DICAS

O que é Tiriça?.

A tiriça, ou icterícia, como é mais conhecida, é uma alteração da cor natural da pele do recém-nascido, deixando-a amarelada. Em alguns casos, as conjuntivas (parte branca dos olhos) também ficam dessa cor. Não é uma ocorrência considerada grave, desde que seja tratada nos primeiros dias de vida do bebê.

A tiriça ocorre quando há o excesso de uma substancia chamada bilirrubina no sangue da criança, o que faz com que a cor fique visível na pele do bebê. A bilirrubina é produzida durante o processamento dos glóbulos vermelhos no sangue, e quando estes estão em quantidade maior do que o necessário, o organismo tende a eliminá-los.

Os bebês podem ter dificuldade nessa eliminação devido o fígado ainda não estar apto para trabalhar com essa quantidade de substâncias, o que faz com que a icterícia se apresente.

Tiriça em bebê

tiriça em bebe

A tiriça é percebida desde o nascimento do bebê e é muito recorrente, atingindo cerca de 60% dos recém-nascidos. (Foto: Kullabs)

Geralmente, a tiriça não causa danos à saúde da criança e nem consequências, desde que seja observada e tratada nos primeiros dias. Há um cuidado maior quando o bebê é prematuro.

O maior nível de bilirrubina no sangue é percebido entre o segundo e terceiro dia de vida, justamente quando os bebês geralmente recebem alta, e aí são feitas as observações da intensidade da cor da pele.

Além da observação a olho nu e a verificação da cor da pele ao pressioná-la, os médicos também utilizam um equipamento chamado bilirrubinômetro transcutâneo, que é colocado na testa do bebê para a verificação da pele. Se necessário, o médico pode solicitar um exame de sangue para mensurar a quantidade de bilirrubina com mais precisão. Também é verificado em que partes do corpo o amarelo mais se apresenta, e fica mais grave conforme vai descendo para a barriga, pernas e pés.

tiriça doença

Foto: You&Your Family

Quando o nível de bilirrubina está muito elevado, há o risco do bebê sofrer algum tipo de dano neurológico, mas são casos raros e devido à demora do tratamento do problema. Portanto, é extremamente importante a verificação do tom da pele do recém-nascido, mesmo após a alta, pois pode haver a ocorrência da apresentação da mudança de cor tardiamente.

Sintomas da Tiriça

O maior sintoma da tiriça é justamente a cor característica da pele, o amarelo. Além disso, a urina do bebê também tende a sair mais escura, quase marrom, ao contrário das fezes, que ficam mais esbranquiçadas.

Como tratar Tiriça em bebês

tiriça doença

Foto: BlogDaviDiniz

Se o nível da tiriça for mais leve, o pediatra pode dar alta ao bebê e mãe realizar o tratamento em casa. Esse consiste em banhos de sol, durante poucos minutos, e sempre antes das 10h ou após às 16h. Se o nível de bilirrubina for mais alto, o tratamento é feito no hospital com fototerapia, conhecida como banho de luz.

fototerapia consiste em luzes fluorescentes que são direcionadas à pele do bebê, que fica dentro de um bercinho específico com os olhos vendados com uma máscara, para que esses não sejam prejudicados pela luz em excesso. Esse tratamento auxilia o fígado da criança a eliminar o excesso de bilirrubina no organismo.

O tempo de tratamento vai depender da eliminação e será acompanhada pelos pais e pediatra, que deverá observar a evolução e determinar a quantidade de horas ou dias suficientes para a cessão do tratamento e alta do bebê.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com