DICAS

Retração gengival: veja como tratar e prevenir

retração gengival é uma complicação bastante comum em pessoas que não mantém um bom hábito de higiene bucal. Esta complicação trata-se de um deslocamento da gengiva, que na maioria dos casos expões as raízes dos dentes

Mas quais os sintomas efetivos da retração gengival? basicamente a retração gengival causa mau hálito, além de outras anormalidades como por exemplo sangramento das gengivas e dor de dente.

O tratamento para retração gengival pode consistir numa intervenção cirúrgica, como é o caso da engivectomia por exemplo. De qualquer forma, o ideal é procurar um dentista e averiguar com ele se de fato há a necessidade de realização de alguma cirurgia.

Existem alguns métodos que o ajudarão a prevenir a retração gengival, inclusive em alguns casos apenas a utilização destes métodos já é o suficiente para extirpar a retração gengival literalmente.

Como prevenir a retração gengival

retração gengival

Escovação adequada: A má escovação é o principal motivo causador da retração gengival, por este motivo é necessário muita cautela. A escolha da escova é muito importante, normalmente as cerdas mais duras podem causar retração gengival.

Prefira escovas com cerdas macias, ainda mais se de fato a retração gengival já estiver em manifestação. Além disso, não coloque muita força ao escovar, esta técnica errônea pode desencadear a complicação em questão.

Fio dental: A utilização de fio dental é importante para ter uma boa higiene bucal. Ele ajuda a remover os resíduos impregnados nos orifícios dos dentes. Com base nisso, podemos constatar que o fio dental é uma excelente ferramenta no combate à retração gengival.

Enxaguante bucal: As  bactérias presentes na boca podem efetivamente desencadear complicações nas gengivas. Os enxaguantes bucais ajudam a eliminar placas e bactérias que causam a gengivite por exemplo.

Higiene geral: Ter uma higiene geral nada mais é do que seguir todos os passos anteriores, além de escovar a língua, o céu da boca, as laterais, enfim, toda a região correspondente à boca. Em alguns casos a retração gengival ocorre devido a ausência necessária de uma escovação e higienização generalizada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com