DICAS

Sintomas da Tuberculose, prevenção e tratamento!

Tuberculose é uma doença que afeta os pulmões, ela causa uma inflamação no órgão podendo desencadear sintomas extremamente agoniantes, como é o caso da falta de ar por exemplo. A Tuberculose é causada por uma bactéria cujo nome é Mycobacterium tuberculosis.

A transmissão da Tuberculose é bem semelhante à transmissão de outras doenças comuns, como é o caso da gripe por exemplo. Por este motivo, basta a pessoa espirrar ou até mesmo tossir para que a transmissão de fato ocorra.

Por este motivo, para evitar se contagiar com a Tuberculose, é extremamente importante seguir os mesmos critérios preventivos de outras doenças. Por este motivo, evite ao máximo frequentar locais com grande aglomeração de pessoas, ou até mesmo com pouca circulação de ar.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre os sintomas de Tuberculose, além dos sintomas, também iremos mostrar como se prevenir e também como  tratar a doença, se de fato houver a constatação da mesma.

Sintomas da Tuberculose

sintomas da tuberculose

A Tuberculose pode manifestar alguns sintomas em algumas pessoas, todavia pode ser que esta doença aja silenciosamente, sem a manifestação de nenhum tipo de sintomas. A seguir iremos falar dos sintomas de Tuberculose mais comuns:

Tosse: A tosse é a principal peculiaridade da Tuberculose, este com absoluta certeza é um sintoma que sempre irá ocorrer. A tosse provida da Tuberculose tende a ser bem diferente das tosses causadas por complicações mais simples.

Por exemplo, a tosse provida da Tuberculose tende a ser bem intensa, ela pode durar semanas ou até meses dependendo de alguns casos. Além disso, outra peculiaridade é que a tosse é bem seca, semelhante à tosse provida de alergias comuns.

Como se isso não bastasse, a Tuberculose pode causar ainda a presença de secreções. Ao tossir, a pessoa escarrar uma secreção podendo inclusive ser grossa. Além do mais, a Tuberculose pode desencadear ainda, uma secreção com sangramento.

sintomas da tuberculose 01

Fadiga, fraqueza e sudorese: Outro sintoma comum de Tuberculose é a fadiga. A fadiga é o cansaço ao  e/ou irritação, o indivíduo em questão fica extremamente extenuado, podendo deixar inclusive de realizar atividades comuns do dia a dia.

No mesmo campo semântico da fadiga está a fraqueza, essa fraqueza é muito comum em pessoas com Tuberculose, ela geralmente ocorre em conjunto com o sintoma citado anteriormente. Como se isso não fosse o bastante, a Tuberculose pode causar ainda uma sudorese notória.

A sudorese nada mais é do que o excesso de suor, esse excesso de suor pode  ocorrer nas axilas, ou em qualquer parte do corpo. O curioso é que a sudorese provida da Tuberculose ocorre com maior frequência no período noturno, ainda mais se for época de calor.

sintomas da tuberculose 012

Sem fome, febre, palidez e rouquidão: A Tuberculose pode impedir que a pessoa tenha fome, com a ausência de fome, pode ocorrer ainda  uma perda de peso considerável. Além disso, a Tuberculose tende a desencadear uma febre, porém se de fato houver febre, num contexto geral ela é bem levezinha.

Um outro sintoma de Tuberculose que pode ser desencadeado é  a  rouquidão. Essa rouquidão normalmente tem relação com a tosse excessiva, como a tosse é extremamente intensa, a Tuberculose pode provocar este outro sintoma.

Em alguns casos, a Tuberculose pode causar no indivíduo uma palidez notória. A região facial em especial, é o local onde essa palidez ocorre com maior frequência, a coloração pálida se torna notória em alguns casos. Por mais que a palidez seja um sintoma de Tuberculose comum, ainda sim ele ocorre menos em comparação com os demais.

sintomas da tuberculose 0123

Respiração dificultosa e sangramento ao tossir: Como dissemos, a Tuberculose pode desencadear sintomas simples, mas em alguns casos, se de fato houver a evolução da complicação, pode haver a presença de sintomas mais sérios.

Como exemplo temos o sangramento ao tossir, normalmente as salivas da pessoa tende a sair com excesso de sangue. Se verdadeiramente isso ocorrer, neste caso pode ser que haja uma complicação mais séria, por este motivo, de antemão, recomendo que procures um médico o mais breve possível se houver a manifestação deste sintoma em específico.

Como tratar a Tuberculose

sintomas da tuberculose 01234

Com a manifestação dos sintomas, o ideal é procurar um médico o mais breve possível. Após chegar no hospital, conte ao teu médico quais e como os sintomas se manifestaram. A partir daí, o médico irá lhe avaliar, e com base nessa avaliação, ele poderá diagnosticar a Tuberculose.

Porém, como os sintomas da Tuberculose são bem parecidos com sintomas de outras complicações, pode ser que haja a necessidade de realizar alguns exames de imagens para constatar de fato a existência ou não da complicação.

Após a constatação, será receitado pelo médico a utilização de alguns antibióticos. Esses antibióticos são bem fortes, e além disso, os mesmos devem ser consumidos literalmente. Se você abortar o tratamento, pode ser que a Tuberculose não seja curada completamente, e neste caso, a mesma pode manifestar sintomas mais tarde.

Como prevenir a Tuberculose

sintomas da tuberculose 012345

Há alguns meios para a prevenção da Tuberculose, o primeiro deles é através da vacina BCG, oferecida gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS). Caso um adulto ou até mesmo uma criança recém-nascida não tenha tomado a vacina, as mesmas estarão propensas ao contágio da Tuberculose.

Alguns fatores de risco para contrair a doença, pode citar a aglomeração de pessoas especificamente em ambientes sem circulação de ar; assim como a gripe, a Tuberculose também pode ser transmitida pela tosse e pelos espirros.

Manter as mãos higienizadas é outro meios de prevenirmos o surgimento da Tuberculose, além disso, manter as mãos sempre limpas pode evitar o surgimento de inúmeras outras complicações no mesmo campo semântico.

Lavar as mãos em qualquer hora do dia é essencial, mas a higienização da mão deve ocorrer principalmente antes das refeições. Manter uma boa alimentação também ajuda a prevenir a Tuberculose, por este motivo, mantenha uma boa alimentação todos os dias, coma mais verduras, legumes e frutas.

A boa alimentação é ideal para manter o nosso sistema imunológico forte, e estando o nosso sistema imunológico forte, o mesmo impedirá e até mesmo combaterá o surgimento de algumas complicações, como é o caso da Tuberculose.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com