DICAS

Sintomas da Endometriose

“Endometriose” é uma complicação onde o Endométrio, se desenvolve em algumas outras partes do corpo da mulher, partes essas que não é o útero (local genuíno do Endométrio). O Endométrio é genuíno do útero, e se essa mucosa se desenvolver em outras localidades, ocorrerá a Endometriose.

Não se sabe ao certo os motivos pelas quais a Endometriose surge, mas tudo que sabemos, é que a Endometriose pode ser causada por um sistema imunológico enfraquecido, ou por outras complicações envolvendo  menstruação mensal.

A Endometriose possui tratamento, mas para isso, é necessário diagnosticarmos a complicação o mais rápido possível. A Endometriose pode alertar a pessoa de sua existência, ela pode provocar uma série de sintomas. Hoje estaremos mostrando justamente quais são esses sintomas. Sabendo dos sintomas, você poderá procurar um médico caso haja indícios evidentes da presença da Endometriose.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

A  Endometriose provoca a infertilidade

sintomas da endometriose 01

A Endometriose pode provocar a infertilidade da mulher. Caso você  esteja tentando engravidar à muito tempo e não consegue, saiba que isso pode ser sinal de Endometriose.

Porém, a infertilidade não é um sintoma que ocorre somente em pessoas com Endometriose, há outros motivos pelos quais uma mulher não consegue engravidar. Se este problema estiver ocorrendo com você, o ideal é procurar um médico, e na consulta, ele poderá constatar a presença ou não da Endometriose.

A Endometriose causa dores na hora H

sintomas da endometriose 012

A Endometriose pode causar dores na hora das relações sexuais, por mais que algumas mulheres sentem um certo desconforto na penetração sexual, ainda sim  a Endometriose pode provocar um desconforto exacerbadamente além do normal.

Por esta razão, este é mais um critério que deve ser levado em consideração para diagnosticar a Endometriose. Geralmente este é apenas um sintoma isolado, na maioria das vezes, a Endometriose pode se apresentar com mais de um sintoma. Até porque um critério não é o suficiente para determinar a existência ou não desta complicação.

Menstruação diferente pode ser Endometriose

sintomas da endometriose 0123

Como  todos sabemos, há presença de sangue  na menstruação, e isso não é novidade. Mas pode ocorrer alguns eventos anormais  que configuram a existência da Endometriose.

Entre esses eventos, podemos citar o sangramento excessivo no período menstrual da mulher. Por mais que exista o sangramento neste período, ainda sim, a Endometriose pode provocar a evacuação excessiva de sangue. Se você notar alguma diferença, considere a hipótese de haver tal complicação.

Náuseas e Diarreia

sintomas da endometriose 01234

Um dos “Sintomas da Endometriose” mais inexplicáveis são as náuseas, digo isso pelo fato de que essa complicação geralmente é causada por outros problemas que não têm nada à ver com  Endometriose. Mesmo assim pode ocorrer, as náuseas são aquelas sensações de vômito, a pessoa tende a ficar com estômago bem estranho, com vontade de vomitar.

Essas sensações podem não se concretizar em vômitos verídicos, devemos salientar também que, esse é um dos sintomas da Endometriose que menos ocorrem. Além das náuseas, pode ocorrer também a Diarreia. Essa Diarreia nada mais é do que a vontade excessiva de ir ao banheiro à todo instante. Apesar deste não ser um sintoma muito comum entre pessoas com Endometriose, ainda sim ele pode ocorrer.

E caso verdadeiramente ocorra, é ideal evitar o consumo de alimentos ricos em Fibras, pois as Fibras são processadas rapidamente, o que evacua os alimentos mais rapidamente. E caso haja uma evacuação efetiva dos alimentos, os sintomas da Diarreia poderão ser ainda piores.

Fadiga

sintomas da endometriose 012345

A Fadiga é um outro sintoma comum entre pessoas com Endometriose,  a Fadiga nada mais é do que o cansaço. Esse cansaço pode ser físico, onde a pessoa se cansa rapidamente, mesmo que tenha feito atividades leves durante o dia, ou nem tenha feito atividade nenhuma.

Pode ocorrer também o cansaço mental, esse cansaço ainda pode ser acompanhado de sintomas no mesmo campo semântico, como é o caso o estresse por exemplo.

Dores na evacuação

sintomas da endometriose 0123456

A Endometriose ainda pode causar dores ao urinar, essa dor acontece exclusivamente no momento em que a pessoa está urinando. Esse sintoma é aquele típico de várias complicações, neste caso, não dá para saber se você está com Endometriose apenas através da existência da dor ao urinar; a bexiga cheia é outro evento que pode causar dores ao urinar.

Além das dores ao urinar, a Endometriose ainda  pode causar dores ao evacuar as fezes. Essas são dores bem parecidas com a da Diarreia. Porém, a única coisa que pode diferenciar a Endometriose da Diarreia, é justamente a espessura das fezes. Caso as fezes estejam moles demais, isso pode ser indício de Diarreia, caso estejam duras, isso pode significar a existência da Endometriose.

Cólica

A cólica é mais um dos sintomas da Endometriose, essas cólicas podem acontecer algumas semanas antes do início das menstruação. Ao contrário da cólica, pode acontecer algumas dores na região do abdômen, essas dores podem ocorrer na região inferior do abdômen.

Como constatar a existência ou não da Endometriose

sintomas da endometriose 01234567

Os sintomas são um passo para descobrir a existência ou não da Endometriose, com base nesses sintomas, podemos desconfiar da situação, e com isso, procurar a ajuda de um especialista. Caso seja constatado algum dos sintomas mostrados anteriormente, procure um médico o mais rápido possível.

O médico utilizará alguns exames para investigação da Endometriose, esses exames poderão constatar a presença ou não da Endometriose. Entre os exames que poderão ser solicitados, podemos citar a Ressonância magnética. O exame Pélvico também pode ser solicitado, e o Ultrassom também pode ser utilizado para a constatação da Endometriose.

Considerações finais sobre os sintomas da Endometriose

sintomas da endometriose 012345678

A Endometriose é uma complicação não tão séria, mas que deve ser analisada e precavida o máximo possível. Caso ocorra algum dos sintomas que mostramos anteriormente, procure consultar um especialista para que haja uma averiguação do ocorrido.

Se for constatado a presença da Endometriose, o médico saberá exatamente como proceder. No que se refere ao tratamento da Endometriose, poderá ser utilizado uma série de medicamentos. Alguns medicamentos impossibilitam que a Endometriose cresça ainda mais, outros remédios, inibem os sintomas providos da Endometriose.

Dependendo da situação da complicação, ainda será necessário a realização de uma cirurgia para remover as áreas afetadas pela Endometriose. Quantos aos medicamentos cabíveis, a utilização dos mesmo deverá ser feito por um especialista. Alerto sobre isso pelo fato de que algumas pessoas tomam remédios sem uma devida orientação médica, e isso é um erro tremendo, pois nunca se sabe a verdadeira eficácia de alguns medicamentos, e muito menos seus respectivos efeitos colaterais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com