DICAS

Por que Espirramos e Tossimos? Descubra os Motivos.

O corpo humano é cheio de mistérios. Com certeza você já se perguntou por que espirramos ou tossimos pois isso é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Nesse artigo você saberá o real motivo da tosse e do espirro e como funcionam essas ações em nosso organismo.

Por que espirramos e Tossimos e como isso funciona?

O nariz e a boca constituem por­tais de entrada para as profun­dezas do corpo. A parte do na­riz que é formada pelas narinas é revestida com pêlos que agem como uma espécie de armadi­lha ou tela protetora e que cap­tam as partículas invasoras maio­res e impedem sua passagem para os pulmões.

O revestimen­to ou mucosa do trato respirató­rio superior se compõe de célu­las especiais que formam o epi­télio respiratório. Essas células têm a superfície coberta com numerosos cílios; entremeadas com essas células estão numerosas glândulas mucosas que segre­gam um fluido levemente vis­coso. A ação combinada do muco e dos cílios aprisiona as bactérias e outros materiais es­tranhos. Quando você espirra ou assoa o nariz, essas bactérias ou materiais estranhos podem deixar o seu organismo.

 

tosse

Os cí­lios que revestem a traqueia e as passagens de ar dos pulmões se movimentam continuamente de maneira a projetar o muco e o material aprisionado para cima e para a parte de trás da boca, de maneira que eles possam ser expectorados ou engolidos.

Publicidade 

 

Deve-se observar que o hábito de fumar cigarros paralisa este movimento dos cílios. Assim, os fumantes tendem a acumular mais bactérias e resíduos em seus pulmões e estão muito mais sujeitos a desenvolver distúrbios respiratórios. Este é um exem­plo clássico de como o homem pode enfraquecer suas defesas naturais contra a doença.

Função protetora da tosse e do espirro

A tosse pode ser voluntária ou ocorrer como um reflexo à irritação na árvore traqueo-brôn­quica. Ela tem uma função prote­tora, ajudando a limpar as passa­gens aéreas das secreções exces­sivas e dos resíduos acumulados.

Leia Também: CAFÉ VERDE emagrece até 25 quilos naturalmente

Além disso, as respirações profundas feitas entre as expi­rações forçadas provocadas pela tosse ajudam a garantir a aera­ção adequada de todas as par­tes dos pulmões. Um dos pro­blemas que costumam ocorrer em pessoas com pneumonia ou lesões dolorosas do tórax (como costelas quebradas, por exem­plo) é a tendência de produzir movimentos respiratórios curtos e não expandir totalmente o tó­rax.

Quando isto ocorre, a parte do pulmão que não recebeu ae­ração tende a reter secreções, que podem ocupar os espaços normalmente reservados ao ar, a estagnar e se transformar em um campo fértil para o desen­volvimento de bactérias. A tos­se é um mecanismo natural que ajuda a evitar esta complicação.

A tosse excessiva, no entan­do, pode ser prejudicial de vá­rias maneiras.

Tosse e Espirros Quando temos alergia

Ligou o ventilador, sobe a poeira. Em pessoas alérgicas, a tosse é inevitável. Seu organismo está emitindo uma resposta de defesa aos “invasores”, no caso, a poeira.

Tosse de noite quando está deitado

Algumas pessoas tossem mais de noite quando se deitam pois a secreção desce para a garganta, o que dá a sensação de pigarro de manhã.

Mecânica de uma tosse

A mecânica de uma tosse en­volve primeiro a inspiração de mais de dois quartos de ar. Em seguida, a epiglote e as cordas vocais se fecham enquanto o diafragma e outros músculos ex­piratórios se contraem, aumen­tando a pressão de ar nos pul­mões. A epiglote e as cordas vocais se abrem então, subita­mente, e o ar é expelido com força, atingindo velocidades de 125 a 165 quilómetros por hora, superiores a um furacão.

Publicidade 

 

O esforço físico exigido pela tosse pode danificar a mucosa das passagens de ar e provocar danos musculares e até mesmo costelas quebradas. Certas infecções dos pulmões podem ficar mais sérias em conseqüência da tosse; a tosse também pode es­palhar a doença entre outras pessoas. Certos problemas car­díacos podem ser agravados pelo esforço da tosse constante e até mesmo pessoas sadias po­dem perder o sono e ficar muito cansadas.

por que tossimos quando engasgamos com algum alimento é somente os músculos internos tentando expelir o alimento que poderá nos sufocar. 

Em que ponto a tosse toma-se mais prejudicial do que benéfica?

resposta depende mui­to de cada indivíduo, mas é possível fazer algumas afirmativas de ordem gemi. No caso de uma pessoa capaz de eliminar suas próprias secreções por meio da tosse voluntária e que se en­contra com uma tosse excessi­va, um antitussivo (xarope para tosse) pode ser usado.

Mas no caso de alguém que não conse­gue tossir voluntariamente e ex­pectorar as secreções e os resí­duos acumulados de uma infecção respiratória, geralmente é melhor não tomar um remédio que irá inibir os reflexos da tos­se. Pessoas portadoras de enfi­zema e outros distúrbios respi­ratórios crônicos devem consul­tar o médico em relação à tera­pia mais indicada para infecções respiratórias agudas.

Procure um Médico

Agora que você sabe porque espirramos e tossimos, você pode ficar mais tranquilo: isso é só uma defesa do organismo! Se seus espirros e tosses persistirem, procure um médico! Não importa qual tipo de terapia você faz, se você opta pela medicina natural, ervas medicinais, acupuntura, auto hemoterapia… saiba que tosse e espirros constantes podem ser sinais de alguma doença! Por isso, faça os exames que seu médico solicitar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com