DICAS

Prevenção da Dengue: saiba como se prevenir!

Dengue é uma doença muito perigosa que pode inclusive matar uma pessoa em apenas alguns dias se não houver tratamento imediato. A Dengue é transmitida pela picada de um mosquito conhecido como Aedes Aegypti. Esse mosquito necessita de água para que haja a reprodução das larvas.

Essas larvas são os filhotes deste mosquito, e caso as mesmas sobrevivam, essas larvas se transformarão em mosquitos, disseminando ainda mais a Dengue. Além da Dengue, este mosquito pode contribuir para o surgimento de outras complicações, como é o caso da Febre Amarela por exemplo.

Para combater a Dengue, devemos em primeira mão prevenir o surgimento desta complicação( combater o foco dos mosquitos), existem uma série de métodos de prevenção que podemos seguir. Hoje iremos mostrar quais são os métodos cabíveis para a prevenção dessa terrível doença, que aparece na maioria das vezes em períodos chuvosos.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Prevenção da Dengue

prevenção da dengue 01

Há uma série de métodos de prevenção da Dengue, todos eles têm em foco a eliminação de água parada em recipientes específicos. Se não houver água parada, logicamente que não haverá a proliferação do mosquito, e como o mosquito da Dengue morre depois de 30 a 45 dias, se não houver mais mosquitos nascendo, a doença fica sob controlem podendo até não haver mais casos.

Cuidado com as caixas d’água: Caixas para o armazenamento de água esconde um sério perigo. Em algumas localidades, as pessoas não tampam as caixas, e  isso é um grande erro. O mosquito da Dengue pode muito bem proliferar nessas caixas d’água paradas.

Por esta razão, busque sempre que possível, tampar as caixas onde se armazena o líquido. Além das caixas d’água  para o consumo próprio, é de extrema importância tampar qualquer outro tipo de objeto de armazenamento de água, mesmo que não seja para o consumo.

prevenção da dengue 012

Olho na chuva: A Dengue ocorre mais em épocas de chuva, em períodos seco, é pouco provável que casos da doença ocorra, visto que há pouca água parada. Nos períodos chuvosos, procure virar de cabeça para baixo, garrafas ou qualquer outro objeto que acumule água.

Se houver o acúmulo de água nesses objetos, pode ser que ocorra a proliferação do mosquito. Por esta razão, busque por objetos onde possa haver o acúmulo desnecessário de água parada. Se for localizado objetos desse tipo no teu quintal, procure removê-los da localidade em questão, ou até mesmo virá-los de cabeça para baixo para que não haja o acúmulo de água.

Olho na privada e nos vasos de planta: A privada sanitária pode esconder uma armadilha que ajuda na proliferação da Dengue. Imagine que você fique  10 horas sem utilizar a privada do banheiro, ou até mais tempo. A consequência disso é que, neste intervalo de tempo pode haver a reprodução do mosquito.

Se existir algum banheiro isolado, onde ninguém o utiliza, a privada do mesmo também pode ser uma porta de entrada para a proliferação do mosquito da Dengue. Por esta razão, procure sempre aplicar desinfetante na privada, visto que o mosquito da Dengue procria apenas em água limpa.

prevenção da dengue 0123

Os vasos de planta também podem esconder algumas armadilhas, o mosquito da Dengue procura à todo custo, algum local com uma mínima quantidade de água para que haja a reprodução. Se as plantas forem irrigadas abundantemente, pode ser que haja um resto de água nos vasos de planta, e essa água é mais do que suficiente para que ocorra a procriação do mosquito da Dengue.

Tendo isto em mente, procure sempre utilizar areia ou até mesmo terra para impedir que haja um acúmulo de água nessas localidades. Se houver um acúmulo de água, o mosquito da Dengue com certeza poderá procriar-se. A areia é sensacional, ela consegue chupar toda o restante de água aplicada na irrigação das plantas.

Os entulhos: Os entulhos, tais como lixos de casa por exemplo, podem guardar armadilhas que auxiliam na proliferação do mosquito da Dengue. Por esta razão, procure sempre que possível varrer o quintal da tua casa para evitar o acúmulo de lixo.

Se você estiver construindo, tenha em mente que alguns objetos de construção podem contribuir para o acúmulo de água, e consequentemente para o surgimento do mosquito da Dengue. Como exemplo temos os baldes de água, e os carrinhos de mão por exemplo. Se houver a presença desses objetos na sua casa, procure deixá-los agasalhados, ou virados de cabeça para baixo.

prevenção da dengue 01234

Utilizar repelente e citronela: O repelente é um ótimo aliado para quem busca combater de maneira eficaz o temido mosquito da Dengue. Como todos sabem, o repelente repele os mosquitos, ou seja, qualquer mosquito, e neste caso esse tipo de produto pode ser um ótimo aliado para que possamos combater o temido mosquito da Dengue.

Num contexto geral, os mosquitos odeia os produtos químicos em geral, neste caso, além dos repelentes, podemos citar também os cremes de pele e alguns perfumes aromáticos. A citronela é um tipo de planta que repele os mosquitos, ou seja, ela é um repelente natural.

Podemos utilizá-la para repelir o mosquito da Dengue, basta adicionar um jarro de citronela na porta da sua casa, isso fará com que os mosquitos não entrem na sua casa, mas é logico que este método não é 100% eficaz, ele é apenas uma teoria comprovada, mas que pode não dar certo em alguns casos.

Além disso, podemos utilizar ainda para combater o mosquito da Dengue, os repelentes de tomada. Esses repelentes são eficazes para o combater dos mais variados tipos de mosquitos, como é o caso do mosquito da Dengue por exemplo. Procure deixá-lo ligado de dia e de noite se possível for, ou apenas à noite, onde há maior manifestação do mosquito de Dengue e de outros tipos de muriçocas.

prevenção da dengue 012345

Utilização de mosquiteiros: Os mosquiteiros são essenciais para quem vive em localidade com forte presença do mosquito da Dengue e outros tipos de mosquitos. O mosquiteiro é uma proteção de pano transparente, que pode ser colocada na cama, impedindo assim que mosquitos invadam o local da cama.

Com isso, o mosquiteiro impede que haja a picada dos mais variados tipos de mosquitos, como é o caso do mosquito da Dengue por exemplo. Este é um método muito eficaz para o combate da Dengue, mas e quando você não estiver na cama, como fica a situação, não é mesmo?

Neste caso, o ideal é utilizar os repelentes, eles são essenciais para impedir o mosquito da Dengue se aproxime de você. Além disso, os métodos anteriores são indispensáveis, num contexto geral, para combatermos o foco do mosquito da Dengue, é importantíssimo evitarmos água parada; isso quer dizer que, devemos ao máximo eliminar qualquer tipo de água parada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com