DICAS

Sintomas da Toxoplasmose: descubra a verdade!

Toxoplasmose” é uma doença que pode afetar diversas partes do nosso corpo. A transmissão da Toxoplasmose é feita via fezes de felinos, como os gatos.  As fezes do gato possui um parasita cujo nome é Toxoplasma gondii. Esse parasita é o causador da Toxoplasmose.

Geralmente, a contaminação da Toxoplasmose é feita pelo consumo de algum alimento contaminado. Por este e outros motivos, é que vemos a verdadeira importância de lavarmos os alimentos corretamente. Caso haja algum metal de manipulação de alimentos, como uma colher ou faca por exemplo, contaminada com o parasita, a Toxoplasmose também poderá se desenvolver, pois houve uma porta de entrada.

A Toxoplasmose não é uma doença contagiosa, porém, caso uma mãe gestante esteja com esta complicação, o filho poderá herdar tal complicação.  A seguir iremos mostrar quais são os sintomas da Toxoplasmose, caso seja constatado algum desses sintomas, corra imediatamente para o hospital para tratar a doença.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas da Toxoplasmose

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 01

A Toxoplasmose é um tipo de doença silenciosa, em algumas pessoas, ela pode não esboçar nenhum sintoma. Todavia, em algumas outras pessoas, a Toxoplasmose pode provocar alguns sintomas. E é justamente esses sintomas que mostraremos a seguir.

  • Visão turva;
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Pneumonia;
  • Fadiga (cansaço);
  • Dor de garganta;

Além desses, pode haver outros sintomas da Toxoplasmose”, mas num contexto geral, esses são os que mais acontecem.

A Toxoplasmose e o seu poder de enganação…

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 012

A Toxoplasmose tem um poder de enganação notável, digo isso pelo fato de que, se houver manifestação dessa doença, podemos confundir os sintomas da Toxoplasmose com outros problemas conhecidos. Como mostramos anteriormente, a Toxoplasmose pode provocar a dor de garganta, e a dor de cabeça. Esses são sintomas típicos da gripe, e neste caso, poderíamos confundir esta doença, com um resfriado ou até mesmo com a gripe propriamente dita.

É de extrema importância realizar o exame para saber se você está mesmo com Toxoplasmose ou não, este exame pode ser feito através do SUS mesmo. Ele é de extrema importância para quem busca engravidar, pois como dissemos anteriormente, a mãe pode passar a Toxoplasmose para o filho.

Caso a Toxoplasmose seja transmitida para a criança, a mesma pode nascer com algumas complicações. Algumas das complicações mais conhecidas, podemos citar o amarelamento dos dentes, e o pulmão pode conter uma proporção exacerbada além do normal. Inclusive, se ocorrer algum dos sintomas citados anteriormente, sem uma prévia explicação óbvia pelo ocorrido, faça o exame de constatação.

Cuidado com as fezes dos felinos

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 0123

Como dissemos anteriormente, a Toxoplasmose é uma doença provida das fezes dos animais felinos. Hoje em dia, é muito comum as pessoas terem gatos em casa, inclusive, alguns desses felinos têm tratamento Vip, podendo ter acesso ao sofá e até mesmo à cama dos seus donos.

A alerta que eu faço é essa: tome muito cuidado, evite ao máximo o contato com as fezes dos gatos. Digo isso pelo fato de que a Toxoplasmose é transmitida pelas fezes desses animais. Por este motivo, tenha o máximo de atenção, se por acaso o felino fizer suas necessidades dentro de casa, procure recolher as fezes com uma pá, e ao mesmo tempo, utilize uma luva para não se contaminar.

Além disso, é de extrema importância lavar as mãos após recolher essas fezes. Lave bem as suas mãos após recolher as fezes do felino, de qualquer forma, higienize as suas mãos de qualquer maneira. Além disso, procure higienizar os utensílios de manipulação de alimentos, pois eles são uma porta de entrada para Toxoplasmose, caso sejam contaminados. O local onde o felino fez suas necessidades, este também deve ser higienizado com água sanitária e álcool, esfregue bem a região, para que não haja nenhum indício das fezes do felino.

Cuidado com as carnes mal passadas

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 01234

As carnes podem ser uma outra porta de entrada para a Toxoplasmose, essas carnes se tiverem contaminadas pelo parasita citado anteriormente, poderá causar a Toxoplasmose. Um hábito muito comum de quem gosta de churrasco, é deixar a carne mal passada. Caso esta carne esteja contaminada, a Toxoplasmose poderá se instalar na pessoa que ingerir esta carne, por este motivo, higienize bem as carnes antes de assá-la, e além disso, asse as carnes o máximo possível.

É de extrema importância, lavar bem os legumes e verduras. Caso esses legumes e verduras estejam contaminado pelo parasita, infelizmente a Toxoplasmose será desencadeada. Além da Toxoplasmose, os alimentos sujos podem causar outras inúmeras complicações para a nossa saúde. O álcool é uma substância que pode ser utilizada para higienizar as verduras e legumes, portanto, antes de consumir os alimentos, busque lavá-los minuciosamente, isso evitará diversos problemas, como a Toxoplasmose por exemplo.

Atenção especial aos soros positivos

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 012345

Quem convive com a Aids, sabe o quão maléfica é esta doença. Uma das peculiaridades do vírus HIV, é enfraquecer o nosso sistema imunológico. Com isso, o surgimento de doenças se torna algo literalmente provável, quem possui um sistema imunológico fraco, tende a contrair doenças com facilidade.

E como a Toxoplasmose pode atacar alguns órgãos importantes do nosso corpo, é de extrema importância tratarmos essa doença, em especial os soros positivos. Como o sistema imunológico dos soros positivos são menos eficazes, a Toxoplasmose pode agir mais livremente, se não houver um acompanhamento médico.

Considerações finais sobre a Toxoplasmose

sintomas da toxoplasmose, toxoplasmose 0123456

A Toxoplasmose é uma doença que pode ser tratada com antibióticos. Caso esteja no período inicial de gestação, procure realizar um exame para detectar a presença ou não da Toxoplasmose. Caso seja constatado a doença, deverás tratá-la com os medicamentos que o seu médico solicitar.

Tratar a Toxoplasmose na gravidez é essencial, pois isso evitará possíveis sequelas ao bebê. Além das gestantes, pessoas com HIV deve ter um cuidado redobrado, pois como dissemos anteriormente, a Toxoplasmose pode trazer complicações perigosíssimas, pelo fato do sistema imunológico do soro positivo ser fraco.

Pessoas com um sistema imunológico forte, poderão inclusive, não sentirem os efeitos da Toxoplasmose, pois os anticorpos impedirão a ação da mesma. Todavia, caso haja alguma desconfiança, baseada nos sintomas da Toxoplasmose, procure um médico imediatamente, e realize o exame de comprovação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com