DICAS

Sintomas de Câncer de mama

O câncer é uma doença caracterizada pelo aumento desordenado e acelerado de células que por fatores diversos sofreram alterações morfológicas ou genotípicas, e por esse motivo elas tem a capacidade de formar desde cistos tratáveis até tumores malignos.

O câncer é a principal causa de morte no mundo, e a segunda maior causa de morte no Brasil em mulheres.

O câncer de mama, é o principal tipo de câncer existente nas mulheres. Cerca de 57.000 novos casos são registrados a cada ano, e quando não tratados adequadamente, tornam-se irreversíveis.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são raros os casos de mulheres que tenha desenvolvido essa doença antes dos 35 anos de idade, o mais comum é que ocorra a partir dos 50 anos de idade.

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama  é através da prevenção. E para prevenir é necessário conhecer os sintomas e buscar tratamento médico o quanto antes.

Os Sintomas do câncer de mama em mulheres

  1. Alteração na forma e tamanho da mama;
  2. Eritema (vermelhidão), edema (inchado), dor ou calor na mama;
  3. Aparecimento de nódulos duros, macios ou irregulares, nas axilas ou mamas.
  4. Saída de secreção sanguinolenta ou não dos mamilos;
  5. Endurecimento da pele dos seios. Ela fica semelhante a casca de laranja.
  6. Inversão dos mamilos (volta para dentro);
  7. Coceira nas mamas e/ou mamilos;
  8. Formação de feridas próximo ao mamilo;
  9. Mamas ficam de tamanhos diferentes (assimetria);
  10. Veias crescentes e facilmente visíveis;
  11. Formação de sulcos na pele;
  12. Nos casos mais avançados, pode acontecer ulcerações na pele com odor forte e desagradável.

Os Sintomas do câncer de mama nos homens

sintomas de cancer de mama

Cada vez é mais frequente ouvir falar de casos de câncer de mama nos homens, e isso não é à toa, pois o número de casos está aumentado ao longo dos anos.

Os sintomas do câncer de mama masculino são basicamente os mesmos dos sintomas femininos: presença de nódulos nas axilas e mama, pele enrugada, secreção e retração no mamilo, vermelhidão, mamas com tamanhos diferentes e edema nos linfonodos localizados na região das axilas.

A causa mais comum para o desenvolvimento do câncer de mama nos homens é o uso de anabolizantes, o tabagismo e o uso de álcool.

É importante saber que nem todos os nódulos na mama são cancerígenos. Pode acontecer formação de cistos benignos durante algumas fases do ciclo menstrual. Entretanto, é indicada a visita anual ao ginecologista para a realização de mamografia, que é a melhor técnica de se identificar o câncer de mama.

sintomas de cancer de mama 01

Para pessoas que tem predisposição a câncer de mama, ou seja, pessoas que tem casos na família dessa doença, é indicado uma maior periodicidade nas visitas ao ginecologista ou ao mastologista.

O auto- exame também é indicado. Estudos mostram que grande parte dos casos de câncer de mama foi diagnosticado a partir do exame de toque. 95 por cento dos casos de câncer de mama tem cura, desde que seja detectado o mais cedo possível

Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Faça anualmente a mamografia e evite esse tipo de complicação. Quando o câncer de mama não mata, em alguns casos pode ser necessário a remoção dos seios.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com