Scroll Top

PSICOLOGIA SAÚDE

Sintomas de Depressão

A Depressão é uma complicação bastante comum hoje em dia. Na verdade o século atual é uma fábrica de depressivos, inclusive a doença do século segundo especialista é justamente a Depressão.

A doença não se manifesta inicialmente, ela tende a ser silenciosa até um determinado momento. Depois disso, os sintomas de Depressão são manifestos.

O tratamento da doença envolve antidepressivos e cuidados específicos por parte do paciente e dos seus respectivos familiares. Se não houver cuidado, a Depressão pode ocasionar sérios problemas; o ser depressivo normalmente se considera desprezível.

Em alguns casos a pessoa se suicida ou pelo menos tenta o suicídio, por este motivo é necessário haver o tratamento. É importante observarmos o comportamento dos nossos entes queridos. Caso você possua um filho(a) adolescente, procure analisar o comportamento do mesmo.

Os maiores casos de Depressão envolvem adolescentes, porém isso não quer dizer que adultos são imunes. A seguir iremos descrever quais são os sintomas de Depressão mais comuns.

Sintomas de Depressão

sintomas de depressão 01

Tristeza: Este é um dos sintomas de Depressão mais comuns, na verdade a grande peculiaridade da doença é justamente a tristeza.

A pessoa se sente triste, abatida, mesmo que não haja um motivo lógico para tal. E se por ventura ocorrer um evento trágico, como morte de um ente querido, esse sintoma pode ser ainda mais intenso e angustiante.

Ansiedade: Para Augusto Cury, um dos mais sábios psicólogos da atualidade, na verdade a doença do século é a ansiedade, e não a Depressão como muitos acham. Augusto Cury além de ser psicólogo, é escritor e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares no mundo.

Para ele, a síndrome do pensamento acelerado é o “cartão postal” da ansiedade, e essa constatação é genuinamente autêntica.

O notório é que a ansiedade pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo que esta não seja depressiva. Além disso, a ansiedade é apenas um dos “sintomas de Depressão”. Ou seja, além de de ser ansioso, o depressivo pode ainda desenvolver outros sintomas. Portanto, ansiedade e Depressão são diferentes, porém a primeira pode ser um sintoma da segunda.

sintomas de depressão 012

Mau humor: A pessoa fica extremamente irritada com bobagens, além disso, ela pode desenvolver o estresse.

Pessimismo: Um dos sintomas de Depressão que é muito comum. Trata-se do pessimismo, a pessoa normalmente desacredita de si mesma, ela sempre pensa negativamente.

Suicídio: A pessoa com Depressão pode desenvolver um desejo constante de morrer, pois para a mente confusa dela, viver é um martírio. Ela pode pensar em se suicidar  constantemente, neste caso a doença se encontra em um estágio bem avançado.

Falta de foco e concentração: A pessoa não consegue se concentrar, com isso as funções cognitivas são reduzidas drasticamente.

Insônia: O indivíduo com Depressão não consegue dormir direito, ela pode perder o sono, ou acordar em uma determinada hora da noite e não dormir mais.

Fadiga: A fadiga é um dos sintomas de Depressão mais danosos, ela incapacita o indivíduo, tornando-o cansado e sem disposição para a realização das tarefas cotidianas.

sintomas de depressão 0125

Oscilação no peso: A Depressão pode provocar um ganho ou perda de peso inexplicável. Inclusive a ansiedade pode fazer com que o depressivo coma compulsivamente, elevando assim o peso corporal.

Ausência de desejos sexuais: A Depressão pode ainda inibir o desejo sexual. O indivíduo perde o interesse no ato sexual, e este é outro sintoma que evidencia um estágio avançado.

O que devo fazer para conter a Depressão?

Se ocorrer esses sintomas de Depressão, procure a ajuda de um psicólogo o mais breve possível.   Essa  observação também vale para parentes e amigos próximos.

Após consultar um especialista, o mesmo investigará os sintomas respectivos. Se de fato for constatado a doença, o tratamento será estabelecido. O médico indicará alguns antidepressivos, e além desses medicamentos, há alguns tratamentos caseiros para Depressão.

Se de fato a doença for constatada, procure realizar atividades que lhe dê prazer, como ir ao cinema, jogar videogame ou até mesmo realizar atividades físicas. Além disso, procure fazer novas amizades, pois segundos alguns estudos, amizades novas pode auxiliar no combate à Depressão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.