DICAS

Remédios Caseiros para Nefrose- Tratamento Natural.

Consequências metabólicas da síndrome nefrótica. Outras proteínas, além da albumina, podem ser perdidas, o que acarreta inúmeros problemas: a perda da proteína fixadora do colecalciferol pode provocar deficiência de vitamina O, hipocalcemia e doenças nos ossos. A perda da proteína fixadora de tiroxina pode acarretar disfunções na tiroide. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Nefrose- Tratamento Natural.

Complicações

A eliminação urinária da proteína transferrina (que transporta ferro) provoca anemia que não responde nem ao tratamento com ferro. Outras carências, como a de zinco e cobre, são notadas. A perda de certos fatores anticoagulantes, como a antitrombina III, pode favorecer o desenvolvimento de trombas e tromboses em diferentes lugares (trazendo graves complicações).

Perdem-se também fatores de defesa, à base de proteínas, como certas imunoglobulinas. Isso diminui a capacidade de defesa do corpo. Como se vê, o desperdício de proteínas traz consequências sérias. Para entender melhor esse assunto, preparamos um resumo sobre a função dos néfrons.

Função dos néfrons

Néfron, ou nefro, é a unidade funcional do rim. Há mais de um milhão de néfrons em cada rim humano. Cada néfron é composto do glomérulo e dos túbulos renais. O glomérulo está dentro de uma cápsula, chamada cápsula de Bowman, e é um novelo de capilares arteriais donde saem substâncias do sangue que devem ser filtradas.

Publicidade 

 

O líquido contendo o material filtrado é absorvido pela cápsula de Bowman e penetra no sistema de túbulos, os quais, no começo muito delgados, convergem para ductos cada vez maiores, até que todo o líquido filtrado, a urina, escoa através do bacinete, que se afunila para formar o ureter. Os ureteres desembocam na bexiga, de onde sai a uretra, que conduz a urina para o exterior.

túbulos desempenham importante papel nos néfrons, pois reabsorvem boa parte do líquido filtrado pelos glomérulos. Essa reabsorção obedece a padrões de concentração de solutos no sangue, e é mediada por hormônios. A cada minuto, passa pelos rins cerca de 1/5 do sangue para ser filtrado. Isso quer dizer que em cinco minutos todo o sangue do corpo passa pelo sistema de depuração renal.

Nos Rins…

A cada 24 horas, os rins filtram 1.700 litros de sangue, o que resulta em 170 a 180 litros de líquido “absorvido” do sangue pela “esponja” dos glomérulos. Mas a maior parte desse líquido, misturado com inúmeras substâncias, é claro, não poderia se perder sem grande risco para a vida.

Os túbulos, então, encarregam-se de reaproveitar tudo o que for possível, devolvendo ao sangue a maior parte dos fluidos provenientes da filtração glomerular. “Jogo fora”, como urina, uma parcela mínima de líquido, que varia de um litro a um litro e meio por dia.

O tratamento da síndrome nefrótica comum não é simples. Como é um distúrbio que envolve numeras alterações, torna indispensável o acompanhamento de um especialista. Descompensações e perdas precisam ser adequadamente supridas, sob pena de consequências graves, até fatais.

Doença

A prevenção de distúrbios renais, de modo geral, requer um estilo de vida saudável, com ingestão abundante de água e consumo liberal de frutas. Uma dieta com carne, sal e laticínios em excesso, somada à vida sedentária e ao fumo, favorecerá o aparecimento de problemas não só nos rins, mas no organismo todo.

Depois de instalada uma doença renal, a dieta deverá ser cuidadosamente monitorada, pois, em situações específicas, mesmo o consumo de líquidos precisará ser limitado (como na insuficiência renal), ao passo que em outros quadros será interessante tomar água em abundância. Por isso, enfatizamos o acompanhamento de um especialista (nefrologista).

Síndrome nefrótica Lipoide

Comum em crianças, tem um prognóstico melhor que a forma que acabamos de estudar, pois apresenta alterações mínimas na função glomerular. A causa é desconhecida. Não é nenhuma das retrocitadas. Pode ocorrer melhora espontânea ou recaídas inesperadas. Alguns pesquisadores associam essa forma mais benigna de nefrose a processos alérgicos e infecções do sistema respiratório superior.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com