DICAS

O que comer com diarreia

A diarreia  é uma complicação muito comum e que acontece muito hoje em dia. O que desenvolve a diarreia é justamente a alimentação, seja um alimento específico ou todo o conjunto da obra. Os incômodos da diarreia são terríveis, o problema é que nem sempre temos a disponibilidade de um banheiro por perto, por esta razão devemos cuidar da nossa alimentação para que a diarreia  não se desenvolva.

Caso você esteja com a diarreia”, terá que cuidar da sua alimentação para evitar as crises. Não se pode comer qualquer coisa quando a diarreia acontece, ao contrário, a alimentação tem de ser muito bem monitorada e inspecionada; é necessário priorizar uma série de alimentos, e evitar a todo custo alguns outros.

Hoje neste artigo iremos mostrar quais são os alimentos ideais para quem está com diarreia. Através desses alimentos, conseguirás controlar e definitivamente combater a diarreia. Caso a diarreia esteja num estágio muito avançada, é imprescindível procurar um posto médico, muito provavelmente eles irão aplicar soro na tua veia, para inibir a ação da diarreia.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Alimentos que devem ser consumidos em plena diarreia

o que comer com diarreia 02

Os alimentos que devem ser consumidos para não excitar a diarreia são os mais leves possível. Ter uma alimentação pesada não irá lhe ajudar no combate à diarreia, é necessário comer alimentos que não vão pesar o seu estômago, isso iria agravar ainda mais a situação.

Alguns dos alimentos ideias para quem está com diarreia são os arrozes, legumes, algumas frutas como banana por exemplo, e carnes magras, como peixes e frango. Essas carnes não devem ser fritas, o modo de preparo deve ser os mais saudáveis possíveis; cozinhar ou grelhar  são ótimas alternativas à fritura.

o que comer com diarreia 03

Há porém algumas restrições alimentares que devem ser seguidas. A primeira delas é para que você evite ao máximo alimentos ricos em fibras, pois as fibras aceleram o processo de digestão dos alimentos, e para quem está com diarreia isso não é nada interessante.

Alguns dos principais alimentos ricos em fibras que podemos citar as verduras escuras como a couve e o alface, cereais, e derivados do leite. Esses alimentos ajudam na fluidez do intestino, o que consequentemente forçará os alimentos a serem digeridos mais rapidamente, portanto, evite os alimentos ricos em fibras.

 

o que comer com diarreia 04

Outros alimentos como frituras e doces também devem ser eliminados, eles prejudicam e muito quem está com diarreia. Como dizemos anteriormente, a fritura não é indicada para pessoas que estejam com diarreia, neste caso, uma alternativa seria grelhar ou assar os alimentos. No caso do açúcar, um bom substituto para tal é a frutose, uma espécie de açúcar natural, completamente diferente do açúcar processado; essa frutose se encontra nas frutas.

Alimentos pesados como feijão e grão-de-bico por exemplo devem ser evitados a todo custo, pois esses grãos provocam gases. E cultuar gases em plena diarreia não é um boa ideia, só volte a consumir tais alimentos quando o seu estômago estiver funcionando perfeitamente.

A importância da água no combate à diarreia

o que comer com diarreia 05

A água deve ser consumida excessivamente, pois ela irá te ajudar a controlar a diarreia. A água irá combater a diarreia por agir diretamente no intestino, então procure ingerir bastante água, mesmo que você não esteja com nenhuma sede.

Os líquidos como um todo são ótimos no combate à diarreia, os sucos por exemplo podem ser utilizados também no seu cardápio. É interessante optar por sucos naturais, os sucos industrializados não são uma boa alternativa; as vitaminas sem leite também podem ser utilizadas, já os refrigerantes devem ser evitados a todo custo.

o que comer com diarreia 06

Frutas que contém água devem ser consumidas também, como é o caso da melancia. A melancia na verdade possui mais água do que poupa em sua composição, e neste caso ela se torna uma grande aliada de quem está combatendo o mal chamado diarreia.

Não consuma álcool, pois ele provoca a desidratação, o que não é nada interessante para quem está com diarreia. Outro líquido que deve ser evitado ao máximo são os cafés, pois eles possuem cafeína, uma substância que excita a diarreia; alimentos com cafeína também devem ser abominados.

Exemplo de cardápios essenciais para o combate da diarreia

o que comer com diarreia 07

Com base no que dissemos anteriormente, elaboramos um exemplo de cardápio que irá lhe ajudar a combater a diarreia, além de consumir os alimentos corretos, uma outra dica é para que o consumo desses alimentos sejam o mínimo possível, não coma demasiadamente.

  • Café da manhã: 1 copo de suco natural e 1 pão francês com ovo.
  • Segundo lanche: 1 banana.
  • Almoço/jantar: 1 conha de arroz, 1 batata, 1 cenoura, frango cozido ou filé de peixe grelhado. No jantar poderás optar por uma boa sopa de legumes.
  • Lanche da tarde: 4 biscoitos de água e sal, e xícara de chá de camomila ou hortelã.
  • Ceia: 1 maçã.

No período de diarreia, a alimentação tem de ser minguada mesmo, não se pode em hipótese alguma exagerar na dose. Caso esse cardápio não seja ideal para você, poderás elaborar o seu, com base nos alimentos que ajudam a controlar a diarreia.

Medicamentos contra a diarreia

o que comer com diarreia 08

Se a diarreia estiver num processo bem avançado, é interessante procurar um médico para que ele avalie o seu caso mais detalhadamente. Pode ser que seja necessário tomar soro na veia, em prol de uma melhor hidratação, quanto mais estivermos hidratados, mais rapidamente iremos curar a diarreia.

Existem alguns medicamentos que curam a diarreia, esses medicamentos devem ser indicado apenas por médicos ou farmacêuticos. Por este motivo é que aconselho que procure um médico caso a diarreia esteja num processo literalmente avançado.

Considerações finais sobre a diarreia

Caso esteja com diarreia, a primeira regra é ficar em casa. Trate-se, evite ao máximo sair de casa, vá ao médico e peça  a ele se necessário for, um atestado para justificar a sua ausência do serviço. A diarreia é imprevisível, na mesma hora em que tudo parece estar sobre controle, pode acontecer uma crise do nada, então eu recomendo que você não saia de casa se estiver com diarreia, a não ser para ir ao médico.

Mesmo após uma breve melhora, procure manter uma alimentação restrita por pelo mesos mais 3 dias. Esse tempo servirá para concretizar a melhora da diarreia. Quanto aos medicamentos, não aborte o consumo dos mesmos caso o seu médico indique algum.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com