FITNESS E NUTRIÇÃO

Respiração diafragmática: passo a passo completo

Você já ouviu falar na respiração diafragmática? pois bem, esta é uma técnica que consiste na utilização do diafragma como expansor e potencializador no transporte de oxigênio para os pulmões

Hoje em dia a respiração mais comum entre as pessoas é a torácica. O problema é que esta respiração é bem limitada. Por exemplo, em situações de estresse ou ansiedade, a respiração torácica não consegue transportar a quantidade de oxigênio necessário para os pulmões, e dessa forma pode ocorrer inclusive falta de ar.

Isso não ocorre com a respiração diafragmática. O que ela faz é justamente o inverso da anterior, ela potencializa a passagem de ar, aumentando consideravelmente o fluxo do mesmo. Entre alguns dos benefícios da respiração diafragmática, podemos citar um melhoramento cerebral, já que este órgão necessita de muito oxigênio para funcionar bem.

Além disso, a respiração diafragmática pode inclusive aumentar a resistência de uma pessoa durante a prática de exercícios físicos. Isso se deve ao fato de que o cérebro receberá mais oxigênio, e além disso, os músculos também receberão mais oxigenação; e isso aumentará a resistência dos mesmos.

Como fazer a respiração diafragmática

respiração diafragmática

Após sabermos um pouco mais sobre a respiração diafragmática, é hora de averiguarmos como se pratica tal método. O procedimento é bem fácil de se fazer, e logo mais iremos mostrar um passo a passo bem simples, confira o método:

1: Procure se deitar ou sentar em um local confortável.

2: Coloque a sua mão direita sobre o abdômen, e a esquerda no tórax.

3: Respire pelo nariz profundamente e vagarosamente. Quando o seu pulmão estiver cheio, tranque o ar por cerca de 3 segundos.

4: Agora expire pela boca, soltando o ar bem devagar mesmo.

5: Feito isso, repita esse procedimento sempre que quiser. Depois de 5 sessões em média, não será mais necessário trancar o ar durante os 3 segundos.

Para que serve a respiração diafragmática?

A respiração diafragmática é a maneira correta de se respirar, pois o fluxo de ar é maior em relação à torácica. Então os benefícios são os mais variados possíveis.

Por exemplo, sempre que você estiver estressado(a), utilize esta técnica para se acalmar. Além disso, a respiração diafragmática também é recomendada para pessoas que sofrem de ansiedade, pois ela alivia a tensão.

Quem sofre de asma, bronquite, ou outra complicação pulmonar, deve adotar a respiração diafragmática como prática diária. Ela aliviará a ausência de oxigenação, sintoma este comumente ocorrente em situações envolvendo doenças do pulmão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com