar meio pesado, e inclusive pode até acontecer um fato bem curioso que são as náuseas. Então as fibras processas os alimentos rapidamente, impedindo assim que o seu estômago fique muito cheio de alimentos.

o que comer a noite 04

Citando um último benefício da fibra, ela ajuda a eliminar o excesso de gordura localizada. Diversos estudos científicos comprovam que as fibras auxiliam na remoção de gorduras localizadas, principalmente na região abdominal.

Entre os principais alimentos que contêm fibras, podemos citar as frutas e as verduras. No caso das frutas, as melhores opções são as bananas, a pera, e a maçã. Entre as principais verduras e legumes que devem ser consumidos à noite, podemos indicar a couve, o alface, espinafre, cenoura e beterraba. Na ceia, que é última refeição da noite, o ideal é consumir 1 fruta ou 1 vitamina. Há a possibilidade também de adicionarmos 1 iogurte natural para diversificarmos o nosso cardápio.

O que não se pode comer à noite

o que comer a noite 05

Talvez a lista do que não se pode comer à noite é até maior do que a lista do que se pode comer à noite. Bom, à noite evite ao máximo os alimentos pesados, como exemplo temos as carnes gordas e a carne de boi em geral. Essa carne demora muito para ser processada pelo nosso organismo, e com isso ocorre aquele evento que citei anteriormente, onde o nosso estômago fica literalmente pesado.

As carnes mais indicadas são as magras e de preferência as brancas, como a carne de frango e a de peixe por exemplo. O modo de preparo dessas carnes também é outro fator que devemos levar em consideração, visto que não é recomendado a utilização da fritura para o preparo de tais alimentos. A fritura não pode ser utilizada à noite, o ideal é cozinhar ou grelhar as carnes.

o que comer a noite 06

Os carboidratos são outros alimentos que devem ser evitados à noite, como é o caso do arroz. Consumir o arroz à noite pode não ser uma boa alternativa pelo fato de que o arroz é rico em carboidrato, e o carboidrato dar energia, mas caso essa energia não seja gasta, esse carboidrato será transformado em calorias.

E como dissemos anteriormente, o nosso metabolismo desacelera no período da noite, e dessa forma a queima de calorias acontecerá numa proporção menor. Então o carboidrato se torna um grande vilão caso seja consumido de noite, o ideal é ingerir o carboidrato de dia, principalmente pela parte da manhã, onde necessitaremos de energia para realizarmos as nossas atividades corriqueiras.

o que comer a noite 07

Caso opte pelo carboidrato à noite, consuma-o antes das 20:00 horas, e não consuma 2 tipos, como o arroz e o macarrão, o ideal é consumir apenas 1 tipo de carboidrato. E se for utilizar o carboidrato, não utilize o feijão, e se for utilizar o feijão, não utilize o arroz. Isso porque o feijão é muito pesado, e o arroz é calórico, então é melhor optar por apenas 1 tipo de alimento, pois ambos são ideais para o consumo de dia, e não à noite.

Consumir chás à noite

o que comer a noite 08

Alguns chás auxiliam no emagrecimento, como é o caso do chá de gengibre. Falando especificamente do chá de gengibre, ele possui nutrientes que estimula a queima de calorias, além disso ele também ajuda na saciedade estomacal.

Por essas e outras vantagens é que eu recomendo a utilização dos chás à noite, ele pode ser acompanhado de uma torrada na ceia, que é a última refeição da noite.  Para saber como se faz o chá de gengibre, basta acessar este artigo, preparamos um artigo com alguns chás emagrecedores, onde o chá de gengibre está incluso. Os chás podem ser consumidos sem que haja uma certa preocupação quanto à quantidade ingerida, visto que eles possuem poucas calorias.

Considerações finais

Conforme foi dito anteriormente, é de extrema crucialidade ingerir alimentos leves no seu cardápio noturno, no período da noite não se pode comer nenhum tipo de alimento cujo tempo de processamento é demorado, como as carnes vermelhas, o importante é priorizar as verduras e legumes, além dos demais alimentos ricos em fibras.

Mas não é só isso, procure fazer a sua última refeição à noite 3 horas antes de se deitar. Isso porque durante este período, os alimentos serão devidamente digeridos, levando em consideração que você tenha selecionado os alimentos ricos em fibras para serem comidos à noite.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com