DICAS

Sintomas da Angina: descubra a verdade!

Angina é um conjunto de sintomas, o termo Angina não se refere à uma doença específica, mas sim à complicações envolvendo o coração. A Angina nada mais é do que uma dor existente no peito, essa dor geralmente ocorre depois da prática de atividades físicas.

A Angina ocorre, pelo fato das artérias do nosso coração não bombearem sangue e nem  oxigênio o suficiente para o nosso coração. Essa necessidade por mais oxigênio, se dá pelo fato do coração ser exigido, é como se fosse uma hierarquia de cobranças, semelhante à uma empresa por exemplo.

O corpo trabalha mais, e consequentemente ele irá exigir mais esforço do coração, o coração por sua vez, irá solicitar mais oxigênio em prol de manter o corpo funcionando à todo vapor. Se esse oxigênio não chegar ao coração numa quantidade satisfatória, com absoluta certeza haverá os sintomas da Angina.

Os exercícios físicos,  são um exemplo de atividades que exigem mais esforço do coração. Se não houver uma oxigenação perfeita para alimentar o coração, ocorrerá a Angina no decorrer da prática das atividades físicas. Hoje iremos mostrar quais são os sintomas da Angina, procure um médico caso eles ocorram.

Sintomas da Angina

angina sintomas 01

Como dissemos anteriormente, a  Angina é uma dor que tem relação com problemas cardíacos, e assim como todo problema cardíaco, os sintomas da Angina normalmente estão relacionados à dores no peito por exemplo. Essa dor no tórax normalmente é sentida logo após a prática de atividades físicas corriqueiras, como uma caminhada ou até mesmo uma corrida.

Todavia, essa dor provida da prática de atividades físicas, se trata  da Angina instável. Essa complicação só ocorre logo após a prática de uma determinada atividade físicas, ou qualquer outro tipo de esforço físico extenuante. A Angina estável já é outro tipo de dor que pode ocorrer a qualquer instante, mesmo que a pessoa não tenha praticado nenhum tipo de atividade físicas.

angina sintomas 012

cansaço é um outro sintoma muito comum tanto na Angina estável, quanto na instável. O cansaço é uma peculiaridade de ambas as complicações, principalmente pelo fato de que o coração não recebe oxigenação o suficiente, devido aos bloqueios existentes nas artérias do coração.

No mesmo campo semântico do cansaço está  a falta de ar. Essa falta de ar está relacionada diretamente à falta de oxigenação o suficiente. Pode acontecer também alguns desmaios e até mesmos arritmias cardíacas, mas se esses sintomas ocorrerem, isso pode indicar a presença de outras complicações mais sérias.

Como fazer a constatação da Angina

angina sintomas 0123

Após haver as suspeitas, é necessário buscar a ajuda de um especialista para que haja a constatação ou não da Angina. Ao chegar no hospital, conte ao médico o(s) sintomas que aconteceram, dessa forma ele já começará a suspeitar de possíveis complicações, com base é claro, nos sintomas descritos por você.

Na maioria das vezes, os médicos utilizam os sintomas como pré-diagnóstico, todavia, os sintomas não são o suficiente para que haja um diagnóstico  preciso. A realização de alguns exames é certa, alguns exames podem ser solicitados pelo médico para a constatação da Angina, como exemplo temos o Eletrocardiograma.

Como é feito o tratamento da Angina

angina sintomas 01234

Há tratamento para  a Angina, mas para isso é necessário o diagnóstico, como dissemos anteriormente. No tratamento para combater a Angina, os médicos poderão recomendar a utilização de alguns medicamentos. Esses medicamentos irão aumentar a circulação dos níveis de sangue nas artérias, e dessa forma o coração receberá mais sangue e mais oxigênio, visto que os medicamentos irão desobstruir o bloqueio nas artérias, bloqueio esse causador da Angina.

Além disso, alguns medicamentos ajudam a diminuir o ritmo do coração, de modo que ele irá ser menos solicitado, a ponto de dar conta de realizar todas as tarefas respectivas, sem se extenuar. Como vimos, a Angina está diretamente relacionada ao não funcionamento eficaz das artérias, se os medicamentos não forem suficientes para desobstruir os bloqueios existentes nas artérias, pode ser necessário a intervenção cirúrgica para que a Angina seja literalmente combatida.

Observações e recomendações

angina sintomas 012345

Angina é um tipo de complicação que pode ocorrer através da prática de exercícios físicos, por este motivo, é de extrema importância praticar atividades físicos apenas com a orientação de um especialista. Caso a Angina seja verdadeiramente constatada, peça ao seu médico uma indicação de atividade física, caso ele não ache necessário.

Mas se por algum motivo a prática de atividades físicas agravar o aparecimento da Angina, pode ser que o médico não indique tais práticas, ou caso indique, com certeza haverá algumas restrições e recomendações de procedência correta.

Um observação que devemos salientar acerca da Angina, é que os sintomas desta complicação são os mesmos de outras complicações cardíacas. Dores no peito por exemplo, podem significar a presença da Angina, e de outras complicações, como é o caso do princípio de infarto. Por esta razão, devemos orientar que os sintomas da Angina não são exclusivos, por isso, caso ocorra tais sintomas, procure a ajuda de um especialista o mais breve possível, só através da avaliação médica é que poderemos identificar a presença ou não da Angina.

Probabilidade de desenvolver a Angina

angina sintomas 0123456

A Angina é um tipo de complicação que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, quanto à isso não há uma regra que defina quais pessoas podem desenvolver tal complicação. Porém algumas pessoas podem desenvolver a Angina mais facilmente do que outras pessoas.

Os obesos por exemplo, podem desenvolver a Angina mais facilmente. Na verdade, o excesso de peso contribui para o aparecimento de uma série de complicações cardíacas, e como a gordura tampa as artérias podendo provocar a Angina e inclusive o infarto, vale a pena seguir uma dieta saudável em prol de atingir o peso ideal.

angina sintomas 01234567

Fumantes também possuem uma grande chance de desenvolver a Angina e outras doenças cardíacas. Pessoas com problemas de pressão alta também estão suscetíveis ao desenvolvimento da Angina. Outras doenças e circunstâncias também podem contribuir para o  desenvolvimento da Angina, veja quais são:

  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar;
  • Excesso de LDL (colesterol ruim);

Considerações finais sobre a Angina

A Angina é um tipo de complicação que pode ser combatida através do tratamento indicado pelo médico, basta tomar todos os medicamentos respectivos.

Independentemente de haver ou não o diagnóstico da Angina, procure manter uma vida saudável, por isso, pratique atividades físicas corriqueiramente, procure se alimentar saudavelmente, insira alimentos produtivos no seu cardápio diário, como é o caso das frutas e das verduras por exemplo.

Manter uma alimentação errônea pode desencadear uma série de complicações cardíacas. Só para se ter ideia, as carnes gordurosas e os demais alimentos gordurosos, ajudam no entupimento das artérias, esse entupimento pode propiciar uma série de complicações, como o infarto e a própria Angina.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com