Scroll Top

SAÚDE

Sintomas da Caxumba: descubra a verdade!

Caxumba é uma doença transmitida por vírus, essa doença é muito ocorrente em crianças, essa complicação afeta diretamente as glândulas parótidas, causando sintomas bem notórios. A transmissão desta doença é feita através do contato de salivas contaminadas.

Imagine que uma pessoa contaminada com Caxumba beije você, neste caso, com absoluta certeza haverá a contaminação da doença. Além disso, há outras maneiras de se contrair a Caxumba, o espirro é um dos meios de contaminação desta complicação.

A Caxumba já foi um grande problema para a população brasileira em específico, todavia, graças ao surgimento de uma vacina, a Caxumba está sob controle das autoridades específicas. Realmente a vacina contra Caxumba conseguiu inibir radicalmente a ação da mesma, de modo que é praticamente impossível haver uma epidemia da doença, ainda mais que a vacina é oferecida gratuitamente.

A Caxumba pode desencadear alguns sintomas, a seguir iremos mostrar quais são esses sintomas, mesmo a doença estando sob controle, ainda sim pode ocorrer casos da doença. Por este motivo, se os sintomas que mostraremos a seguir ocorrer com você, busque  a  ajuda de um especialista o mais breve possível.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas da Caxumba

caxumba sintomas, sintomas da caxumba 01

A Caxumba pode manifestar alguns sintomas típicos de algumas outras doenças, e isso pode inclusive fazer com que haja uma suspeita acerca da existência de outras complicações. Veja quais são eles:

Febre: A febre é um possível sintoma da Caxumba, a temperatura da pessoa pode variar muito de acordo com o agir da doença. Pode ocorrer febre alta ou febre branda, tudo depende exclusivamente de como a doença irá agir respectivamente.

Dor de cabeça e perda de apetite: A dor de cabeça é outro possível sintoma de Caxumba, essa dor de cabeça pode ocorrer de maneira branda ou agressiva, assim como ocorre com a febre. Além da dor de cabeça, pode acontecer ainda uma perda de apatite notória.

Por mais que a pessoa se alimente numa quantidade bem considerável, ainda sim pode ocorrer dela perder o apetite ou até mesmo o prazer em se alimentar. Se esse sintoma persistir por muito tempo, pode ser que haja uma perda de peso considerável.

caxumba sintomas, sintomas da caxumba 012

Inchaço: Este com certeza é o sintoma mais comum da Caxumba, ocorre um inchaço que externamente é super visível na região do pescoço. Esse inchaço pode ocorrer em ambos os lados, mas isso depende exclusivamente se houve ou não o inchaço em ambas ou apenas uma glândula.

Como se o inchaço não fosse o suficiente, pode ser que haja ainda, uma dor nessa região. Essas dores podem ser intensas ou até mesmo leves, a intensidade desse sintoma pode variar de pessoa para pessoa.

Fadiga e dor ao engolir: A fadiga é outra possibilidade eminente, pode ser que pessoa fique extremamente cansada, extenuada, mesmo que não haja motivo para tal, mas caso esse evento ocorra, a culpa é da Caxumba. Com essa fadiga, a pessoa pode se sentir incapacitada de realizar tarefas aparentemente comuns, visto que o indivíduo poderá ficar extremamente fraco, ou com pouco ânimo.

Como a Caxumba age nas glândulas, pode ser que haja uma certa dor quando a pessoa mastigar ou até mesmo engolir os alimentos. Ao mastigar pode  haver uma dorzinha de leve, mas ao engolir os alimentos, a dor poderá ser mais intensa. Se este problema estiver ocorrendo com você, uma boa alternativa para o momento, são os alimentos ralos, como é o caso das sopas por exemplo.

Como diagnosticar a Caxumba?

caxumba sintomas, sintomas da caxumba 0123

Um fato notório é o seguinte: a Caxumba possui alguns sintomas comuns de outras complicações, dessa forma, para diagnosticar a doença, é necessário muita cautela analítica. Se o inchaço ocorrer, as evidências são mais fortes acerca da existência da Caxumba, todavia, pode ser que o inchaço não ocorra, e dessa forma não há como suspeitar apenas da Caxumba levando em consideração apenas os demais sintomas, que podem representar outras doenças comuns.

Caso os sintomas ocorra com você ou com o seu filho, procure um médico o mais breve possível, no consultório, conte todos os detalhes para o seu médico. É quase certo que o profissional de saúde pedirá a realização do exame de sangue, através deste exame, poderá ser constatado a presença ou não da Caxumba.

O exame de sangue é capaz de analisar  se há  produção de anticorpos, esses anticorpos ajudam eliminar a Caxumba, e se houver anticorpos, é provável que haverá a presença da Caxumba. Para fortalecer ainda mais as suspeitas, será usado como critério, os sintomas respectivamente.

Tratamento e prevenção da Caxumba

caxumba sintomas, sintomas da caxumba 01234

O tratamento da Caxumba basicamente não existe, a Caxumba é uma doença leve, ela normalmente não causa grandes estragos. Além disso,  o nosso sistema imunológico combate com muita facilidade esta complicação, por esta razão, é provável que não haja nenhuma recomendação de medicamentos.

Mesmo assim, pode ser que haja algum tipo sintoma mais forte, neste caso, o médico poderá achar necessário  a  utilização de algum tipo de medicamento para o combate não da Caxumba, mas sim deste sintoma específico que pode estar incomodando muito.

Para prevenir a Caxumba, o ideal é tomar a  vacina, caso ainda não a tenha tomado, providencie-a assim que possível. Assim como a catapora por exemplo, a Caxumba não pode ser mais contagiosa. Isso quer dizer que, se você tiver Caxumba, nunca mais terá esta mesma complicação.

Dicas e truques

caxumba sintomas, sintomas da caxumba 012345

Se a Caxumba foi constatada, ou se você estiver com suspeitas da doença, procure seguir as dicas que mostraremos logo a seguir. A primeira delas é a seguinte: procure se isolar ou isolar a pessoa com suspeita da Caxumba, utilize uma máscara se possível for.

Além disso, caso haja dor na região da garganta (se a doença já fora constatada), busque consumir alimentos mais líquidos, onde não haja a necessidade de mastigação contínua. As sopas são uma ótima opção, elas podem ser substituídas por um almoço ou jantar comum.

Considerações finais

A Caxumba é uma doença leve, é muito difícil desta complicação gerar problemas mais sérios, mesmo assim é importante nós salientarmos que, pode ocorrer sintomas mais sérios providos da Caxumba. Mas são casos raros, normalmente esse tipo de caso ocorre quando a pessoa não trata a doença, dessa forma pode haver complicações mais sérias em várias partes do corpo, como é o caso do pâncreas por exemplo, pelo fato da doença ter evoluído.

Por este motivo, busque a ajuda de um especialista o mais breve possível, por mais que a Caxumba seja uma complicação leve, ainda sim a mesma deve ser tratada o mais breve possível. Além disso, os sintomas de Caxumba podem representar outras doenças mais sérias, portanto volta a dizer, consulte um médico o mais breve possível.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.