DICAS DE SAÚDE

Pariparoba – Benefícios, Contraindicações, Efeitos Colaterais e Receitas

Por mais que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar dessa planta, a pariparoba tem sido um dos itens mais procurados por quem deseja usufruir dos benefícios da medicina natural.

Para saber quais são esses benefícios e como consumir essa planta, fique de olho no nosso artigo.

 

pariparoba-benefícios

10 Benefícios da Pariparoba

1 – Tem ação diurética

Devido à ação diurética dessa planta, ela contribui para eliminar as toxinas, gorduras e açúcares que geralmente ficam acumulados na corrente sanguínea.

Essas propriedades diuréticas contribuem para que o organismo elimine o excesso de líquido, combatendo o inchaço que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Publicidade 

 

2 – Ajuda a tratar afecções no fígado

Outro dos usos comuns dessa planta diz respeito ao tratamento de problemas relacionados ao fígado, contribuindo para limpeza e desintoxicação desse importantíssimo órgão e atuando no tratamento de uma doença popularmente conhecida como “gordura no fígado”.

3 – Combate a anemia

Graças à grande quantidade de ferro presente nesta planta, característica básica dos vegetais de coloração verde escura, a pariparoba consiste em uma das grandes aliadas na prevenção e combate da anemia.

4 – Auxilia na digestão

Um dos benefícios mais conhecidos dessa planta está associado à melhora da digestão, evitando diversos tipos de problemas gastrointestinais e contribuindo para a metabolização dos nutrientes contidos nos alimentos.

5 – Ajuda a tratar furúnculos

Por conter substâncias altamente benéficas para a pele, a planta em questão é excelente para ajudar no tratamento de furúnculos (dolorosos caroços com pus que ocorrem principalmente nas axilas, couro cabeludo, nádegas, pescoço e rosto).

6 – Auxilia no tratamento de queimaduras

Por se tratar de uma planta repleta de substâncias cicatrizantes, a pariparoba contribui para tratar queimaduras leves.

7 – Alivia dores de cabeça

Não é por acaso que o óleo essencial desta planta é utilizado para tratamentos de aromaterapia.

Além de possuir substâncias que combatem inflamações, ele atua como um analgésico natural, aliviando dores de cabeça de leve a moderada intensidade.

8 – Ajuda a tratar infecções urinárias e gástricas

Por atuar no combate às bactérias e demais toxinas responsáveis por causar infecções gástricas e urinárias, essa planta age na causa dessas doenças, agindo também na limpeza do organismo.

Publicidade 

 

9 – Previne desconfortos estomacais

Pelo fato de prevenir o surgimento de infecções no aparelho gástrico, naturalmente são amenizados diversos desconfortos estomacais, tais como: azia, enjoos, má digestão etc.

10 – Protege a pele dos raios solares

Esta planta é popularmente conhecida como o elixir da juventude. O motivo? Ela é uma das protetoras naturais mais eficazes contra os perigos dos raios solares, evitando que a pele envelheça precocemente ou fique vulnerável ao câncer.

Contraindicações

Ainda que esta planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela não é indicada nos seguintes casos:

  • Gestantes (ou mulheres com suspeita de gravidez);
  • Mulheres que estão amamentando.

Efeitos Colaterais

Quando ingerida em excesso ou de forma errada, essa planta pode provocar:

  • Intoxicação;
  • Desconforto estomacal.

Receita do chá de pariparoba

Itens necessários

  • 2 colheres (sopa) da planta;
  • 1 litro de água.

Modo de preparar

Em um recipiente, colocar a água e as folhas dessa planta e levar ao fogo;

No momento em que iniciar a fervura, desligar o fogo e abafar a mistura por 10 minutos. Coar e beber no decorrer do dia (em temperatura ambiente).

Outras maneiras de consumir essa planta

Além do chá, é possível usufruir dos benefícios dessa planta por meio de cataplasmas e também na alimentação, sendo utilizada no preparo de:

  • Charutinhos (recheados com outros alimentos);
  • Refogados com couve-manteiga (sendo considerada mais saborosa que a couve).

Nas Filipinas e em outros países do mundo, essa planta substitui o papel alumínio no processo de assar peixes, deixando-os muito mais saborosos.

Curiosidades sobre esta planta

  • Esta planta também é conhecida como caena, catajé, caapeba, lençol de Santa Bárbara, capeba do campo, aguaxima e manjerioba;
  • Ela é bastante comum nas mais diversas regiões brasileiras, sobretudo aquelas onde há a presença da Mata Atlântica;
  • Além de ser utilizada por suas propriedades medicinais, essa planta é bastante usada para ornamentação;
  • O aroma dela é semelhante ao da menta;
  • O nome botânico dessa planta é Piper Umbellatum L;
  • O aroma e o sabor dessa planta é bastante agradável;
  • A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), iniciou pesquisas acerca dessa planta no ano de 1998, comprovando as propriedades antioxidantes contidas na raiz da pariparoba;
  • A empresa Natura utiliza esta planta para fabricação de gel, creme e filtro solar para pele.

Como potencializar os efeitos dessa planta?

Para obter os melhores resultados quanto ao consumo dessa planta, seja por meio de chá ou como alimento no dia a dia, é necessário:

Melhorar a alimentação

Para ter um organismo saudável e resistente às doenças, é imprescindível cuidar da alimentação, buscando ingerir itens mais próximos do estado natural, tais como: legumes, frutas, verduras, cereais integrais, fibras etc.

Além de oferecer ao corpo os nutrientes necessários, por meio da alimentação é possível regular o intestino, combater a hipertensão, prevenir o diabetes e muitas outras doenças.

Beber água

Com tanta disposição de bebidas hoje em dia, muitas pessoas esquecem de ingerir a bebida mais elementar para a saúde: água.

Não é por acaso que médicos e nutricionistas são unânimes em recomendá-la para a saúde, o emagrecimento e até mesmo a beleza, já que o aspecto bonito da pele, cabelos e unhas depende da boa hidratação do corpo.

Fazer uma atividade física

Além de prevenir doenças e favorecer o emagrecimento, a atividade física é fundamental para fortalecer as defesas imunológicas e também proporcionar à mente a sensação de bem-estar.

Isso ocorre graças ao fato de durante a atividade física o cérebro liberar dois importantes neurotransmissores: a endorfina e a serotonina.

Eles são cruciais para combater a ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo a depressão.

Com todas essas informações sobre os benefícios da pariparoba e dicas de saúde, é possível prevenir e tratar doenças de forma natural.

Vale lembrar que todos esses cuidados não eliminam a necessidade de consultar o médico regularmente e seguir adequadamente o tratamento recomendado em cada caso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com